cold-war-1

Review Call of Duty: Black Ops Cold War (PS4) – Volte para o Warzone!

Situado em um dos períodos mais tensos do século XX, o jogo busca manter a hegemonia, mas decepciona se comparado ao título anterior. Um enredo bagunçado, missões secundárias irrelevantes, desempenho instável e um modo multiplayer sem novidades resumem a bagunça que é Call of Duty: Black Ops Cold War.

Desenvolvimento: Treyarch, Raven Software e Beenox
Distribuição: Activision
Jogadores: 1 (local) e 1-40 (online)
Gênero: Ação, Tiro, Multiplayer
Classificação indicativa: 18 anos
Português: Dublagem e interface
Plataformas: PS4, PC e Xbox One
Duração: 5 horas (campanha)/8 horas (100%)

Diversos problemas se misturam em CoD Black Ops Cold War
Diversos problemas se misturam em CoD Black Ops Cold War

Este enredo custou R$0,99

A campanha de Call of Duty: Black Ops Cold War se passa no auge da Guerra Fria, mais precisamente nos anos 80. O cenário de tensão entre o pólo capitalista e o socialista aumentam quando um agente soviético conhecido como Perseus coloca as mãos em arquivos que revelam a existência de diversas ogivas nucleares norte-americanas espalhadas por todo o território europeu. 

Dispostos a impedi-lo, a CIA inicia uma grande operação que seleciona seus melhores agentes disponíveis para participarem desta grande missão. Repleta de clichês e teorias conspiracionistas, a campanha se perde completamente em suas missões finais e nos faz refletir se nosso tempo é tão descartável ao ponto de estarmos jogando ela. Os únicos pontos que merecem destaque são os gráficos, que estão impressionantes e realistas, e o som que, além de contar com uma dublagem excelente transmite completamente a sensação de se estar dentro da guerra.

O enredo é tão ruim que pular a campanha é uma opção muito viável
Brainstorming durante o desenvolvimento do enredo

Missões secundárias?

Sim amiguinho, você não leu errado. Em Call of Duty: Black Ops Cold War temos duas missões secundárias para completar: as operações Caos e Red Circus. É necessário coletar evidências durante a campanha principal para juntar o máximo de informações possíveis para descobrir o alvo que deve ser eliminado. 

Antes de entrar na missão de fato, é necessário averiguar as evidências e obter coordenadas, nomes e códigos para solução dos quebra-cabeças que estão dispostos na mesa. Com o alvo identificado, somos enviados para sua localização e devemos eliminá-lo. 

Completar estas missões não gera impactos na história principal, apenas uma menção durante a cutscene final. O que na minha opinião só serve para inchar um pouco mais a campanha, que é extremamente curta e sem graça.

Missões secundárias irrelevantes estão inclusas na campanha
Examine as evidências e encontre o alvo

“Novidades” e retrocesso no multiplayer

Os modos clássicos como mata-mata em equipe, baixas confirmadas, contra todos e dominação estão de volta. As grandes novidades são os seguintes modos:

  • Bomba Suja: que divide os jogadores em equipes de 4 com o objetivo de coletar urânio e explodir bombas adversárias;
  • Armas Combinadas: com presença de veículos e mapas maiores, me lembram um pouco de Battlefield.

O arsenal é pequeno, contando apenas com 5 fuzis de assalto, 5 submetralhadoras, 4 fuzis táticos, 3 metralhadoras leves e 3 fuzis de precisão. O ponto positivo é que podemos desbloquear miras, cabos, bocais, pentes e camuflagens diferentes conforme jogamos com elas, deixando o armamento com nossa cara. 

Estão disponíveis até o momento 8 mapas que se adaptam de acordo com o modo selecionado. Mas, como em Modern Warfare, novos conteúdos serão adicionados ao longo do tempo, então só nos resta aguardar as novidades.

O multiplayer não apresenta evolução
O multiplayer não apresenta evolução

Zumbis nazistas de novo

Outro modo que faz muito sucesso na franquia Call of Duty é o Modo Zombies. Sua primeira aparição foi em Call of Duty: World at War e virou tradição aparecer nos jogos desenvolvidos pela Treyarch. 

Sem muitas mudanças das versões anteriores, podemos destacar a possibilidade de realizar uma extração e encerrar a missão, em vez de ter que se matar sempre que quisermos ir para outra partida. O arsenal é compartilhado com o multiplayer PvP, o que facilitou muito a progressão. O mapa disponível para este modo é o Die Maschine, localizado em uma base nazista na Polônia. E isto me incomoda muito, pois o tema do jogo é a Guerra Fria e não a Segunda Guerra Mundial. Acredito que não custaria nada para a Treyarch desenvolver um Modo Zombies de acordo com a temática  do jogo.

O modo zombies continua com temática nazista
O modo zombies continua com temática nazista

A guerra não muda

Não é novidade que os jogos da franquia Call of Duty tem diversos problemas de desempenho que são corrigidos ao longo do tempo. Mas o que enfrentei com este título em específico superou todas os meus piores pensamentos sobre ele. No dia do lançamento eu tive o progresso corrompido três vezes e, sempre que chegava à terceira missão, um som agudo era emitido pelo jogo e ele fechava sozinho. Isto só foi corrigido no dia 15 de novembro (dois dias após o lançamento) através de uma atualização. Como se não bastasse, diversas cenas e partidas multiplayer sofrem de quedas abruptas de fps e bugs sonoros. Algumas animações e a inteligência artificial dos inimigos também estão inferiores ao título anterior. Já nossos companions desempenham um papel importante durante o combate na campanha. 

Caso esteja interessado em jogar, recomendo aguardar uma boa promoção, pois desembolsar o valor total não é uma decisão assertiva. Por enquanto volte para o Warzone ou se delicie com a obra-prima que é o Modern Warfare. Diante de todos os problemas apresentados e a falta de evolução com o novo CoD, o melhor a fazer é esperar que os erros sejam corrigidos e que o desempenho melhore, pois desta forma você conseguirá se divertir com Call of Duty: Black Ops Cold War.

Esta review foi feita com uma cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Call of Duty: Black Ops Cold War

6.5

Nota final

6.5/10

Prós

  • Gráficos incríveis
  • Efeitos sonoros imersivos
  • Atuações espetaculares
  • Progressão multiplayer facilitada

Contras

  • Quedas de fps
  • Bugs sonoros
  • Campanha fraca e previsível