Gosto muitos de games com foco na narrativa e formas diferentes de contar histórias. Wide Ocean Big Jacket é um jogo que tenta ser bastante contemplativo, mas tropeça em suas limitações de jogabilidade – sem falar que é extremamente curto.
Isso não é um jogo, mas sim um livro interativo. Na própria descrição em sua página na loja é dito algo bastante subjetivo: “é como ver um filme com amigos ou se juntar para ler um livro”. Leve isso ao pé da letra!
Desenvolvimento: Turnfollow
Edição: Tender Claws
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura
Classificação indicativa: 12 anos
Português: Não
Plataformas: PC, Switch e iOS
Duração: 49 minutos (campanha)/1 hora (100%)
Narrativa acima de tudo
Certo, se existe algo de excelente neste jogo é a narrativa. São diálogos cativantes e gostosos de ser ler num fundo preto com o rosto de quem está se comunicando. Também existem os momentos de caminhadas com interações que tornam tudo por aqui algo bastante charmoso.
A história é bem simples, sobre um casal de namorados que leva a sobrinha mais nova (13 anos) e seu namorado para viajarem juntos por alguns dias e acampar. Aliás, eles não são meio novos para estar namorando? Bom, cada um com seus caprichos.
O jogo tem um enredo bastante cotidiano e comum, o que faz com quem nos sintamos mais próximos dos personagens por conta da comunicação direta com o público-alvo.
Os visuais também, apesar de simples e com poucos detalhes, revelam muita habilidade artística num mix de luz, sombras, cores chapadas e modelos 3D. É realmente impressionante e lindo de ver, como se tudo fosse um desenho animado.
Porém, nada disso consegue esconder o fato de que, como jogo, Wide Ocean Big Jacket é completamente limitado. Você não joga de fato, é um simples andar do ponto A ao ponto B, troca de controle entre os personagens principais, conversas com pessoas que vão fazer a história avançar e fim.
Linearidade agressiva
Wide Ocean Big Jacket mostra sua simplicidade extrema em poucos minutos. Todas as conversas desenvolvidas são extremamente lineares. Infelizmente as coisas por aqui são uma experiência bastante direta e sem influência de quem está jogando.
Olha, sou do tipo que acredita piamente que o foco de um jogo precisa ser, acima de tudo, o gameplay. Quando você não entrega uma experiência suficientemente satisfatória e que faça o jogador se sentir no controle, é bem provável que ele não seguirá em frente.
São cenas e eventos pré-estabelecidos, além de que não existe uma mecânica nem de escolhas. Na verdade, o jogo nem se importa em maquiar isso de qualquer forma. Não há puzzles, desafios, possibilidades… nada! Somos um mero assistente de um protagonista chamado enredo.
Talvez o motivo da frustração tenha sido porque minhas expectativas foram outras. E, realmente, a decepção que tive ao perceber que tudo aqui não passa de um livro interativo foi gigante. Isso não era para ser um adventure?
“Você não é o público“
Vou ser sincero: estou farto dessa frase acima. Sou plenamente capaz de gostar de qualquer tipo de jogo, desde que ele seja realmente algo jogável. Wide Ocean Big Jacket simula ser isso, e acaba esbarrando em uma série de eventos prontos, acompanhados de uma arte magnífica e diálogos bem construídos para sustentar as limitações. Deu certo? Aí é com você, comigo não “clicou”.
Porém, beleza e direção de arte não é o suficiente para segurar alguém. Fica o questionamento: qual a diferença entre jogar isto aqui e ver um vídeo no YouTube? Bom, como um livro interativo de fato ele até funciona – para não dizerem que fui cruel demais.
Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores