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Review Story of Seasons: Pioneers of Olive Town (PS4) – Não sei dizer o que mudou, mas nada está igual

Desenvolvido pela XSEED Games e publicado pela Marvelous, Story of Seasons: Pioneers of Olive Town busca se aproximar da relevância de um dos maiores sucessos da década: Stardew Valley. O aluno continua superando o mestre ou estamos prestes a presenciar o retorno triunfal da franquia mais clássica de jogos de fazenda?

Desenvolvimento:  XSEED Games
Distribuição: Marvelous
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulação, RPG
Classificação indicativa: Livre
Português: Não
Plataformas:  PC, PS4, Switch, Xbox One
Duração: 44 horas (campanha) / 155 horas (100%)

Ainda ontem chorei de saudade

Servimos de muleta para o prefeito.
Sai fora, todo dia isso bicho!

Como de costume em quase todos os jogos da franquia, assumimos o papel de um jovem que resolve largar sua vida na cidade e seguir os passos rurais de seu avô. Mas aqui existe uma pequena mudança – insignificante, é verdade -, em que nosso personagem pega sua motocicleta e viaja uma longa distância, até chegar em seu destino: a turística Cidade das Oliveiras. É aí que somos apresentados ao prefeito Victor, que nos conta a história da cidade e diz que nosso avô foi um dos fundadores da cidade. Logo após conhecermos nossas terras, Victor nos dá a missão de revitalizar o local e trabalhar em prol de beneficiar a cidade e torná-la cada vez mais rentável e atrativa para os turistas.

Ao longo dos dias, o prefeito solicitará ao jogador materiais para que melhorias estruturais sejam realizadas na cidade. Pavimentação das vias, modernização de postes e até mesmo a construção de novas lojas estarão neste rodeio. Claro que você pode optar por ignorá-lo e focar apenas em cuidar do seu gado e plantações, mas estamos aqui para ajudar a cidade, não é mesmo?

Podemos construir!

Nem todos os itens que podemos criar são úteis.
Algumas das criações disponíveis.

As mecânicas empregadas em Pioneers of Olive Town não fogem do que já foi apresentado anteriormente em outros títulos da franquia. O plano inicial é ter uma fazenda próspera. E como podemos alcançar isso? Cultivando uma grande quantidade de frutos, legumes e verduras ou criando diversos animais e utilizando seus produtos para benefício próprio como, por exemplo, transformar leite em queijo.

Diferentemente de outros jogos da série, Pioneers of Olive Town não tem como ações centrais a criação de animais ou a plantação. Desta vez os produtores resolveram focar na criação de objetos, ou crafting, como é mais conhecido. O jogador deve acumular materiais como lama, minérios, pedras e madeira para construir máquinas que facilitarão o desenvolvimento da fazenda, como o joalheiro, que transforma gemas brutas em jóias lapidadas e prontas para a criação de itens valiosos.

Infelizmente o tempo que essas máquinas demoram para realizar estas funções é muito grande e acabam travando o desenvolvimento da fazenda. Tive a sensação de estar experimentando um jogo de celular, em que é necessário pagar para vencer. Outros usos das matérias-primas são a criação de objetos ornamentais para espalhar pela fazenda, além da construção de lindas peças de mobília para dar uma cara nova à nossa casa.

Não vale a pena limpar o terreno.
Epa, cade eu?

Temos uma ampla gama de possibilidades de personalização para nossa fazenda. Pois além de termos à disposição terrenos adjacentes que podem ser anexados, podemos personalizar cada cantinho de terra fértil, dividindo em locais de plantação, criação de animais, armazenamento, jardins, etc. O único ponto negativo a se destacar em relação aos lotes é a velocidade em que pedras, árvores e o mato crescem no terreno. Passei horas limpando um setor, e no dia seguinte o local estava repleto de arbustos e pedras.

Desmantelo grande, é festa na roça

Os eventos não são tão legais como em outros jogos da franquia.
Uma máquina, uma besta enjaulada com raiva! Ele vence, vence e vence!

Como costumeiramente em Story of Seasons, temos diversos festivais distribuídos ao longo do ano, e alguns deles podem ser resumidos em competições entre os moradores, já outros são apenas um conjunto de diálogos que não nos levam a lugar algum. Os que eu mais gostei de participar foram o Torneio de Pesca e a Corrida de Animais de Estimação.

Apenas 8 festivais estão disponíveis e, infelizmente, alguns destes eventos não possuem grande valor de diversão e seus minigames são fáceis de vencer. Isto me causou um grande desconforto, já que estou acostumado a jogar Story of Seasons e sentir um enorme prazer em participar dos festivais da cidade. Já em Pioneers of Olive Town, o maior ponto positivo dos feriados foi encontrar todos os cidadãos no mesmo local e aumentar os níveis de amizade com eles.

Sinônimo de amor é amar

A maneira de se relacionar continua seguindo os padrões da franquia.
Conheço um bom lugar.

O sistema de amizade com os demais moradores retorna, e, como é de praxe, devemos conversar e presentear os moradores para que além de um grande fazendeiro, possamos deixar nossa marca nos coraçõezinhos alheios. Cada morador tem uma personalidade – mesmo que muitos tenham o mesmo carisma de uma porta – e preferências quanto a presentes. Então, nada de sair distribuindo mato por aí, hein? 

Como diria o grande poeta: “Era uma vez uma amizade, que virou afeto, que virou carinho e depois amor.” Todo relacionamento se inicia através de uma amizade, e em Story of Seasons Pioneers of Olive Town isto não é diferente. Temos diversos pretendentes, tanto masculinos como femininos, disponíveis e loucos para sentir as notas da paixão batendo em seu peito.

E a melhor forma de conquistar sua alma gêmea é óbvia: enchê-la de presentes, persegui-la no trabalho e forçá-la a conversar com você todo santo dia, até que finalmente, após diversos eventos especiais, ela aceite se casar com você. Saudável né? Brincadeiras à parte, as mecânicas de relacionamento não sofreram alterações e seguem a mesma receita desde 2000. E como temos poucos pretendentes que realmente são interessantes, não é difícil escolher seu par perfeito.

Bora “upar”

O jogo recompensa o jogador pelas atividades realizadas.
Estas são as habilidades disponíveis.

Realizar atividades como plantar, cortar árvores, e cozinhar geram pontos de experiência que são automaticamente utilizados em suas respectivas habilidades correlatas. A cada novo nível alcançado, novas receitas de criação são desbloqueadas e algumas vantagens são recebidas, como por exemplo aumento na quantidade de tocos recebidos ao cortar uma árvore e a quantidade de energia gasta para realizar uma atividade.

O jogo conta com um sistema de tarefas em que os moradores solicitam itens e, ao entregá-los, recebemos uma pequena recompensa em dinheiro. Muitas vezes a recompensa é muito maior do que o valor de venda do produto requisitado, então fique de olho. Além disso, recebemos diversas recompensas por alcançar certos marcos como fazendeiro. Sempre que a notificação aparecer na tela, vá até a prefeitura para ser recompensado pelo seu trabalho árduo com diversos itens úteis no dia-a-dia rural, como a máquina que transforma minérios brutos em lingotes, que podem ser utilizados em construções futuras ou nas melhorias das ferramentas, como o machado e o regador.

Paixão de uma noite que logo tem fim

Story of Season: Pioneers of Olive Town ainda não alcançou seus anos de ouro, mas está indo na direção certa, mesmo que “aos trancos e barrancos”. Os desenvolvedores optaram por um sistema de crafting robusto e quase obrigatório para evoluir a fazenda. Também trrouxeram uma grande quantidade de plantios e animais para criação, além de dar total liberdade ao jogador para personalizar como bem entender seu personagem e sua fazenda. Porém, eles pecaram na construção da cidade, que é habitada por moradores desinteressantes e possui festivais, em sua maioria, descartáveis. Outra coisa positiva é que o game não apresentou problemas de desempenho ou bugs que prejudicaram minha experiência.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Story of Seasons: Pioneers of Olive Town

6

Nota final

6.0/10

Prós

  • Ótimo desempenho
  • Sistema de crafting fácil de usar
  • Diversidade de animais e plantas
  • Personalização total do terreno e personagem

Contras

  • Poucos festivais disponíveis
  • Alguns festivais não são atrativos
  • Minigames muito fáceis
  • Diversos personagens sem carisma
  • Máquinas de criação demoram muito para concluir projetos