Em 2020, fomos apresentados a uma ilha paradisíaca em Summer em Mara, um RPG que envolve a manutenção e prosperidade da região, com atividades que vão desde a pesca até a agricultura. Em uma virada total de gênero, a “sequência” Koa and the Five Pirates of Mara traz uma aventura no estilo plataforma pelas paisagens coloridas e divertidas da ilha.
Desenvolvimento: Chibig
Distribuição: Chibig
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Plataforma
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: Sem registros
Sebo nas canelas!
Como já é básico de todo plataforma, pular e correr são ações mandatórias. Além disso, temos comandos auxiliares, como atirar objetos em botões distantes e cair com força em cima de caixas e botões no chão. Tudo bem básico e bastante tranquilo… para quem não tem pressa.
Temos uma leve disparidade de climas, pois ao mesmo tempo que o jogo tenta oferecer uma exploração tranquila, e vez ou outra colocando até itens escondidos pelo caminho, também temos que bater metas de tempo bastante apertadas. Isso implica em concluir todas as fases praticamente duas vezes: uma correndo e outra para coletar tudo que for possível.
Para piorar um pouco mais os momentos de celeridade, Koa só corre se mantivermos o botão pressionado a todo momento, e isso é vital, já que é impossível concluir a maioria dos níveis no menor tempo possível na velocidade normal da protagonista. Apertar o botão de corrida após a conclusão de um salto faz com que ela dê uma cambalhota em velocidade, que também é um recurso importante para correr contra o relógio.
Então, ao mesmo tempo que não podemos soltar o botão de corrida, temos que revezar ele com o de pulo, o que pode dar alguns nós na nossa memória muscular. Esse esquema de controles combinaria muito mais com fases lineares, sem tantas sessões de plataformas com alturas diferentes.
Mas também não dá pra dizer que o level design de Koa and the Five Pirates of Mara é ruim – pelo contrário. Todo o ambiente colorido e cheio de vida da ilha de Mara traz fases interessantes e bastante criativas, caracterizadas praticamente como um daqueles desenhos que eu adorava ver no sábado de manhã. O único problema realmente é que level design e jogabilidade, por mais bacanas que possam ser, não funcionaram muito bem juntas.
Os colecionáveis e câmeras também deixam um pouco a desejar, mas não de uma maneira impactante. O ponto de vista é quase sempre estático, independentemente se é um trecho de progressão tridimensional ou lateral, como acontece algumas vezes. Entretanto, há trechos em que, inexplicavelmente, a câmera coloca-se como vista de cima, mostrando o topo da cabeça de Koa e deixando o resto do cenário sem foco nenhum de atenção. Pelo menos, esses momentos duram pouco.
Além dos itens especiais que temos que procurar em cada fase, coletamos conchas. Elas podem ser usadas para comprar itens cosméticos, como camisetas e mochilas para Koa, ou partes do nosso barco. Infelizmente, investir nessas tarefas não é tão recompensador, já que esses itens mal podem ser vistos durante a aventura, mas para os complecionistas de plantão, é sempre um motivo para jogar mais uma vez.
Ilha de Mara só para Baixinhos
Logo na animação inicial podemos notar que toda a identidade visual de Koa and the Five Pirates of Mara teria um tom mais infantil. Quem veio por causa de Summer in Mara, vai notar uma diferença brusca principalmente nos personagens, que agora parecem todos infantis, ou ganharam um visual mais cartunizado. E isso pode ser algo que, junto com a mudança de gênero, desmotive quem gostou do primeiro jogo.
Por outro lado, quem já começou por esse aqui, ficará totalmente desamparado, pois não há menção nenhuma que nos ajude a entender o porquê de certos diálogos ao longo da jornada. Eu mesmo tive que dar uma boa lida no enredo do primeiro jogo para entender algumas situações.
No mais, as ambientações coloridas realmente são charmosas e combinam perfeitamente com o estilo de jogo, invocando algo que lembra um pouco outros titãs do gênero, como Sonic, Crash Bandicoot e Spyro.
As músicas também trazem referências e remixes dos temas de Summer in Mara, mas diferente dos diálogos, não há tanta necessidade assim de conhecer as versões originais. Elas por si só conseguem deixar o clima de exploração bem leve e alegre.
Uma boa viagem, mas não a melhor
Koa and the Five Pirates of Mara é um título interessante de plataforma, mas que não tomou as melhores decisões ao casar elementos chave, como level design e jogabilidade. Seu estilo infantil também pode acabar afastando jogadores mais experientes e fãs do gênero, mas para quem quer um título tranquilo para ir se acostumando com o gênero, este aqui pode te ajudar.
Cópia de PS4 cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro
Koa and the Five Pirates of Mara
Prós
- Fases com ótimo level design
- Boa trilha sonora
- Ambientes coloridos e charmosos
- Jogabilidade simples
Contras
- Ter que jogar com o botão de correr pressionado a todo momento
- Quem não conhece a história do primeiro jogo fica meio perdido
- Um pouco infantilizado em exagero
- Câmera tem mudanças bizarras
- Colecionáveis não são interessantes