Capa de Virtua Fighter 5 R.E.V.O.

Review Virtua Fighter 5 R.E.V.O. (PC) – Um relançamento bem-vindo

Na edição de 2024 do The Game Awards, a SEGA e o Ryu Ga Gotoku Studio surpreenderam a todos ao anunciar um novo título da série Virtua Fighter, já que o último jogo foi lançado há muito tempo, em 2006. Desde então, a franquia vinha recebendo apenas remasterizações e novas edições, sendo Virtua Fighter 5 R.E.V.O. a mais recente delas. O game está chegando ao PC com base na versão de 2021 para PS4 e PS5, mas com mudanças no balanceamento dos lutadores e um netcode aprimorado – uma novidade extremamente bem-vinda.

Desenvolvimento: Ryu Ga Gotoku Studio

Distribuição: SEGA

Jogadores: 1-2 (local e online)

Gênero: Luta

Classificação: 12 anos (drogas lícitas, conteúdo sexual, violência)

Português: Não

Plataformas: PC

Duração: 9.5 horas (100%)

Lutas em três dimensões

Luta em Virtua Fighter 5 R.E.V.O.

Virtua Fighter 5 é um jogo de luta em 3D, com combates que acontecem em um grande ambiente tridimensional, dinâmico e multifacetado. As batalhas são mais realistas, contando com 19 personagens jogáveis que lutam utilizando estilos fieis às artes marciais verdadeiras. A jogabilidade utiliza três botões distintos em adição ao analógico, sendo necessário utilizá-los em conjunto para executar combos e golpes. A gameplay não é tão profunda e complexa, mas ainda assim oferece uma boa variedade de habilidades e entrega embates divertidos e eletrizantes de uma forma fácil de aprender – mas, claro, difícil de dominar.

O ritmo do game é cadenciado e tranquilo, sem exageros ou combos enormes. Por ironia, um ponto positivo é a ausência de certas modernidades, como controles excessivamente simplificados ou golpes especiais rápidos. Virtua Fighter 5 é um jogo “pé no chão”, justo para novatos e veteranos. É como se o título fosse uma cápsula do tempo, ainda mais porque há outras mecânicas que desapareceram dos nomes atuais do gênero 3D, como os replays instantâneos e o ring out – que termina uma luta caso um dos personagens seja jogado para fora dos limites do cenário. Esse elemento adiciona uma ênfase obrigatória na movimentação, que se torna vital para vencer as batalhas contra outros jogadores.

Customização em Virtua Fighter 5 R.E.V.O.

O título se concentra em proporcionar uma experiência arcade, com modos online e offline dedicados exclusivamente a lutar, sem nenhuma campanha cinematográfica nem nada do tipo. Há um modo de personalização que permite a edição das roupas dos lutadores, com colaborações especiais com a saga Like a Dragon (popularmente conhecida como Yakuza) e até com Tekken – curiosamente, com um conteúdo baseado no sétimo título da franquia em vez do recém-lançado oitavo. Isso pode parecer estranho em 2025, mas faz sentido ao lembrarmos que esta é somente uma nova versão de um jogo de 2021.

Ótimo netcode e versão de PC

Luta online em Virtua Fighter 5 R.E.V.O.

Virtua Fighter 5 foi refeito pelos desenvolvedores na Dragon Engine, o mesmo motor gráfico empregado na franquia Yakuza. Embora datados, os visuais são bastante agradáveis e a versão para computadores é excelente, oferecendo um bom desempenho e suporte completo para mouse e teclado e controles. Felizmente, o título chegou ao PC mantendo o alto padrão técnico do estúdio, pois há muitas configurações gráficas disponíveis, além do suporte nativo ao ultrawide e até funcionalidades para mitigar problemas de lag.

A experiência online também agrada, apesar do jogo não contar com o suporte ao crossplay com os jogadores do PlayStation. Toda a infraestrutura multiplayer foi retrabalhada para incluir um netcode baseado na tecnologia de rollback, que garante partidas livres de atrasos nos comandos até contra oponentes de outras regiões do mundo.

Modo arcade de Virtua Fighter 5 R.E.V.O.

Contudo, é importante notar que a conexão nem sempre é perfeita por causa da distância e outras falhas eventuais que podem ocorrer no sinal da internet, mas é possível jogar nessas condições sem grandes problemas. Essa é uma ótima adição, considerando que a base de jogadores não é uma das maiores – principalmente pela falta de unificação entre plataformas e pela natureza desse lançamento, que atende a um público nichado por fazer parte de uma franquia que, até então, estava inativa.

Totalmente recomendável

De certa forma, o fato de Virtua Fighter 5 ser um jogo mais antigo faz com que ele se destaque entre os lançamentos modernos do gênero, justamente por resgatar mecânicas e conceitos que deixaram de ser tão comuns. Essa é uma alternativa interessante para os fãs de jogos de luta em 3D, além de servir como um paliativo muito legal enquanto se aguarda o próximo grande lançamento da franquia.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Virtua Fighter 5 R.E.V.O.

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Boa jogabilidade
  • Versão de PC excelente

Contras

  • Sem crossplay
  • Sem modo história