review-marvels-spider-man-ps4-capa

Review Marvel’s Spider-Man (PS4) – Com grandes poderes, vem grandes jogos

Existe um debate sobre quem seria o melhor Homem-Aranha dos cinemas, e por enquanto temos três. Porém quando o assunto são video games não há discussão: Marvel’s Spider-Man é a versão definitiva do amigão da vizinhança. Depois de um muitos jogos ao longo das gerações, a Insomniac Games nos presenteia com uma Nova Iorque rica, um Homem-Aranha maduro e uma história digna dos gibis.

Desenvolvimento: Insomniac Games
Distribuição: Sony Interactive Entertainment
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: 12 anos
Português: Legendas, interface e dublagem
Plataforma: PS4
Duração: 16 horas (campanha)/ 33 horas (100%)

O herói que Nova Iorque precisa.

Spider-Man, Amigo da Vizinhança

Em 2018 fomos apresentados a um Peter Paker que já luta contra super-vilões há 8 anos, toda aquela história de origem e de “grandes poderes trazem grandes responsabilidades” fica pra trás, mas não foi esquecida. Ele já é um herói formado amado por muitos e odiado por outros. Todo esse passado é apresentado pelas mochilas espalhadas na cidade – um dos principais colecionáveis do jogo. Vale a pena ouvir cada história que as mochilas contam aprofundando bastante o conflito que é fazer faculdade e salvar o mundo, enquanto tenta namorar e pagar o aluguel. Marvel’s Spider-man entrega uma típica história em quadrinhos: a primeira ameaça, o inimigo improvável, uma galeria de vilões muito poderosos, reviravoltas, a mocinha nada indefesa e um humor bem equilibrado. Como é uma história do Homem-Aranha não poderia faltar o seu maior rival: J. Jonas Jameson, que vai tentar te difamar de todas as formas com seu podcast.

Decisões nada legais em um jogo muito legal

Jogos localizados em português do Brasil já não são surpresa quando falamos dos exclusivos da Sony, porém aqui a internacionalização das marcas da Marvel faz com que Rei do Crime, Gata Negra, Abutre e Homem-Aranha se tornem “Kingpin”, “Black Cat”, “Vulture” e “Spider-man” – isso com certeza nos rouba um pouco da imersão, já que perdemos nomes que estamos acostumados a ver nos cinemas e nos gibis.

Outro ponto a ressaltar são as atividades do mundo aberto que são basicamente crimes, bases e assaltos – em todos as regiões da cidade e em todos os momentos da história. Esse volume desbalanceado de missões “repetidas” faz com que as animações maravilhosas fiquem um pouco batidas depois de vê-las pelo menos 5 vezes em cada área da cidade – principalmente para quem está buscando os 100%.

Inspetor “bugiganga” Aranha 

Minigames educativos no seu PS4

Dos minigames presentes no jogo, com certeza os do laboratório merecem um destaque especial. São dois pequenos puzzles que se dividem entre suas aulas de química – usando espectrometria para encontrar novos elementos e substâncias – e suas aulas de física, em que você vai precisar trabalhar diversos circuitos eletrônicos. Essas atividades são premiadas com fichas que podem ser usadas para comprar trajes ou aprimorar seus equipamentos, como é legal usar os equipamentos.

Eles podem ser usados em diversas situações de combate e espionagem, como é o caso de Spider-Drone. Desde bombas de teias até minas terrestres que prendem seus inimigos, a versatilidade que os dispositivos trazem para o jogos são demais. Experimente atrair um capanga com seu lançador de teia para uma armadilha na parede.

Um traje para cada ocasião

Trajes de diversos momentos da história do Homem-Aranha

Se você é um fã dos quadrinhos aqui a nostalgia e o fan service chegam em níveis surreais. Você pode viver cada uma das versões que já existiram do nosso querido Homem-Aranha, além de aproveitar uma variedade de poderes para cada ocasião. Temos o traje de Toby Maguire da primeira trilogia; os dois trajes de Tom Holland também estão ali. Homem-Aranha Noir, 2099, Spider-Punk e inclusive o traje do filme Guerra Infinita com seus braços-aranha – de longe meu preferido. Além das mudanças estéticas, cada um deles traz uma habilidade única que afeta diretamente o gameplay. Mas e se eu amar um traje e me apaixonar pela habilidade de outro? Não tem problema, você pode selecionar todas as habilidades liberadas sem influenciar na sua estética – o melhor dos dois mundos.

Eu amo Manhattan

Viajar pelo metro também é viver Manhatam

Já tivemos jogos do Homem-Aranha em que a mecânica das teias simplesmente não funcionava, e algumas delas se prendiam no céu. Isso mudou, as teias agora realmente funcionam como na vida real (se você não acredita, teste). Em cada detalhe da movimentação, nas batalhas você pode colocar no modo foto e vai encontrar onde sua teia está presa. Em certos momentos é possível pegar um impulso por baixo das caixas d’água e lá estão elas presas no lugar exato. Isso faz com que fique clara a diferença de movimentação em cada região da cidade. Balançar pelos altos prédios da Time Square é bem diferente de atravessar o Central Park. Nesse balançar o jogo nos apresenta a possibilidade de fazer acrobacias que é uma outra forma de ganhar experiência e deixa ainda mais divertida a travessia pela cidade.

Seja Grandioso

Um grande herói independente dos inimigos

Marvel’s Spider-Man é a experiência definitiva para se jogar com o Cabeça-de-Teia e sem dúvida um dos melhores jogos de super herói de todos os tempos. Você vai realmente se sentir como o Homem-Aranha. Com um mundo aberto bem amarrado, apesar das atividades repetitivas, é possível aproveitar a melhor mecânica de teias já vista, além de ser muito divertido passear por Nova Iorque. Apesar das decisões de localização causarem estranheza, é legal acompanhar as piadas e os comentários da população enquanto você passa salvando o dia.

Os gráficos são lindos, a jogabilidade é deliciosa e os combates conseguem passar toda a vibe de ser o Homem-Aranha. Se você gosta de uma aventura divertida, com picos de emoção e um herói carismático, esse jogo precisa ser jogado. E como todo filme da Marvel… fique para a cena pós-créditos.

Esta review foi feita com uma cópia de PS4 adquirida pelo autor

Marvel's Spider-Man (PS4)

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Combate dinâmico e divertido
  • Mecânica das teias perfeitas
  • Dezenas de trajes disponíveis
  • História cativante

Contras

  • Localização deixa a desejar
  • Atividades do mundo aberto repetitivas