Apesar de ter uma gameplay simples, Cars vai na contramão da maioria dos jogos de corrida do Game Boy Advance, apostando corretamente em uma jogabilidade com uma perspectiva isométrica.
Desenvolvimento: Helixe
Distribuição: THQ
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Corrida
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: GBA, DS, Game Cube, PC, PS2, PS3, PSP, Wii, Xbox, Xbox 360, Windows
Duração: 1 hora (campanha)/2 horas (100%)
Uma boa escolha de jogabilidade

O Game Boy Advance foi um portátil muito importante, trazendo diversas novas franquias, como Mega Man Zero e Battle Network, além de jogos elogiados de séries consagradas, como Castlevania: Aria of Sorrow. O GBA brilha em jogos 2D, mas não consegue atingir seu ápice em títulos 3D.
Nos jogos de corrida, essa limitação fica ainda mais evidente. O portátil da Nintendo não lida bem com a perspectiva mais comum do gênero, aquela em que a visão está posicionada atrás do carro, especialmente quando todos os detalhes do jogo são feitos em 3D.

Em Cars, os desenvolvedores optaram por uma perspectiva isométrica, famosa em jogos como Rock N’ Roll Racing. Entretanto, eles combinaram essa perspectiva com modelos 3D, melhorando significativamente a jogabilidade, deixando mais claro para o jogador o que estava acontecendo no portátil.
Além disso, o jogo apresenta o básico esperado de um título de corrida: dirigibilidade simples, mas competente, além de diversas pistas, carros variados e diferentes estilos de corrida, como desafios de drift, entre outros.
Correndo de um modo diferente

A escolha de câmera do jogo impactou positivamente os gráficos, especialmente na apresentação. Os modelos dos carros e das pistas são exibidos de forma mais nítida, permitindo ao jogador entender exatamente o que está acontecendo na tela. Isso proporciona uma experiência de jogo agradável, em contraste com outros títulos do gênero lançados para o portátil da Nintendo.
O modo história segue fielmente o enredo do primeiro filme, utilizando apenas imagens estáticas dos personagens acompanhadas de textos para os diálogos. Já a trilha sonora é pouco marcante, sem muita originalidade, reutilizando várias músicas de fundo do próprio filme.
Simples e inofensivo
Cars é um jogo baseado em filme que não corre riscos, mas que se destaca pela escolha de uma câmera diferente da maioria dos jogos de corrida lançados para o Game Boy Advance. Essa decisão torna a experiência mais divertida e agradável, consolidando o título como uma opção sólida e descomplicada para o portátil.
Revisão: Julio Pinheiro