The Smurfs Village Party capa

Review The Smurfs: Village Party (Switch) – Um clone divertido, mas com problemas básicos

The Smurfs é uma propriedade intelectual que já faz parte do universo dos videogames há bastante tempo. Desde a era do PS1, acompanho os títulos desta série e me diverti com um número razoável deles. Os Smurfs já se aventuraram em diversos gêneros de videogames, incluindo até mesmo um produto baseado em Mario Kart. Agora, pela primeira vez, a bola da vez é um game na pegada Mario Party. Vamos ver como ele se saiu.

Desenvolvimento: Balio Studio, VetaSoft
Distribuição: Microids
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Ação, Party, Multiplayer
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: Switch, PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: 7 horas (campanha)

Uma aldeia de minigames

Modo aventura é uma faca de dois gumes
Modo aventura é uma faca de dois gumes

Como o próprio nome sugere, The Smurfs: Village Party é um jogo focado em minigames (tendo 50, ao todo), semelhante à série Mario Party. Alguns deles são tão parecidos com os de Mario Party que eu os definiria como clones. Há um modo aventura no qual você pode visitar a aldeia dos Smurfs, explorar, jogar minigames para avançar na história, cumprir missões para ganhar roupas e desbloquear novos personagens, além de desbloquear itens exclusivos para esse modo – como estilingue e veículo.

Algumas missões aqui fogem do aspecto minigame e exigem interação no mapa, mas confesso que a maioria deixa muito a desejar por se tratar de pegar itens e levar a outro local, fora uma outra que precisa surpreender um Smurf chegando por trás dele – mas ele quase sempre te vê, porque a missão foi feita nas coxas.

Alguns minigames são divertidos porque bem feitos
Alguns minigames são divertidos porque bem feitos

De qualquer forma, o destaque são definitivamente os minigames. Felizmente, todos eles estão desbloqueados desde o início, então você pode experimentá-los sem ter que desbloqueá-los um a um. Todos os jogos podem ser jogados por quatro pessoas. E se você não tiver companhia, a IA pode assumir o controle dos outros Smurfs.

Assim como em Mario Party, cada minigame tem uma explicação de como funciona antes de começar, mas não há como praticar antes de entrar na ação. Isso causa muita confusão devido à falta de clareza na maioria deles, além da falta de intuitividade que senti em alguns.

O bom e o ruim

Minigames são divertidos, mas alguns são confusos
Minigames são divertidos, mas alguns são confusos

Surpreendentemente, alguns minigames são incrivelmente divertidos e bem elaborados, funcionando perfeitamente para os jogadores. Como o de arco e flecha, em que você deve mirar e atirar flechas nos círculos que determinam os pontos. Ou o de kart, no qual você coleta power-ups para atacar seus inimigos e vencer os outros cruzando a linha de chegada primeiro.

É inevitável dizer que o design de som é a maior decepção de toda a experiência. Os Smurfs não falam nada durante os jogos, nem resmungam ou mostram reações verbais ao que está acontecendo na tela.

Modo sequencial não pode ser personalizado, o que é uma pena
Modo sequencial não pode ser personalizado, o que é uma pena

Pense em Smash Bros ou Mario Kart, dois games cujos personagens produzem sons constantemente. Isso adiciona emoção e um senso de competição entre os jogadores, fora que traz vida aos personagens.

Felizmente, além da lista de minigames, há compilações deles em conjuntos imutáveis no formato sequencial para ver quem é o melhor de todos – ainda assim, você não pode criar sua própria lista e jogá-la consecutivamente.

Um jogo com potencial, que precisa de ajustes

The Smurfs: Village Party é surpreendentemente uma experiência positiva, em sua maior parte. Minha primeira reação é que o game tem um grande potencial em termos de variedade e diversão dos minigames, mas ainda decepciona demais no que diz respeito ao design de som. E acredite: isso adiciona mais ao jogo do que parece. Os Smurfs não resmungam nem reagem a nada do que está acontecendo na tela, e os efeitos sonoros são escassos em todos os lugares – o que faz com que toda a experiência pareça algo sem alma. Além disso, alguns joguinhos em si são confusos e não intuitivos, o que levará você a depender do fator tentativa e erro. Em geral, The Smurfs: Village Party poderia ser facilmente corrigido com atualizações, mas vamos ver quais são os planos da Microids para a mais nova aventura dos Smurfs.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

The Smurfs: Village Party

7.5

Nota final

7.5/10

Prós

  • Modo aventura acrescenta conteúdo
  • Minigames divertidos e variados
  • Multiplayer pra quatro pessoas
  • Roupas desbloqueáveis
  • 50 minigames pra escolher

Contras

  • Alguns minigames são confusos e toscos
  • Não tem como criar playlist
  • Design de som é péssimo
  • Sem online
  • Sem minigames cooperativos