Pokémon Sword & Shield: The Crown Tundra

Review Pokémon Sword & Shield: The Crown Tundra (Switch) – Dando adeus a Galar com estilo

Finalmente, após alguns meses de espera, a tão aguardada segunda parte do DLC de Pokémon Sword & Shield está entre nós. The Crown Tundra chega para dar um fechamento ao arco de Galar e à 8ª geração de Pokémon, trazendo uma nova região totalmente inédita para ser explorada e, ainda, novos monstrinhos para serem capturados. Será que esta densa e congelante floresta conseguirá arrumar aquele gostinho de “quero mais” que a primeira parte da expansão nos deixou?

Desenvolvimento: GAME FREAK Inc.
Distribuição: Nintendo
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, RPG
Classificação indicativa: Livre
Português: Não
Plataformas: Switch
Duração: 5 horas (campanha)/12 horas (100%)

Uma nova pequena jornada

Assim como na expansão anterior, The Crown Tundra leva os jogadores de Pokémon Sword & Shield à uma nova área para ser explorada, adicionando mais conteúdo aos jogos originais. A diferença é que, desta vez, o foco estará mais na exploração e na captura de novos e velhos monstrinhos do que nas lutas e no treinamento, como foi em The Isle of Armor.

Peony irá te desafiar

De cara, a impressão é de ser tudo mais do mesmo. Assim que você desembarca na fria região, logo é apresentado aos novos habitantes e uma batalha ocorre inevitavelmente. Dessa vez, os anfitriões serão a mimada garotinha Peonia e seu orgulhoso pai Peony. Ambos estão viajando pela região em busca de aventuras e aprofundar seus conhecimentos sobre as diferentes formas Dynamax que os Pokémon de Galar podem assumir durante certas condições de batalha.

Sem mais delongas, a história logo segue levando os jogadores ao Max Lairs, uma nova maneira de batalhar com seus amigos e com outros jogadores ao redor do globo em busca das formas Dynamax. E é aí que The Crown Tundra começa a se distanciar de seu antecessor.

A importância da união

Pode-se dizer que Max Lairs é a cereja do bolo de The Crown Tundra. Aqui, você será convidado a entrar em uma dungeon especial, uma espécie de caverna que esconde diversos Pokémon em suas formas Dynamax. Só que, para explorar esse lugar, você não poderá levar nenhum dos seus monstrinhos.

A cada nova expedição, você deverá escolher entre três opções de Pokémon pré-selecionados para a sua aventura e a de seus amigos, que poderão entrar nessa aventura de forma cooperativa online ou offline com treinadores controlados pela CPU do próprio jogo. De forma aleatória, cada participante escolhe um monstrinho que irá compor a party da equipe. Até quatro treinadores podem participar e, à medida que um Pokémon é escolhido, outro é colocado no lugar de forma aleatória para o próximo participante poder escolher.

Escolha um companheiro Pokémon com cabedoria

Para que você possa escolher corretamente um Pokémon, você terá a oportunidade de dar uma olhadinha no mapa e ver cada tipo de Dynamax que vocês irão encontrar pela caverna. Por isso, escolha com cuidado qual amiguinho levar durante a sua aventura. Cada fumacinha rosa esconde um Pokémon Dynamax para você e sua equipe desafiar e capturar.

As batalhas funcionam como numa raid comum das já conhecidas Wild Area e Isle of Armor. Cada participante controla seu Pokémon e, juntos, vocês devem atacar o oponente em sua forma Dynamax. Devido à grande quantidade de batalhas seguidas (quatro no total) as lutas estão mais simplificadas: o Pokémon oponente não irá se proteger com barreiras e terá menos vida. Conforme você e sua equipe avança nessa mini-jornada, vocês poderão escolher novos Pokémon para compor a party. Podendo ser o último Pokémon capturado ou trocando com treinadores e cientistas que vocês encontrarão dentro da caverna.

Muitos caminhos para escolher em Max Lairs

Ao final da aventura, vocês irão se deparar com um Pokémon lendário, que poderá ser capturado. Essa é a sua chance de conseguir qualquer um dos lendários dos jogos anteriores de Pokémon. Derrotando esse último oponente, é possível escolher um dentre todos os Pokémon capturados dentro da dungeon para ficar definitivamente com você. Uma oportunidade perfeita para completar a sua coleção.

Leve um agasalho

The Crown Tundra não se resume à exploração das cavernas de Max Lairs. Depois de terminar a sua primeira expedição pela dungeon, novos conteúdos são desbloqueados. A partir daí, a história fica centrada em Calyrex, o Pokémon lendário mais raro de Crown Tundra. Ele costumava ser o rei da região há muito tempo. Ele ajudava as pessoas com as colheitas e recebia oferendas em troca. Com o passar dos anos, ele foi caindo no esquecimento dos moradores da região e acabou perdendo seus poderes.

Calyrex é apenas um dos muitos Pokémon lendários de Crown Tundra

Ele vê em você um forte treinador que poderá ajudá-lo a recuperar a memória e o respeito dos moradores, a fim de também recuperar seu poder. Ele irá pedir alguns favores e, dependendo da sua escolha, a conclusão da história poderá variar.

Calyrex não será o único Pokémon raro que você encontrará pela Crown Tundra. Indo em direção ao centro da região, você irá encontrar aLegendary Tree, uma árvore gigantesca que serve de refúgio para diferentes Pokémon lendários. Você irá se deparar com as novas formas de Articuno, Zapdos e Moltres, da primeira geração. Eles fugirão de você e sua missão será procurar por eles pela Wild Area, pela Isle of Armor e pela Crown Tundra, da mesma forma que acontece com outros trios de lendários em jogos anteriores da franquia.

Encontre novas formas de Articuno, Zapdos e Moltres

Você partirá em busca das aves lendárias e deverá persegui-las por todo o mapa. Voando ou correndo pelo cenário, os pássaros serão ágeis e irão tentar te despistar pelos caminhos. Se conseguir chegar até algum deles, existe a chance de desafiá-lo para uma batalha e de capturá-lo. Portanto, não fique parado e comece a procurar por eles!

Expedições que não acabam mais

Se The Isle of Armor pareceu pequena e maçante, não podemos dizer o mesmo de The Crown Tundra. A região, fortemente inspirada na Escócia, é bastante vasta e possui belos biomas, que vão desde florestas congeladas até mesmo cavernas aquáticas e planícies verdejantes.

Você encontrará uma grande variedade de monstrinho (cerca de 200) para completar a Dex única desta região, como aconteceu em Isle of Armor. E se Max Lairs e os pássaros lendários não forem o bastante, Crown Tundra ainda esconde ruínas dominadas pelos já conhecidos Pokémon titãs, como Regice, Regirock e muitas novas surpresas, que só quem se aventurar mais a fundo desta região poderá encontrar.

O mapa de Crown Tundra

O final de mais uma geração

The Crown Tundra chega para concluir o arco da 8ª geração de Pokémon. Ele não vem para consertar erros, nem enredo e nem gráficos. Focado na exploração, Max Lairs é uma grata surpresa à conclusão de Sword e Shield. Trazendo Pokémon raros de todas as gerações passadas, é uma forma diferente e divertida de conseguir completar sua coleção junto com seus amigos. Só é uma pena que é muito curto em relação à história original, mesmo trazendo mais riqueza de conteúdo e misticismo à série.

Prepare-se para os novos desafios e leve um agasalho, pois The Crown Tundra pode ser fria à primeira vista, mas faz um trabalho formidável para os novos e velhos fãs da franquia mais lucrativa da história.

Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Pokémon Sword & Shield: The Crown Tundra

8

Notal Final

8.0/10

Prós

  • Nova área mais vasta e biomas variáveis
  • História única e envolvente
  • Pokémon lendários de hoje de antigamente

Contras

  • Conteúdo muito curto
  • Ainda falta um mapa na tela