Story of Seasons: Grand Bazaar é o mais novo lançamento da lendária franquia de jogos de fazenda anteriormente conhecida como Harvest Moon. Desenvolvido pela Marvelous e publicado pela XSEED, o game traz um remake de um título que saiu no Nintendo DS em 2008, o modernizando com sucesso com visuais tridimensionais e uma apresentação excelente.
Desenvolvimento: Marvelous Inc.
Distribuição: XSEED Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PC, Switch, Switch 2
Duração: 93 horas (campanha)
O mesmo de sempre, com uma novidade

Na aventura, controlamos um personagem que se muda para a Zephyr Town para assumir a vaga de um fazendeiro que abandonou seus deveres na região. Nessa cidade, um bazar semanal é realizado, mas ele já não é tão popular quanto foi antigamente. O objetivo do protagonista, que é uma folha em branco, passa a ser ajudar esse bazar a atingir a glória dos tempos antigos, precisando se tornar um grande agropecuarista para vender os produtos nele.
Quem já jogou um game de fazendinha meio que já jogou todos eles, porque raramente apresentam grandes mudanças na jogabilidade. Durante a campanha, é necessário arar o solo, plantar sementes e ficar de olho no calendário para colher os frutos do plantio, ao mesmo tempo em que é preciso cuidar dos animais e construir relações com os outros habitantes da cidade.

A jogabilidade é regida por um medidor de estamina que determina o cansaço do personagem e pela necessidade de planejar o que fazer em cada dia na fazenda, levando sempre em consideração que o sábado é o dia em que é preciso trabalhar no bazar. Nas feiras, é necessário expor os itens, chamar clientes e agir como caixa, havendo também a opção de visitar as outras barracas para comprar produtos vendidos pelos demais moradores da cidade e de ajudar esses outros vendedores também, com tarefas secundárias relacionadas aos produtos ofertados por eles.
Um detalhe da versão original ausente nessa nova edição é um indicativo do vencedor de cada edição do bazar, exibido no relatório que mede a progressão do jogador. Não há mais um incentivo para competir no jogo, que passa a ser uma experiência muito mais focada na cooperação e união com os outros membros da cidade em prol de um bem maior.
Funcional e legal

Mecanicamente, Story of Seasons: Grand Bazaar é um jogo bem polido, com uma jogabilidade bastante acessível. O RPG não apresenta nenhuma mecânica que funcione mal ou que seja explicada de uma forma obtusa, mas poderia ser melhor na interatividade com os elementos do cenário, porque as ferramentas só funcionam quando o item ganha destaque na tela, o que requer que o personagem seja posicionado dentro da “hitbox” do objeto inicialmente.
A câmera do jogo é limitada, e o ângulo e a proximidade da visão não podem ser alterados. A versão de PC é satisfatória, mas poderia ter uma integração decente com os controles, já que não há suporte à digitação com eles – necessária quando é preciso dar nome aos animais, ao personagem e à fazenda em si.
Remake traz adições e melhorias

O lado gráfico é, de longe, a principal mudança desse remake, que, em sua versão original para o Nintendo DS, utilizava um estilo em 2D. Agora, tudo é em 3D, com visuais extremamente carismáticos e agradáveis. Os desenvolvedores aproveitaram a ocasião para implementar várias outras adições e melhorias de qualidade de vida para o game, como a possibilidade de ter um estoque de itens no bazar, a necessidade de proteger as plantações contra furacões e mais opções de personalização para o protagonista.
Os designs de personagens são ótimos, com destaque para o personagem principal, que conta com animações expressivas e roupas customizáveis que foram adicionadas justamente nesse remake. A trilha sonora complementa o conjunto da obra e colabora na criação de uma atmosfera relaxante e cativante, que só precisava mesmo de uma tradução em português para ser um game completamente incrível.
Um bom remake, mas poderia mais que isso
Story of Seasons: Grand Bazaar é o terceiro remake da franquia e sucede totalmente no que se propõe a fazer, sendo recomendado para todos os fãs de jogos de fazenda. No entanto, há de se considerar a necessidade desses remakes. Stardew Valley, o principal expoente do gênero, está sempre ganhando atualizações que incluem novos conteúdos. Porém, todo o conteúdo é concentrado em um único jogo, sem a necessidade de perder o progresso em troca de novidades na gameplay – o que precisa acontecer na franquia Story of Seasons. Essas revitalizações são ótimas, mas talvez esteja na hora dos responsáveis trazerem jogos muito mais completos do que já são, concentrando esses remakes em uma única experiência




