ratchet-clank-rift-apart-cover

Review Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão (PC) – Outro grande acerto da Nixxes

As conversões dos jogos de PlayStation para PC já não são mais novidades, mas Ratchet And Clank: Em uma Outra Dimensão, game que em seu marketing de lançamento se apoiou na velocidade de carregamento do SSD do PlayStation 5, despertou uma curiosidade na comunidade gamer em como este título rodaria em computadores com suas inúmeras combinações e, principalmente, se qualquer SSD daria conta do recado – ou até mesmo um HDD.

Desenvolvimento: Insomniac Games/Nixxes
Distribuição: Playstation PC
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura, Plataforma
Classificação: 10 anos
Português: Dublagem, legendas e interface
Plataformas: PC, PS5
Duração: 11 horas (campanha)/18 horas (100%)

Belo e descompromissado

Ratchet é de uma raça alienígena chamada Lombax que nos lembra uma mistura de gato com raposa, já Clank é um robô e seu fiel amigo. A campanha começa quando a dupla participa de uma grande festança em sua galáxia quando, de repente, ela é interrompida por um ataque de um vilão chamado Dr. Nervárius, que acaba transformando aquela celebração em um verdadeiro caos.

O jogo começa com um sutil tutorial para jogabilidade que ensina a usar suas armas, pulo e também o dimensionador – o aparelho que usamos para mudarmos de dimensão –, que é o grande chamariz para essa aventura. Com toda a confusão que o vilão causou roubando e danificando esse aparelho, as dimensões se misturaram e Ratchet e Clank acabam sendo separados. Após o evento, entra em cena uma nova personagem: Rivet, que é a Lombax do outro universo que faz parte da resistência para derrotar o Dr. Nerváruis de seu mundo. E com isso, os Lombaxs terão que unir forças viajando entre planetas para consertar suas dimensões.

Uma aventura única e sem precisar necessariamente de SSD

É de saltar os olhos o quão o game é bonito, com sua arte cyberpunk e em detalhes até das várias partículas de tudo o que é destruído no decorrer da gameplay, e acredite: é viciante quebrar as coisas aqui. Em Rift Apart, temos um arsenal de armas que pegamos no decorrer da jogatina e, ao destruir caixas e outros objetos do cenário, conseguimos juntar pontuação para melhorá-las com upgrades e também acessando árvores de habilidade, que são de fácil entendimento.

Para esta análise, a campanha de Ratchet & Clank: Em Outra Dimensão foi jogada em sua grande maioria por meio de um SSD M2 e a experiência foi muito satisfatória, com as transições entre as fendas temporais que te levam para outro local do cenário acontecendo em um piscar de olhos, ajudando muito na hora do combate. Já as fendas que te levam de fato para outras dimensões, contam com um pequeno atraso em um único momento de gameplay, mas de resto, impressionaram com a rapidez. Já usando um HD mecânico rodando direto da placa mãe, as transições dos mundos pareciam um pouco mais lentas, e até era perceptível as mudanças do fundo dos cenários conforme avançamos neles. Outro detalhe foi que mesmo após duas pequenas atualizações, o recurso Ray Tracing não funcionava na RTX3050 mobile.    

Ótimo trabalho da Nixxes, péssima estratégia da Playstation

Em Uma Outra Dimensão certamente é um dos melhores ports da Sony para os PCs e isso graças à Nixxes, que até o momento não decepcionou em suas conversões. Junto a isso, temos um jogo muito dinâmico que te prende em uma campanha até você zerar e explorar todos os mundos, mesmo que em certos momentos da campanha alguns combates pareçam repetitivos.

Infelizmente, não nos foi apresentado nenhum game anterior para entendermos melhor a relação de amizade entre os protagonistas, e até mesmo nos conectarmos melhor com aquele universo. Diferente do que imaginamos a princípio, Rift Apart é uma continuação de Into The Nexus, game lançado para PS3 em 2013, mas ao menos podíamos ter para PC o reboot de 2016, que mostra a origem da amizade entre o Lombax e o robô. Isso faz muita falta.

Diversão pura

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão encanta por sua fluidez na gameplay e seus belíssimos gráficos, mesmo que o enredo não possua a mesma qualidade. O sentimento que fica é que os personagens poderiam ser melhor aproveitados aqui. E, ao mesmo tempo que os upgrades acontecem para ambos os Lombaxs, Ratchet e Rivet têm personalidades distintas, deixando-os complexos. Outro ponto positivo é que o game está totalmente em português, com uma dublagem que encaixa muito bem com os personagens.

O título, apesar de não ser muito longo, é uma compra obrigatória para quem ama o gênero plataforma. Se seu PC não for uma máquina potente, há diversos modos de upscaling que te ajudarão a rodar o game de forma satisfatória. Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é certamente o tipo de jogo que cumpre seu papel principal: divertir. 

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Ratchet And Clank: Em Uma Outra Dimensão

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Gráficos
  • Mecânicas divertidas
  • Excelente conversão para PC

Contras

  • Enredo poderia ser melhor
  • Combates repetitivos