Xbox Series X

Próxima geração do Xbox terá o dobro da potência do Xbox One X

A Microsoft está na frente da corrida para o lançamento da próxima geração de consoles, pelo menos em relação a divulgação da nova plataforma. Enquanto sobre o novo console da Sony existe um manto de mistério, a Microsoft já mostrou a cara do seu novo console, no The Game Awards 2019, e nesta segunda-feira (24) trouxe detalhes técnicos do Xbox Series X.

O console possui CPU e GPU desenvolvidas pela AMD que trazem arquitetura ZEN 2 (a mesma da série 3000 dos processadores Ryzen de desktop) e RDNA 2 (Arquitetura usada nas placas gráficas Radeon da série RX 5000 XT), respectivamente. Ambas as arquiteturas possuem litografia de 7 nm.

O processador do novo console tem quatro vezes o poder computacional do Xbox One e sua GPU possui um desempenho de 12 teraflops, o dobro do Xbox One X e cerca de 8 vezes mais, quando comparado ao Xbox One original. A título de comparação, o Google Stadia fornece 10,7 teraflops.

O Xbox Series X também contará com uma tecnologia proprietária chamada Variable Rate Shading (VRS) que permite os desenvolvedores escolherem quais elementos do jogo terão maior prioridade no uso do hardware. Essa abordagem resulta em taxas de quadros mais estáveis ​​e em alta resolução, sem impacto na qualidade final da imagem.

O Raytracing é uma técnica de renderização bastante usada em animações modernas que exige muito do hardware para trazer uma iluminação mais realista (a ideia por trás da técnica usada no raytracing também pode ser aplicada na acústica de ambientes 3D). O novo console da Microsoft terá DirectX Raytracing acelerado por hardware. Isso significa uma iluminação realista, reflexos e acústica mais precisos e em tempo real.

O Xbox Series X contará com Armazenamento SSD (não foi informado o tamanho drive) que reduzirá drasticamente o tempo de carregamento dos jogos, Quick Resume — Novo recurso que permite continuar vários jogos, a partir de um estado suspenso quase que instantaneamente, retornando para onde o jogador estava, sem esperar pelas longas telas de carregamento. —, Dynamic Latency Input (DLI) — Recurso que torna do comandos no controle mais precisos e responsivos devido ao protocolo de comunicação sem fio proprietário de alta largura de banda. —, HDMI 2.1 — Define automaticamente o modo de menor latência e sincroniza a taxa de atualização da tela com a taxa de quadros do jogo. — e o Series X terá suporte a uma taxa de quadro de 120 FPS.

O novo console terá retrocompatibilidade com todos os consoles anteriores (Xbox, Xbox 360 e Xbox One) e com o Xbox Game Pass. A novidade aqui é o Smart Delivery, tecnologia que permite comprar um jogo uma vez e jogá-lo no Xbox One ou Xbox Series X obtendo a versão correta do game em qualquer Xbox em que esteja jogando. Todos os jogos do Xbox Game Studios terão compatibilidade com o Smart Delivery, já os jogos third party, cabe a cada empresa decidir quais de seus jogos usarão a tecnologia.

O Xbox Series X chega as lojas no final do ano, ainda sem data ou preço definidos. Halo Infinite e Senua’s Saga: Hellblade II já foram confirmados para o novo console da Microsoft.

Fonte: Xbox Wire