review-yugioh-legacy-of-duelist-link-evolution-capa

Review Yu-Gi-Oh! Legacy of Duelist: Link Evolution (Switch) – É hora do duelo!

Até hoje foram feitos inúmeros títulos da franquia do anime de duelos Yu-Gi-Oh, e muitos inovaram de formas positivamente diferentes, das quais muitas não foram mais vistas depois.

Apesar de bastante conteúdo, será que Yu-Gi-Oh! Legacy of Duelist: Link Evolution consegue fazer jus ao legado do famoso cardgame?

Desenvolvimento: Other Ocean Interactive
Distribuição: Konami
Jogadores: 1 (local) e 1-2 (online)
Gênero: Estratégia, Tabuleiro
Classificação indicativa: 10 anos
Português: Não
Plataformas: PS4, Xbox One , PC e Switch
Duração: 8 horas (campanha)/13 horas ( 100%)

História

Saudades Yu-Gi-Oh de PSP

Lembro bem de gostar bastante da versão do jogo feita para PS1, apesar de bastante limitada e não seguir as regras originais do jogo. Levaram vários anos, mas tudo mudou completamente para mim quando tive contato com a série GX do PSP, onde vários elementos de RPG foram inseridos para dar um novo frescor aos jogos da série que basicamente se resumiam em um card game.

Simplesmente me apaixonei pela navegação no mapa através de um personagem próprio, na época. Considerava esta série GX a melhor já criada, por conta de tamanha liberdade que nos foi dada e exploração do mapa caminhando.

Infelizmente os desenvolvedores foram deixando a ideia de lado e trazendo Yu-Gi-Oh para um estilo mais simplista e bastante direto, com menus e seleções de texto, nascendo assim Legacy of Duelist e outros “filhos” para o mundo mobile.

Todas as temporadas existentes

Conteúdo absurdo

Entrando no mundo de Legacy of Duelist: Link Evolution, em termos de conteúdo é o jogo mais completo de toda a série, trazendo desde a primeira temporada do anime até as versões mais atuais. Porém, isso pode ser ótimo como também ao mesmo tempo péssimo.

É dito entre os fãs que o desenho foi perdendo a personalidade com o passar de suas temporadas, sendo as últimas as com maior índice de reprovação.

Eu mesmo, como um grande fã da franquia clássica, deixei de acompanhar Yu-Gi-Oh há bastante tempo – assisti até a GX – devido aos rumos sem nexo que a série tomou.

Isso se deve principalmente às adições às regras – algo refletido aqui em Legacy of Duelist -, as quais tornaram o jogo algo mais complexo de forma desnecessária, o que foge da proposta de Yu-Gi-Oh que sempre possuiu uma abordagem mais simples – ao contrário de similares, como Magic the Gathering.

Yu-Gi-Oh clássico

Legacy of Duelist: Link Evolution traz o anime clássico, protagonizado por Yugi Muto, e termina em Yu-Gi-Oh! Vrains – sobre o qual confesso não ter o mínimo de interesse em assistir.

Para mim, o mais divertido com certeza foi jogar a saga de Yugi, já que meu apego à franquia, mais uma vez, é completamente por conta desta época. Lembrei bastante de minha infância e épocas da juventude onde jogava até mesmo o card game físico, com cartas reais na escola com amigos.

Fundos de acordo com o campo definido

O jogo definitivo

Yu-Gi-Oh! Legacy of Duelist: Link Evolution é um jogo que faz aquilo já visto em muitos títulos de franquia, trazendo algumas novidades interessantes. Uma delas é o modo história, onde o enredo é contado num estilo visual novel e os personagens aparecem junto à linhas de texto do narrador, além dos diálogos.

É interessante saber a história dos animes através do jogo, mesmo que isso seja feito de forma bastante básica e sem vida – em minha opinião. Também é possível escolher com qual dos dois duelistas queremos jogar, já que todos os duelos aqui são baseados em 1×1 e sempre existem dois duelistas.

Fora isso, o jogo dá a opção de experienciar duelos históricos com o deck original do personagem ou um personalizado, com cartas compradas no menu Shop da tela principal usando seu dinheiro adquirido nos duelos.

Adicionalmente existe um modo Challenge, onde o jogador duela contra personagens já vencidos na campanha para ganhar novas cartas para seu deck, e um outro modo de nome Battle Pack, onde é possível comprar decks temporários para batalhas contra a inteligência artificial ou jogadores no modo online.

Número absurdo de cartas

Falando no online, pela primeira vez há um sistema para jogar através da internet de forma bem pensada e executada. Há a opção de partidas ranqueadas e casuais, ambas permitindo a criação e pesquisa de salas, apesar de ter deixado o crossplay de lado já que o jogo foi lançado em várias plataformas.

Nas vezes que experimentei este modo, não sofri lags ou algo do gênero. Mesmo assim, não foi sempre que encontrei pessoas jogando online, então tive que combinar com um amigo que possuía o jogo na mesma plataforma.

Se tratando dos duelos em si, algo que sempre me queixei sobre os jogos de Yu-Gi-Oh foi a velocidade em que ocorriam os duelos. Todos eram lentos, mensagens apareciam o tempo todo e uma partida demorava além do normal por conta destas escolhas ultrapassadas de design.

Sempre era necessário tomar uma ação também para cada carta armadilha ou com efeito caso elas estivessem no campo de batalha, porém aqui isso foi solucionado com várias opções de pular estas mensagens e ativar estas cartas apertando um comando.

Mesmo assim, ainda existe um contador na inteligência artificial que simula ela de estar pensando em sua próxima jogada, o que às vezes irrita porque é óbvio que o computador não pensa de fato.

Yu-Gi-Oh GX

Completíssimo

Para mim não tem outra, Yu-Gi-Oh: Legacy of Duelist – Link’s Evolution é o game definitivo da franquia do famoso cardgame japonês.

Mesmo com saudades imensas daqueles elementos de RPG existentes na série GX de PSP, o mais recente jogo de Yugi Muto não decepciona e oferece horas insanas de conteúdo, além de um modo online impecável que fará com que sua diversão se torne infinita.

Realmente, uma grande adição à biblioteca do Nintendo Switch, e mais obrigatório ainda para os fãs por conta da facilidade de levar o console por aí.

Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Yu-Gi-Oh! Legacy of Duelist: Link Evolution

9.5

Nota final

9.5/10

Prós

  • Muito conteúdo
  • Vários modos de jogo
  • Online funcional
  • Jogo infinito

Contras

  • Sem português
  • Online morto