review-praetorians-hd-remaster-capa.jpg

Review Praetorians HD Remaster (Xbox One) – Como não se fazer um remaster

Lançado em 2003, Praetorians chegou ao mercado com foco nos campos de batalha, em uma cruzada para se tornar Imperador. Tentando entregar ao jogador uma experiência de combates históricos das tropas romanas, além de táticas de guerra e administração de território e acampamentos. Fora isso, o jogo entrega um modo online com diversos mapas e impérios. Agora em 2020, ele retorna como um remaster escalado em alta definição.

Tropas romanas.

Desenvolvimento: Torus Games
Edição: Kalypso Games
Jogadores: 1 (local) 1-8 (online)
Gênero: Estratégia, Multiplayer
Classificação: 14 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, Xbox One
Duração: Sem registros

Motivos para jogar?

Mesmo na época que Praetorians foi lançado pela primeira vez, lá em 2003,  já não entregava um conteúdo que se destacava em meio às várias opções que os jogadores tinham à disposição. Agora em 2020 ele está de volta como um remaster extremamente medíocre, deixando a desejar em quase todos os aspectos possíveis.

Caso você tenha chegado à essa análise buscando motivos para dar uma chance à Praetorians HD Remaster, sinto muito decepcionar, mas você não encontrará nem um único motivo. Talvez você consiga se entreter com o jogo caso tenha tido contato com ele anos atrás, e o fator nostalgia apele para seu lado sentimental. Ou, caso o tédio esteja tomando conta do seu dia, talvez umas partidas online te animem, se você conseguir encontrar alguma – faça o tempo passar de forma mais agradável.

Deixando isso de lado, vamos focar no jogo em si. Praetorians infelizmente retorna à atual geração com péssimos gráficos, trabalho de áudio bem pobre, interface problemática e nada intuitiva, além de uma jogabilidade e animação de personagens medíocres e, claro, sem tradução alguma para nossa língua, o que não é nada surpreendente na minha humilde opinião.

Mapa com neve.

Conteúdo e jogabilidade

Para os leitores que não conhecem essa obra, Praetorians é um jogo de estratégia em tempo real, com campanhas históricas, envolvendo personagens famosos e batalhas épicas. Podemos jogar tanto com o Império Romano, o Reino Ptolemaico e Tribos de Bárbaros, cada um contando com suas próprias características, e possuindo uma campanha com foco no modo single player.

Durante as missões você deverá controlar diferentes tropas, administrar seus acampamentos e capturar os dos inimigos, para assim concluir os objetivos e alcançar a vitória. Praetorians HD Remaster não foge dessa forma engessada, e você repetirá a mesma coisa várias e várias vezes, provavelmente decidindo jogar alguma outra coisa.

Mapas do jogo.

Missões e modo online

Além das campanhas presentes, nas quais devemos comandar nossas tropas para cumprir objetivos específicos de cada missão, temos o modo Skirmish, onde enfrentaremos a inteligência artificial em qualquer um dos mapas disponíveis com o objetivo de trucidar e dominar os soldados e acampamentos inimigos, além de podermos enfrentar mais de uma facção ou império por vez.

Se tratando do modo multiplayer, temos os mesmos objetivos do modo anterior: acabar com o inimigo. Praetorians tem a capacidade para até oito jogadores simultâneos, seja jogando em equipes ou cada um por si.

Dentre as opções de mapas, existe uma quantidade considerável de locais, desde desertos áridos, pântanos úmidos, colinas, florestas, savanas, até montanhas congeladas, onde alguns mapas são especificamente para dois jogadores, como também para quatro, seis e por último os pensados para oito.

Modo Skirmish.

Um remaster não é o suficiente

Definitivamente, “remasterizar” um jogo tão simples e datado quanto esse e lançá-lo nessa geração em meio à tantas opções não foi uma boa ideia. Talvez um remake bem trabalhado, com cenários refeitos, gráficos melhorados, animações fluídas para as tropas, uma jogabilidade intuitiva e responsiva, colocasse Praetorians HD Remaster no radar de jogadores que curtem bons títulos de estratégia.

Mas, infelizmente, não foi o que aconteceu, e o jogo não conseguiu me entregar uma boa experiência, diferente de opções dessa mesma geração como Ancestor Legacy, um verdadeiro RTS de respeito que conseguiu acertar em diversos pontos.

Caso um amigo meu perguntasse se deveria comprar e dar uma chance à Praetorians, eu  instintivamente responderia que não, e recomendaria outras obras – e é isso que eu lhe recomendo, meu caro leitor.

Esta review foi feita com uma cópia de Xbox One cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Praetorians HD Remaster

3

Nota final

3.0/10

Prós

  • Útil para matar o tédio

Contras

  • Gráficos ruins
  • Repetitivo
  • Jogabilidade medíocre
  • Online morto