review-under-night-in-birth-late-clr-switch-capa

Review Under Night in-birth: Late[cl-r] (Switch) – Um jogo de anime padrão

Under Night in-birth: Late[cl-r] exe é um jogo de luta desenvolvido pela consagrada ArcSystemWorks – e French-Bread -, a mesma responsável por Dragon Ball Fighterz. Ao contrário do jogo dos guerreiros Z, Under Night in-birth: Late[cl-r] é um título que não possui um grande nome (atualmente) ou outro formato de mídia como base.

Dito isso, o quanto um jogo de luta consegue cativar sem existir um outro tipo de conteúdo sustentando todo seu background de personagens? Ou até mesmo a ausência de uma história contada de maneira interativa e divertida?

Desenvolvimento: French-Bread, ArcSystemWorks
Edição: PQube
Jogadores: 1-2 (local) e 1-8 (online)
Gênero: Arcade, Luta, Multiplayer
Classificação indicativa: 10 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4 e Switch
Duração: 27 minutos (campanha)

O clássico jogo de anime

Nostalgia, mas para quem?

Under Night in-birth: Late[cl-r] foi criado em meados de 2012 para máquinas arcade japonesas, sendo a terceira versão do título lançada com atualizações, melhorias e balanceamento de personagens em lutas.

Várias opções no menu principal também foram criadas especialmente para as versões de console, assim como novos modos de luta e até mesmo uma forma de jogar online.

Apesar do jogo ser relativamente antigo, confesso que nunca havia ouvido falar sobre nada relacionado à franquia anteriormente, por isso é difícil se apegar a Under Night in-birth: Late[cl-r] por causa do seu fator carisma ou alguma espécie de mídia – anime, mangá, etc – por trás do mesmo.

Visuais bonitos e animações fluídas

O clássico jogo de luta de anime

Apesar de visuais bonitos, animações fluídas, cenários bem desenhados e, aparentemente, muitas opções no menu principal, Under Night in-birth: Late[cl-r] se mostra um jogo bem básico no quesito luta e sensação de recompensa. Talvez o problema seja eu? Seria questão de gosto? Você, que está lendo isso, pode tirar suas próprias conclusões.

Costumo classificar games de luta assim como “sabe jogar com um, sabe jogar com todos”, porque é isso que acontece por aqui. Apesar de ter um certo apego ao universo de Naruto, por exemplo, sempre considerei que os jogos da linha Ultimate Ninja Storm consistem em utilizar uma mesma base de movimentos durante as lutas.

Em Under Night in-birth: Late[cl-r] a situação é bem parecida, e todos os movimentos de resumem basicamente em sequências de “meia-lua”, depois um soco ou chute. Juntamente a isso, existem duas barras de “especial” a serem usadas para invocar a habilidade visualmente única de cada personagem, dos 21 disponíveis.

Barras de ataque reforçado

A primeira barra serve para um ataque reforçado, de nome Ex Attack. Já a segunda é o golpe único chamado Infinite Worth, o qual oferece duas versões, com a mais forte podendo ser usada apenas com saúde baixa, resultando em mais dano – já vi isso em outros lugares.

Alguns personagens tem atributos um pouco diferentes e ataques de curta ou média distância? Sim, até porque existe o balanceamento. Porém, ainda assim é perceptível a jogabilidade similar.

Os golpes também se limitam a três botões, o que pode ser um ganho ou uma perda para o jogador, dependendo de sua relação com títulos deste gênero. As lutas acontecem em uma velocidade bastante acelerada, o que é perfeito para amantes de batalhas em ritmos rápidos e frenéticos.

Aliás, felizmente podemos correr com um comando mapeado em um botão, evitando empurrar o analógico dos joycons duas vezes para o lado – algo odioso no modo portátil.

Apesar dos personagens serem bem variados e visualmente bem distintos, fica a sensação de que o design de todos eles é algo já visto em algum outro jogo de anime de luta – talvez até em algum feito pela mesma empresa.

Personagens de gameplay parecido

Muitos modos e itens extras, mas calma aí

Under Night in-birth: Late[cl-r] possui uma quantidade considerável de opções em seu menu principal, mas nem todos possuem um gameplay, de fato.

O Chronicles, por exemplo, é um modo história – literalmente – 100% composto por diálogos e personagens estáticos com mudanças de expressões, o que me lembra bastante o estilo que jogos do gênero visual novel costumam usar para contar histórias.

Chronicles, o modo "história"

Isso faz com que a imersão do jogador no enredo do game seja bastante prejudicada, a não ser que esta pessoa seja fanática por linhas intermináveis de texto e ausência de animações. Além de que, se você tiver interesse pela história e não entender inglês, pode esquecer: nem mesmo o português de Portugal está disponível.

Este conjunto de fatores me afastou bastante em relação ao meu entendimento pela história, e gerou um total desinteresse por considerar que esta maneira de tratar um enredo é completamente ultrapassada e vazia.

Fora isso, há também o modo Arcade (basicamente o padrão, com um chefe no final), o Score Attack (pare registrar sua pontuação no ranking), Time Attack (batalhas cronometradas também para entra no ranking), Survival (lute sem recuperar a saúde entre batalhas) e Mission (desafio de combos).

Score Attack

Todos eles possuem o objetivo único de ganhar dinheiro para adquirir itens cosméticos na loja, como skins de personagens, títulos para serem usados no online e fundos para seu perfil. Portanto, caso você seja do tipo que tem um grande apreço por jogatinas online, Under Night in-birth: Late[cl-r] pode ser um jogo com um bom nível de apelo.

É possível criar e procurar partidas (também aleatórias), com vários tipos de filtros e configurações, e não há nenhum tipo de lag ou input delay – ao menos nas partidas que testei. Porém, confesso que foi difícil de encontrar oponentes neste modo, o que me obrigou a jogar com amigos que possuíam o jogo na mesma plataforma que eu.

Personalização básica

É um arcade, e talvez não pra você…

…e confesso que nem para mim. Este jogo definitivamente não foi feito para pessoas como eu, que preferem algo mais diversificado, com personagens de moveset único – como um Tekken ou Mortal Kombat. Engraçado que gostei muito de Dragon Ball Fighterz – também da ArcSystemWorks -, mas provavelmente a maior causa disso foi meu profundo amor pelo universo de Dragon Ball.

Portanto, se a proposta que você procura for um background de personagens bem trabalhados, uma apresentação mais carismática e uma lore interessante, talvez seja melhor procurar por outro segmento de jogos de luta pela qual você já tenha um apreço

Para mim, Under Night in-birth: Late[cl-r] acaba sendo um jogo de luta de anime sem nada de especial.

Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Under Night in-birth: Late[cl-r]

6

Nota final

6.0/10

Prós

  • Muitos personagens
  • Jogo de luta sólida
  • Visuais bonitos

Contras

  • Sem carisma
  • História contada estaticamnete
  • Jogabilidade de personagens parecida
  • Online morto e sem crossplay