silver-chains-6

Review Silver Chains (PS4) – Lar, doce lar

Inspirado por clássicos como Resident Evil, Haunting Ground e Outlast, Silver Chains nos transporta para o começo do século XX, época em que acontecimentos bizarros e casos não resolvidos eram rotina em diversas cidades. Uma casa mal-assombrada, aparições horripilantes e uma grande maldição são os acordes que tocam esta tenebrosa melodia. 

Desenvolvimento: Cracked Heads
Distribuição: Headup Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Terror, Puzzle, Aventura
Classificação indicativa: 14 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Switch
Duração: 2.5 horas (campanha)/4.5 horas (100%)

Por algum motivo eu estou aqui

No início do jogo damos de cara com uma enorme mansão, e um possível morador em uma de suas janelas.
A mansão mal-assombrada

Assim que iniciamos o jogo, assumimos o papel de um jovem acidentado em uma pequena estrada de terra. O carro não sairá do lugar, então a única alternativa é seguir em frente em busca de ajuda. Avistamos uma mansão e uma estranha figura nos observando pela janela do último andar. Ao nos aproximarmos da entrada principal, o personagem desmaia. 

Ao acordar estamos dentro de um quase destruído quarto. Caminhando pelos cômodos e corredores da mansão, nosso protagonista sente que conhece cada canto deste inóspito local e que algo o observa. Ruídos e cochichos se misturam com nossos passos, deixando o jogador cada vez mais tenso e preocupado com o que está por vir. 

Durante a exploração podemos coletar registros de um diário que narra a história de uma família antes feliz, mas que por causa de uma fatalidade foi consumida pela dor e sofrimento. Quem eram essas pessoas? O que realmente aconteceu com os membros da família? Qual é a ligação e os motivos que trouxeram nosso protagonista ao local? Estas perguntas serão respondidas no decorrer da jornada.

Ela está vindo!

Seremos perseguidos por uma criatura horrorosa! A melhor opção é correr.
Haja coração amigo!

Após um pequeno momento de “tranquilidade”, nosso real pesadelo começará. Uma criatura esguia e completamente horripilante nos perseguirá! A única opção é correr e se esconder. Não temos armas para se defender, tampouco resistência aos seus ataques. Um golpe é morte na certa, então não “marque bobeira” e tente memorizar bem cada corredor pelo qual passa. 

Com o tempo você perceberá que os trechos de perseguição são todos pré-determinados, diferentemente de alguns locais de Outlast em que o perseguidor rondava livremente pelo mapa. Isto acaba facilitando muito a jogatina, pois sabemos que quando damos de cara com um armário é porque nossa indesejada anfitriã nos perseguirá.

Um frio na espinha em cada corredor

Cada corredor de Silver Chains tem uma atmosfera sombria e negativa.
A ambientação é maravilhosa.

Silver Chains conta com uma ambientação maravilhosa desde a trilha sonora aos cenários assustadoramente detalhados, que colaboram com todo o clima tenso e pesado que os produtores querem passar aos jogadores. Uma simples caminhada por um corredor iluminado apenas por nossa fraca lanterna deixa qualquer um tenso e pensando apenas no pior. Mas nem sempre este pior vem, pois todos os acontecimentos são predeterminados, então pode acalmar esse coração e curtir sua estadia na mansão de nossa amada família.

Um grande quebra-cabeças?

O monóculo nos auxiliará na resolução de alguns puzzles durante o game.
A visão com o monóculo

Silver Chains nos permite carregar uma lanterna, que será extremamente útil em diversos trechos do jogo. Coletamos alguns itens que devemos utilizar na resolução de puzzles. Como nos Resident Evil clássicos, devemos carregar itens do ponto A ao ponto B, conseguindo assim desbloquear novos caminhos e itens para solucionar o mistério que ronda a mansão.  Mais para frente encontramos um monóculo que nos faz enxergar objetos e pistas escondidas no cenário.  

Em geral a dificuldade destes puzzles é baixa. Qualquer jogador, acostumado com outros jogos do gênero, os solucionarão facilmente. Tive dificuldade apenas em um puzzle, mas percebi que foi um erro de renderização, pois o item que eu precisava interagir não estava em destaque como todos os outros. De resto, é possível entender e solucioná-los facilmente. 

Resumo da obra

Silver Chains é uma experiência completa para os amantes de Survival Horror.
Vamos brincar?

Silver Chains traz referências a grandes clássicos do horror, entre eles um easter egg maravilhoso de Resident Evil. Em uma sala podemos tocar a famosa Moonlight Sonata de Beethoven. Logo em seguida, a seguinte mensagem aparece na tela: “de alguma maneira, em algum lugar distante você sente que uma porta se abriu”. 

O jogo não é longo, mas tem uma experiência sólida, aterrorizante e completa. Recomendo a todos que, assim como eu, são amantes de terror. Silver Chains  todos os elementos necessários que um bom Survival Horror precisa: um enredo intrigante, ambientação rica, trilha sonora incrível, exploração de cenários e puzzles que desbloqueiam novos caminhos para o jogador. Silver Chains é um ótimo trabalho da Cracked Games e que merece toda a nossa atenção. Mas, lembre-se, é uma experiência exclusivamente single-player e o fator replay é inexistente. Considere adquirir o jogo em uma promoção, pois após terminá-lo uma vez dificilmente existirá alguma vontade de jogá-lo novamente.   

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Silver Chains

7.5

Nota final

7.5/10

Prós

  • Ambientação magnífica
  • Enredo envolvente
  • Efeitos sonoros eletrizantes

Contras

  • Pouca dificuldade
  • Puzzles muito simples
  • Momentos de susto scriptados