imagem em destaque

Review The Great Ace Attorney Chronicles (PS4) – Aventuras e Mistérios na Londres Vitoriana

Acompanhe a transformação de Ryunosuke Naruhodo, de estudante azarado e inseguro em primoroso e destemido defensor da lei, nesta coletânea que traz suas duas improváveis e espetaculares aventuras, disponíveis pela primeira vez no ocidente.

Desenvolvimento: Capcom
Distribuição: Capcom U.S.A
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Visual Novel
Classificação: 14 anos
Português: Não
Plataformas:  PS4, Nintendo Switch e PC
Duração: 56 horas (campanha)/72.5 horas (100%)

Do Japão para o mundo

O Japão após abrir suas portas para o mundo

Apresentando a série Ace Attorney em uma diferente perspectiva para o público acostumado com pistas e métodos de investigação modernos, The Great Ace Attorney Chronicles nos transporta para uma época em que a ciência forense ainda engatinhava e o sistema jurídico britânico – e o japonês estavam em processo de modernização. Lançadas em 2015 e 2017 para o Nintendo 3DS, exclusivamente no Japão pela Capcom, as aventuras de Ryunosuke Naruhodo chegam finalmente ao ocidente em uma coletânea com os dois jogos: Ace Attorney Adventures e Ace Attorney Resolve, para conquistar os corações de fãs ardorosos e também dos ainda não iniciados nos mistérios e magias das batalhas judiciais da série.

A jornada de Ryunosuke Naruhodo se divide entre o Japão da Era Meiji e a Londres Vitoriana, ao longo dos dez casos que formam a duologia de Chronicles. Em cada caso, Naruhodo e sua fiel assistente jurídica Susato Mikotoba devem investigar os crimes ocorridos de maneira a provar a inocência do desventurado cliente da vez. A exploração do cenário e das pistas encontradas é de suma importância para o andamento da narrativa, assim como as conversas com os personagens envolvidos na trama. Não há escapatória dos longos textos, como uma boa visual novel, e a compreensão da narrativa e dos mistérios de Chronicles só estão acessíveis através de uma quantidade considerável de leitura em língua inglesa – a duologia infelizmente não é localizada para nosso idioma.   

Naruhodo e sua expressão mais característica

A maioria dos casos de Chronicles se passam em Londres, com introdutório de cada jogo se passando no Japão, o que faz com que os jogadores precisem se adaptar aos procedimentos dos diferentes sistemas judiciários dos dois países. Parece complicado, mas não é, a maior diferença é que, nos casos japoneses, os advogados apresentam seus casos para apreciação do juiz, que decide a sentença a ser executada. Enquanto no sistema britânico, além do juiz, precisamos convencer também um júri, composto de seis membros aleatórios da população inglesa.

O júri introduz a mecânica da Summation Examination, na qual a defesa pede aos jurados que apresentem à corte o raciocínio através do qual decidiram seu voto. É uma mecânica bastante interessante, na qual devemos apontar inconsistências entre os jurados para reverter a situação e garantir a continuação do julgamento, embora usada de maneira um pouco excessiva em alguns casos, especialmente em Adventures.

Elementar, meu caro Sholmes

Sholmes e Naruhodo em um exemplo de Logic and Reasoning Spetacular
Naruhodo acerta o curso de uma grande dedução do excêntrico detetive

Um dos pontos mais marcantes de Chronicles são os personagens coadjuvantes. Logo no primeiro caso, temos Kazuma Asogi, perspicaz e altruísta estudante de direito, cuja importância repercute por toda a jornada de Naruhodo.

No segundo caso da coletânea, o ilustre detetive Herlock Sholmes (sim, o famoso detetive de Baker Street, não se iludam pelo hilário anagrama) se une a Naruhodo para elucidar um complicado mistério e traz consigo uma das melhores e mais divertidas mecânicas, a Logic and Reasoning Spetacular, na qual o excêntrico Sholmes apresenta suas famosas embora nem sempre totalmente corretas deduções e cabe a Naruhodo se juntar a Sholmes em uma Dança de Deduções para dar um rumo certo às tresloucadas conclusões do detetive.

Iris Wilson e Gina Lestrade aparecem na maioria dos episódios

Além do uso excessivo em alguns momentos da mecânica de Summation Examination, um ponto negativo de Chronicles, em especial do primeiro jogo, Ace Attorney Adventures, é uma certa quebra de ritmo.

Até o terceiro episódio, cada caso leva em média umas quatro horas para ser concluído, mas o último caso, em especial, se alonga mais do que o necessário, levando em média 10 horas do início ao fim. É sem dúvida alguma o mais complexo de todos, diretamente ligado ao terceiro episódio, mas o uso excessivo de algumas mecânicas e twists alonga o episódio mais do que deveria. Felizmente, esse problema é completamente eliminado no segundo game, Ace Attorney Resolve, que traz cinco episódios excepcionalmente balanceados.

A pose característica de um bom argumento

Não há como falar de The Great Ace Attorney Chronicles sem mencionar a qualidade excepcional de sua narrativa. Cada episódio gira em torno de um crime e julgamento solucionado ao longo do caso, mas a cada episódio percebemos pistas e conexões a um grande mistério que interliga personagens e acontecimentos inesperados. Esse arco é a cola que conecta todos os episódios de Chronicles em uma única narrativa extremamente bem construída, repleta de plot twists e alguns clichês extremamente bem utilizados das histórias de detetives, dignos das melhores histórias de Sherlock Holmes.

Para fãs novos e antigos

Com um arco completo e fechado em si mesmo, The Great Ace Attorney Chronicles é um excelente ponto de apresentação da franquia Ace Attorney aos novos jogadores, à medida que traz as mecânicas clássicas da série e também apresenta algumas inovações, como poder confrontar mais de uma testemunha por vez e até mesmo confrontar a reação de uma com a fala de outra, algo inédito na série. Embora seja ambientada no passado, Chronicles mostra que a franquia Ace Attorney tem muito material a ser explorado, e que o interesse do público pode fazer com que novos títulos sejam desenvolvidos para os consoles da nova geração.

Em resumo, The Great Ace Attorney Chronicles é a experiência definitiva das aventuras de Ryunosuke Naruhodo para os fãs de Ace Attorney, e também para os que apreciam boas histórias de investigação. Ao longo de praticamente oitenta horas de gameplay, me diverti imensamente com seus personagens cativantes e permaneci intrigada com os mistérios até o último segundo antes de tudo ser finalmente esclarecido – como toda boa história de detetive.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores.

Revisão: Jason Ming Hong

The Great Ace Attorney Chronicles (PS4)

10

Nota

10.0/10

Prós

  • Narrativa muito bem construída
  • Personagens carismáticos e divertidos
  • Mecânicas variadas e divertidas
  • Excelente ponto de partida para a série
  • É possível salvar a qualquer momento

Contras

  • Uso demasiado de summation examination
  • Ritmo um pouco lento no primeiro jogo
  • Falta localização em português