Tinker Racers Capa

Review Tinker Racers (Switch) – Uma ideia bacana, mas mal aproveitada

Vindo de uma época em que tínhamos jogos magníficos representando corridas de carrinhos de controle remoto, como Micro Machines e um outro divertidíssimo chamado Micro Maniacs, Tinker Racers tenta resgatar um pouco deste sentimento através de sua visão de cima e ambientação em cenários do cotidiano. Porém, uma ideia só é bem aproveitada quando executada de forma correta, e definitivamente Tinker Racers me perdeu neste quesito.

Desenvolvimento: Rumbora Party Games
Distribuição: QUByte Interactive
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Corrida, Arcade, Party, Multiplayer
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataforma: PC, Switch, Xbox One, PS4
Duração: 1 hora (campanha e 100%)

Correndo em pistas no seu quarto

Corrida no quarto

Sem muito devaneio e narrativa absurda, Tinker Racers entrega exatamente o que você busca em um jogo deste gênero: jogabilidade. Controlando carrinhos em miniatura, somos desafiados a enfrentar adversários nas mais diversas pistas disponíveis, sendo necessário sempre manter uma certa distância para evitar a eliminação e, consequentemente, a pontuação do rival. Como a visão é fixa, precisamos nos apressar constantemente para não perder o outro carro de vista. Para pontuar, basta fazer com que todos os adversários fiquem de fora da câmera, o que aumenta seu contador na área do topo da tela.

A dificuldade aumenta gradualmente, começando com apenas um rival correndo contra nosso veículo. Existe uma quantidade máxima de rivais em uma corrida depois de um certo momento da “campanha”, mas a jogabilidade continua a mesma, abordando a necessidade de fazermos com que eles nos percam de vista. Podemos utilizar alguns recursos da pista para avançarmos mais rapidamente, como uma seta no chão que dá um impulso para o veículo, de forma que este fica alguns segundos bem mais rápido; cortar caminho descaradamente sem qualquer tipo de punição; além de usar o cenário a nosso favor.

Pouca variação em ambientes

Power ups? Nem pensar. Não há nada que possamos fazer para atrasar os adversários, além de correr “honestamente” contra estes, ou fazer uso de artifícios que as próprias pistas oferecem. Isso é uma pena, já que esse tipo de jogo é perfeito para elementos do gênero, e Tinker Racers curiosamente não apelou para esse elemento tão óbvio e divertido, mesmo que o tornasse relativamente genérico.

Fora o modo principal, que eu arriscaria a chamar de Arcade ou simplesmente fase-a-fase, não existe algo que realmente instigue a curiosidade ou o fator replay de Tinker Racers. Existe o Time Attack e um Free Race, o primeiro sendo uma corrida contra o relógio, enquanto que o segundo é nada mais do que uma partida única. Como disse, nada de especial, mas apenas conteúdo extra para evitar que o game seja ainda mais raso.

Simplesmente simples

Seletor de modos

Infelizmente, não existe muito a ser adicionado além disso, já que itens desbloqueáveis como skins para seu veículo, modos interessantes de jogo e qualquer sensação de esforço e recompensa são basicamente inexistentes. Não há pistas em grande quantidade – existem apenas 3 cenários – e nem tantas variações de forma geral: é tudo sempre igual e sem novidades. Bom, ao menos as músicas salvam um pouco o ritmo da mesmice, trazendo faixas de rock bastante agradáveis aos meus ouvidos, que me fizeram até criar expectativa para o que havia de vir.

Tinker Racers se foca muito no básico, e acaba entregando isso: o mínimo. O universo dos jogos de carrinho de controle remoto tem bastante coisa a oferecer de maneira extremamente criativa, como Toy Box Turbo, em que existem diversos power ups e carros para liberarmos; Super Toy Cars 2, com um modo carreira e muitos outros tipos de minigames para aproveitarmos sozinhos ou contra amigos (online e offline); Cars 2 e 3 (baseado nos filmes), que não são especificamente carros de controle remoto, mas entregam um modo história para jogar em até 2 pessoas com uma qualidade bem sólida; entre muitos outros.

Superficialidade é um perigo grande nos games

Tinker Racers anima pela proposta: corridas de carrinhos miniaturas, controlados remotamente. Porém, o que ele entrega é decepcionante. São apenas modos básicos de corrida, todas abordando uma jogabilidade simples até demais, que não empolga ou recompensa o jogador de forma alguma, e muito menos o pune por causa de coisas consideradas como trapaça.

Em um subgênero tão bacana e predominado por títulos de qualidade, criar algo com uma diversão tão rasa é mais do que garantia de ter seu nome apagado do mapa. Infelizmente, Tinker Racers falha ao não arriscar em nada, e serve mais como um passatempo que não trará mais do que 10 minutos de diversão. É triste, porém, a bruta verdade.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Tinker Racers

3

Nota final

3.0/10

Prós

  • Gosto da proposta
  • Multiplayer local
  • Preço baixo

Contras

  • Superficialidade excessiva
  • Diversão curta demais
  • Sem desbloqueáveis de forma geral
  • Pistas são muito iguais
  • Jogo curtíssimo, mesmo sendo barato