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Review Super Mario Bros. Wonder (Switch) – Uma aventura fenomenal

A série principal de um dos personagens mais famosos dos games – e quiçá da cultura pop – finalmente retorna com um jogo no estilo que o consagrou, com Super Mario Bros. Wonder. E a espera valeu a pena: temos aqui um excelente jogo, que é a melhor aventura de plataforma 2D do bigodudo em muito tempo.

Desenvolvimento: Nintendo
Distribuição: Nintendo
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Plataforma
Classificação: Livre
Português: Sim
Plataforma: Switch
Duração: 8.5 horas (campanha)/17 horas (100%)

Correr e pular como em 1985

Dessa vez, Luigi não pula mais alto que Mario, nem há nenhuma diferença de jogabilidade
As clássicas tartarugas e seus cascos voltam, mas a maioria dos inimigos é nova

Em seu cerne, Super Mario Bros. Wonder apresenta o esperado de qualquer jogo de plataforma 2D do Mario: entre em uma fase, ande e pule por ela até chegar ao final. Repita até vencer Bowser e salvar o reino. Essa fórmula, existente desde 1985, foi aprimorada ao longo das décadas e agora sofre uma nova reformulação neste lançamento. Após os 4 jogos da série New Super Mario Bros., a Nintendo optou por dar um descanso para as aventuras 2D principais do Mario (sem contar Super Mario Run, para dispositivos móveis, e a série Super Mario Maker). Super Mario Bros. Wonder chega renovando muitas coisas, como direção de arte, animações, efeitos sonoros e novidades diversas em vários aspectos.

Nesses anos desde New Super Mario Bros. U, sempre me perguntei como a Nintendo lidaria com um novo Mario 2D após os dois Super Mario Maker, que permitiram que os próprios jogadores explorassem com incrível liberdade as possibilidades das mecânicas da série. A resposta foi que Mario Wonder utiliza vários dos elementos que fizeram sucesso nas fases criadas em Mario Maker: fases musicais, pequenos desafios e puzzles, fases em que apenas se corre, fases muito difíceis, entre outros elementos. Uma das críticas que a série New recebeu foi a falta de inovação ao longo dos jogos. Assim, várias novas mecânicas e possibilidades foram implementadas, fechando um pacote que é impossível de se reproduzir nos jogos Maker e que é bastante diferente da série New.

Não é apenas um mais do mesmo

Porém, 30 anos depois e a Nintendo parece incapaz de fazer um mapa nos moldes de Super Mario World
O mapa é muito bonito e esconde diversos segredos

Ou seja, Mario Wonder traz várias novidades. Temos três novos power-ups: o elefante, a flor de bolhas e a furadeira. Todas são ótimas adições que levam a novas possibilidades de gameplay. Além disso, em praticamente todas as fases existe a flor fenomenal, que quebra as regras do jogo de tantas formas diferentes e criativas que é inviável descrever aqui, sendo uma mais divertida que a outra. As fases são selecionadas no mapa do mundo, que é o melhor da série desde Super Mario World.

Em geral, as fases são ótimas e vem em diversos níveis de dificuldade, que é inclusive descrito pelo próprio jogo, de 1 a 5. Diversas fases apresentam uma nova mecânica, que o jogador deve dominar e enfrentar variações e progressivo aumento de dificuldade, até chegar ao fim do estágio. Essa filosofia, presente também em, por exemplo, Super Mario 3D World, demonstra uma incrível criatividade do time de desenvolvimento e traz um brilho único ao jogo. Para se chegar ao final da aventura não é necessário jogar todas as fases, podendo liberar as seguintes utilizando as sementes fenomenais coletadas ao longo das fases, de forma semelhante às estrelas de Super Mario 64, por exemplo.

Muitas e boas novidades

Algumas mecânicas são criativas e aparecem uma única vez
Você nunca sabe o que te espera ao encostar na flor fenomenal

É possível jogar com vários personagens, além de Mario e Luigi. Mecanicamente, todos eles são iguais, o que pode ser bom ou ruim: ao mesmo tempo que temos a falta de variedade, você não se limita a não usar o seu personagem favorito porque não gosta do seu gameplay. Então, é uma faca de dois gumes. Também é possível jogar com o Yoshi ou o Ledrão, que são personagens que não sofrem dano, para quem quiser um jogo mais tranquilo.

Outra boa novidade são as insígnias, que são habilidades que você pode equipar e alteram as mecânicas normais do jogo, como por exemplo realizar pulos mais altos, planar no ar, ficar invisível, entre várias outras. Essas habilidades podem ser utilizadas pelo jogador para facilitar sua vida nas fases, ou mesmo para tornar o jogo mais divertido. O mais legal são desafios espalhados pelo mundo, que são fases montadas para testar o jogador nas suas habilidades utilizando uma determinada insígnia.

O encanador italiano, agora em português

Clássicos da série retornam, como o deserto ou a neve
As fases são espalhadas por vários mundos e possuem os mais diversos temas

Para não ficar só nos pontos positivos: os (poucos) chefes deixam a desejar e não seguem a mesma criatividade do resto do jogo, a música não empolga como em diversos outros jogos da série e senti falta de mais passagens secretas. Por fim, vale destacar que essa é a primeira aventura principal do Mario que é localizada no nosso idioma. Levou quase 40 anos para isso, mas esperamos que daqui em diante seja o padrão para a Nintendo.

Um gênero de jogo à prova do tempo

Super Mario Bros. Wonder é mais um excelente capítulo em uma das mais clássicas séries dos videogames. Trazendo um novo fôlego à série, é recomendado a todos que um dia já se divertiram em correr e pular com o mascote da Nintendo – ou mesmo a quem queira fazer isso pela primeira vez.

Cópia de Switch adquirida pelo autor

Revisão: Julio Pinheiro

Super Mario Bros. Wonder

9.5

Nota final

9.5/10

Prós

  • Fases variadas e divertidas
  • Fantástico e colorido visual
  • Mecânicas inovadoras e engajantes
  • Muitos inimigos e mecânicas novas

Contras

  • Trilha sonora não é memorável como se espera da série
  • Chefes poderiam ser melhores