Título do jogo

Review Sword and Fairy: Together Forever (PS5) – Uma história de fantasia e guerra

A série The Legend of Sword and Fairy, apesar de desconhecida, já está próxima de completar 30 anos de existência. A base da série é um RPG com temática envolvendo mitologia chinesa e disputas políticas, criada por uma companhia fundada em Taiwan. Em Sword and Fairy: Together Forever, são apresentadas diversas mudanças técnicas e de mecânicas com relação aos projetos anteriores, especialmente para se adequar ao público mais novo da mesma forma que outras grandes companhias da indústria fizeram com suas grandes franquias.

Desenvolvimento: Softstar
Distribuição: EastAsiaSoft
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: PS4, PS5, Xbox Series X/S, Xbox One, PC
Duração: 23,5 horas (campanha)/38 horas (100%)

Entre Deuses e humanos

Yue Qingshu, a primeira protagonista feminina da série

Sword and Fairy: Together Forever já apresenta sua primeira novidade ao adicionar a primeira protagonista feminina da série. No novo capítulo, o jogador controla Yue Qingshu, uma jovem órfã aprendiz do clã Mingshu Sect que vive apenas com seu avô. Durante um passeio por uma vila próxima ao clã, ela percebe que ultimamente os seres vivos estão mais violentos e atacam pessoas que passam por lá. Após resgatar um garoto que era levado por uma ave no céu, a protagonista retorna ao clã e decide deixá-lo passar a noite por ali, para que seja levado para casa no dia seguinte.

Durante a noite, Mingshu Sect foi invadida por uma mulher misteriosa com o objetivo de sequestar o misterioso menino. Nesta hora, Xiu Wu, um guerreiro enviado pelo reino divino, aparece para impedir e consegue espantar a vilã. Para a surpresa de Qingshu, Xiu Wu já se encontrou com ela alguns dias antes enquanto estava transformado em uma fruta para não ser identificado. Na hora, a heroína havia mordido esta fruta e causou um leve ferimento nele, criando assim uma ligação entre ser humano e ser divino que não podia ser quebrado. Ele então, obrigado a ficar próximo dela, decide entrar para o clã e se tornar mais um discípulo de Mingshu Sect.

Mudanças bastante relevantes

Cada personagem possui status, equipamentos e níveis

Sword and Fairy: Together Forever transforma o RPG de turno em um jogo de ação com elementos de RPG, permitindo assim uma luta mais dinâmica e com comandos mais dependentes da reação do jogador para defender e desviar de golpes do que pura sorte.

Como esse é o primeiro jogo da franquia a implementar isso, tecnicamente sua execução é bem simples e sem grandes novidades do que já é feito na indústria atualmente. O botão de focar a câmera em um alvo foi talvez um dos pontos mais problemáticos e que não parecia funcionar tão bem, pois em alguns momentos o foco era simplesmente removido ou não acompanhava corretamente, tendo atacado várias vezes o ar por não seguir o inimigo.

Há equipamentos que podem ser encontrados, forjados ou aprimorados para causar mais dano e trazer a sensação de progresso em sua aventura além da evolução por nível. Novas magias são aprendidas com o tempo e que ajudam bastante o jogador em lutas, principalmente em chefes. O sistema de grupo também está presente e é possível escolher qualquer personagem novo como líder de equipe ou alternar entre eles durante as batalhas, possuindo estilos de luta, habilidades e magias totalmente diferentes entre si.

Tarefas secundárias, entretanto, irrelevantes

O novo jogo de cartas Journey to heaven and earth

Como todo RPG, o título possui missões alternativas e algumas atividades secundárias, mas não são altamente relevantes e não agregam muita coisa à história. As missões normalmente basicamente são pessoas que pedem a sua ajuda para coletar um item, matar alguns monstros e receber em troca apenas um item e experiência como recompensa. Não há um desenvolvimento dos personagens durante esta parte de qualquer tipo, então só vale caso queira evoluir seu grupo um pouco.

Outra atividade que vale mencionar aqui é o jogo de cartas Journey to Heaven and Earth. Em alguns momentos você pode disputar com NPCs, e o minigame consiste basicamente em uma espécie de jogo de pedra, papel e tesoura (neste caso: terra, humano e céu), e seu objetivo é acabar com os pontos de vida do adversário. Cada jogador começa com 4 cartas e cada um seleciona uma de sua mão. O elemento que é forte contra o outro ganha e, caso ambos escolham o mesmo tipo, o dano será acumulado na próxima rodada. Algumas cartas podem possuir efeitos extras, como recuperar a vida do utilizador ou causar mais dano. Quem chegar a zero de vida, perde a partida.

Está no caminho certo

Sword And Fairy: Together Forever realmente é uma mudança gigantesca na franquia e é muito bem-vinda, principalmente por manter a história com uma qualidade muito boa, visuais bem impressionantes e trilha sonora muito boa de se ouvir. Porém, o resto parece que está apenas em um formato adequado para um protótipo e não é muito bem desenvolvido ainda, mostrando que há muitas melhorias a serem feitas, tecnicamente falando.

É possível notar que as animações de combate e movimento são as partes mais bem priorizadas no projeto, enquanto qualquer outra mecânica que surge durante a sua jornada foi feita sem muita polidez e acaba sendo fácil demais ou com bugs, como é o caso em um momento que você precisa deslizar por uma montanha de neve e os controles são extremamente fáceis de desviar, não havendo física na movimentação.

Mesmo assim, o jogo está longe de ser algo totalmente malfeito ou cheio de mecânicas que perdem a coerência com a proposta do projeto. Inclusive, ele é provavelmente o título mais agradável pelo qual pessoas que nunca jogaram a franquia devem começar, principalmente pelo fato de ser uma história que tem um começo e um fim, não havendo continuação do arco histórico nos próximos lançamentos.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Sword and Fairy: Together Forever

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Trilha sonora e visual impecáveis
  • História principal muito bem feita

Contras

  • Missões secundárias nada relevantes
  • Problemas com câmera no momento de combate