memory-card-xbox-series-x

Xbox Series X terá formato proprietário para a expansão de armazenamento

Uma das características em comum dos consoles da próxima geração é que ambos usarão uma solução em SSD (Solid-State Drive) para acelerar a leitura e escrita dos arquivos. Isso trará um menor tempo nas telas de carregamento e uma transição mais fluida ao alternar entre os jogos (Quick Resume).

Esta semana, a Microsoft revelou as especificações técnicas do Xbox Series X. Uma das informações reveladas, foi a de que o SSD que acompanhará o console terá 1 TB e o armazenamento do console poderá ser expandido por meio de uma entrada proprietária. Tanto o armazenamento interno, quanto o externo, usam uma interface NVMe (com velocidade de 2.4GB/s) que, segundo a Microsoft, fará parte da Velocity Architecture, recurso que permitirá aos desenvolvedores usarem o SSD como uma memória adicional, já que os 16 GB de memória GDDR6 não seriam suficientes para alguns jogos com gráficos em 4K prometidos pela Microsoft para o Series X.

O SSD proprietário foi desenvolvido pela Microsoft em parceria com a Seagate com um formato que lembra o antigo Memory Card do Playstation. O dispositivo possui uma estrutura metálica para dissipação passiva de calor e é conectado na parte traseira do Xbox Series X. Ainda será possível usar HD na porta USB 3.2 do console, no entanto, os títulos do Series X não poderão ser executados a partir destes discos rígidos externos (USB 3.2), somente usando o disco rígido interno ou o armazenamento proprietário. Já os títulos das gerações anteriores ainda podem ser reproduzidos a partir do USB 3.2, mas sem usufruir integralmente dos benefícios da Velocity Architecture.

Construída em parceria com a Seagate, esta solução de armazenamento personalizado de 1 TB expande a capacidade de armazenamento do Xbox Series X com toda a velocidade e desempenho da Velocity Architecture.

Microsoft, sobre a expansão de armazenamento do Xbox Series X

Já foram reveladas a aparência, as especificações e os jogos do Xbox Series X. Agora a grande pergunta que falta ser respondida sobre o console é “qual será o seu preço de lançamento?”. O Xbox Series X tem previsão de lançamento para o final de 2020, mas ainda sem uma data definida.

Fontes: Xbox, Metro