Urbek City Builder chega ao Nintendo Switch preenchendo um espaço que tem estado vazio no console da Nintendo: jogos de simulação de construção de cidades. O game traz consigo algumas ideias interessantes para o gênero, além de um desafio adicional para o já complicado trabalho de gerenciar uma cidade.
Desenvolvimento: Estudios Kremilonis
Distribuição: Rock Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulação, Puzzle
Classificação: Livre
Português: Interface
Plataformas: PC, Switch, Xbox
Duração: Sem registro
Construindo uma metrópole
Urbek City Builder é um jogo de construção de cidades com uma pegada diferente de outros do gênero. Nos games deste estilo é comum o uso de dinheiro como fonte de renda. Fazendo o jogador equilibrar bem as finanças para que sua cidade prospere. Mas em Urbek City Builder seguimos a ideia de um puzzle game, com múltiplos recursos sendo oferecidos e obrigando o jogador a saber encaixar “peças” para ajudar a cidade evoluir bem.
Não existem finanças aqui, apenas recursos que vão sendo liberados conforme o jogador vai avançando na construção de sua cidade. Inicialmente temos apenas madeira, comida e mão de obra não especializada, sendo preciso equilibrar bem os três para desbloquear novos recursos e construções que vão ajudar a evoluir a metrópole.
Será necessário ter um pouco de paciência e estratégia na hora de construir sua cidade. Combinações de prédios e áreas específicas liberam novos recursos ou melhoram locais já construídos. A ideia é tentar maximizar tudo para que muitos recursos sejam adquiridos sem que use muito espaço, fazendo com que Urbek City Builder seja um jogo bem mais estratégico do que o esperado.
O game oferece diversos biomas, além de permitir que jogadores possam alterar algumas pequenas partes dos mapas para melhor se adequar ao tipo de desafio que assim desejarem. Existem alguns objetivos que precisam ser alcançados, o que incentiva aqueles que buscam um final para a sua construção ou não querem ficar perdidos no meio de tantas opções.
Simplicidade é o nome aqui
Urbek City Builder é um jogo bem leve de se baixar no Switch e funciona sem problemas tanto no modo televisão quanto no portátil, não sofrendo com quedas de frames ou lentidão, mesmo quando sua cidade está enorme. Como foi originalmente lançado no PC, pode existir uma certa preocupação em adaptar seus controles. Felizmente, tudo aqui foi adaptado muito bem, utilizando os botões dos Joy-cons de maneira bem intuitiva.
Só fiquei um pouco decepcionado pela falta de controle através da tela de toque. Teria sido uma boa adição permitir que certas ações fossem realizadas através da telinha do Switch. Tirando isso, a jogabilidade não tem pontos negativos, sendo muito boa e funcionando sem problemas.
Visualmente falando, Urbek City Builder é bem bonito. O game decide não utilizar visuais realísticos, buscando a utilização de um estilo visual em blocos para representar a cidade e os moradores. Funciona muito bem, pois assim, ajuda que o jogo renderize ambientes enormes sem muitos problemas. Também é um adicional na hora de visualizar a cidade, que pode ser realizado tanto em sua visão isométrica ou em primeira pessoa com um toque no análogo direito.
Urbek City Builder também oferece algumas músicas de composição própria. São temas curtos que se repetem em um loop. São legais, mas a repetição pode acabar cansando. Tirando isso, existem alguns pequenos efeitos sonoros e nada mais.
Construa do seu jeito
Urbek City Builder é um jogo viciante que pode ser aproveitado tanto por veteranos quanto novatos do gênero. Seus elementos estratégicos são bem interessantes e fazem que a experiência seja divertida, apesar de oferecer bastante dor de cabeça em certos momentos, uma vez que as atualizações em construções podem acabar acontecendo de modo um pouco aleatório demais.
O tutorial também possui seus altos e baixos. As mecânicas são bem explicadas, mas o tutorial é longo e acaba atrapalhando demais, especialmente por limitar bastante as opções do jogador no início.
Ainda assim, Urbek City Builder é uma boa pedida para aqueles que querem uma experiência tranquila. Podendo ser adquirido por um preço bem acessível e oferecendo um desafio equilibrado, é difícil não recomendar o título para aqueles que gostam de criar sua própria cidade.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno
Urbek City Builder
Prós
- Gerenciamento de múltiplos recursos gera um bom elemento de estratégia
- Visualmente bonito
- Roda muito bem em todos os modos do Switch
- Fácil de aprender e difícil de dominar
Contras
- Falta da utilização da tela de toque como uma das opções de controle
- Falta de um maior controle sobre as melhorias que as construções podem receber
- Tutorial longo que limita demais o jogador