Super Meat Boy é um jogo indie de plataforma criado por apenas duas pessoas e distribuído pela BlitWorks. Logo se tornou uma referência no gênero plataforma por ser extremamente bem desenvolvido e mecanicamente simples, apesar da alta dificuldade. Além disso, seus criadores apareceram em um documentário chamado “Indie Game – The movie” contando um pouco de como foi a trajetória para criá-lo e as dificuldades que encontraram – este filme pode ser comprado na plataforma Steam.
A história de Super Meat Boy é muito cativante e lembra muito Mario. Nele, o jogador controla um pedaço de carne e seu objetivo é resgatar a princesa Band-aid do vilão Dr. Fetus (literalmente, um feto) passando por vários mundos diferentes. Além disso, são apresentados diversos personagens fora do comum e muito carismáticos.
Desenvolvimento: Team Meat
Distribuição: BlitWorks
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Plataforma, Ação, Aventura
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: Android, PC, Switch e PS4
Às vezes, menos é mais
Os níveis são extremamente bem feitos e o controle de Meat (personagem principal) é muito fácil, sendo possível se mover de forma rápida e precisa. Em algumas partes é possível encontrar fases secretas e bandagens, que servem para liberar novos personagens durante o jogo. Para isso é necessário ser um excelente jogador, já que fazer os trajetos para encontrar, pegar as bandagens e liberar os níveis secretos necessita de muita habilidade, concentração e paciência, uma vez que morrer é normal. Pegar as bandagens não é necessário, a não ser que o jogador seja mais hardcore e faça questão de zerar com 100% de aproveitamento.
Jogar no Nintendo Switch é extremamente agradável – o que é de se esperar – já que Meat Boy foi estreado oficialmente sete anos antes do lançamento oficial do video game. É muito relaxante jogar no modo portátil e ter a possibilidade de colocar na televisão, tanto para jogar sozinho quanto para se divertir junto com seu melhor amigo.
A música faz toda a diferença
Ao decidir jogar é necessário se acostumar com sua dificuldade, os primeiros níveis são bem tranquilos e durante eles vão sendo inseridas novas mecânicas à medida em que o jogador avança, porém assim como nos jogos de antigamente não existe um tutorial ensinando o jogador, ele deve aprender jogando. Isso torna o jogo mais difícil e desafiador ao longo do tempo, sendo necessário muita insistência e paciência nessa aventura.
Além da dificuldade ser alta, o jogador é presenteado com uma excelente trilha sonora única combinando com cada momento. Jogá-lo sem som é algo que diminui a experiência já que as músicas, além de entreter, dão emoção e empolgam.
Vale a pena jogar um jogo de dez anos atrás?
De certo vale a pena jogar Super Meat Boy do começo ao fim – mesmo se já o adquiriu para outra plataforma – a experiência de jogar com o Nintendo Switch é incrível. O jogador pode encontrar algumas dificuldades, porém ao completar uma etapa do jogo, o sentimento de realização é satisfatório. Hoje em dia, Super Meat Boy é uma referência em jogos Indie e de plataforma. Além disso, até mesmo jogadores veteranos conseguem confortavelmente jogar de forma mais competitiva e encontrar dificuldades. O fator replay é extremamente alto, sendo possível jogá-lo com diferentes personagens ou até completar 100%.
Ademais, o modo para dois jogadores é extremamente divertido e competitivo, ficando mais divertido se jogado com pessoas experientes. Porém, esse modo de jogo não é muito o foco do jogo, sendo algo simples, somente pela possibilidade de se jogar. Por fim, jogar Super Meat Boy é incrível e vale muito a pena, principalmente se você é um amante de jogos de plataforma e quer sentir uma sensação de nostalgia com os jogos de antigamente.
Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisado por Bia Bock e Jason Ming Hong