World of Horror apresenta-se como um jogo que desafia as primeiras impressões. O trailer sugere um jogo 8-bit que remete a um simulador de RPG de mesa, mas a experiência real é bem diferente.
Desenvolvimento: Paweł Koźmiński
Distribuição: Ysbryd Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, RPG
Classificação: 14 anos
Português: Não
Plataformas: Switch, PC, PS4, PS5
Duração: 1 hora (campanha)
Um RPG Repleto de Mistérios
O game é uma experiência movida a mistérios, exigindo que você investigue locais no mapa, analise pistas e se deixe levar pela sequência de eventos. A navegação é aparentemente simplificada: basta escolher o local destacado por um círculo. No entanto, a investigação é limitada, pois nem sempre é possível explorar o local desejado. Na escola, por exemplo, apenas a sala trancada e o pátio estão disponíveis para seleção, com ações específicas como recrutar aliados ou abrir armários em busca de itens.
Combate Complexo
O combate surge esporadicamente, exigindo confrontos com inimigos que requerem ataques físicos ou espirituais. As opções de ataque físico incluem armas de curto alcance e de fogo, mas os menus são complicados e pouco intuitivos, divididos em submenus cheios de ícones que demandam tempo para se acostumar. Aliados recrutados podem lutar ao seu lado, atacar, distrair ou até ser sacrificados. Cada ação consome tempo do turno, que pode chegar a 200 segundos, forçando o jogador a otimizar suas ações.
Exploração e Extras
Durante as batalhas, itens consumíveis podem restaurar a stamina (aqui, sendo seu HP), feitiços podem adicionar vantagens ou curar o personagem, mas muitos feitiços custam “Reason”, o nível de sanidade do personagem. Se isso zerar, o personagem enlouquece e o jogo é perdido após a batalha. O aspecto Roguelite aqui significa que cada tentativa perdida mostra a causa da morte e todo o progresso é em vão. É possível curar-se descansando em casa ou visitando o médico, mas isso custa fundos obtidos ao derrotar inimigos. Por fim, há várias opções de jogo, incluindo a história regular, jogo rápido ou uma jogatina personalizada.
Um bom jogo que complica demais
World of Horror é bastante decente, mas complica demais a experiência com excesso de informações, ícones e menus interativos não padronizados. O combate é a melhor parte, seguido pela exploração, que pode ser um tanto obtusa. O game exige paciência, pois, sem ela, é fácil abandonar com raiva a experiência após algumas tentativas frustradas.
Cópia de Switch cedida pelos produtores