Kingdoms and Castles, uma espécie de Tropico ambientado na Idade Média, oferece uma experiência intrigante de gerenciamento de terras e construção de reinos. A proposta é clara: cobrar impostos, manter a felicidade dos vilarejos e defendê-los contra dragões, vikings e outros invasores. Essa jornada, no entanto, possui suas virtudes e algumas falhas notáveis.
Desenvolvimento: Lion Shield
Distribuição: Blitworks
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Estratégia
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: 10 horas (campanha)/15 horas (100%)
Expansão de Reinos
Uma característica apreciável é a capacidade de conquistar novas ilhas e expandir seu domínio, através de embarcações de exploração. Contudo, a desvantagem é que os recursos são separados para cada ilha, exigindo um navio de carga para transporte. Uma solução mais simples para a troca de materiais entre ilhas seria bsatante bem-vinda.
O menu de conselheiros é uma ferramenta valiosa, fornecendo dicas sobre o que fazer a seguir e aspectos a serem cuidados. Essa funcionalidade abrange desde as necessidades dos camponeses até a gestão de recursos.
Frequentemente, caso exista uma inteligência artificial no jogo, seu reino será visitado por outros diplomatas que comandam ilhas vizinhas. Fica à escolha do jogador recebê-los bem ou não, e isso criará alianças ou inimigos para suas terras. Isso movimenta bastante missões criadas no modo história, exigindo com que ajudemos nossos aliados com invasões, recursos, e afins.
No mais, manter a felicidade do povo em seu reinado é simples, mas isso vem acompanhado de várias ramificações. De tempos em tempos, podemos ver o que os moradores estão desejando, seja algo para entretenimento do povo ou um pedido mais específico como igrejas ou hospitais. Também existe vários tipos de trabalhos na ilha, e de tempos em tempos novos exploradores vêm até lá e decidem se ficam ou não por ali como novos habitantes – pra isso, é necessário construir casas.
Complexidade Desnecessária
Certos aspectos do jogo são mal explicados, como o comércio nos portos dos aliados. O transporte de recursos entre ilhas é confuso, e a mecânica manual exigida para gerenciar o que será levado e deixado em um local é considerada desnecessariamente complicada. Alguns processos poderiam ser automatizados para aliviar essa pressão, tornando o jogo mais acessível. O mesmo acontece com carros que transportam recursos dentro da própria ilha.
Pra piorar, alguns pré-requisitos para a construção de certos edifícios adicionam mais complexidade desnecessária ao jogo. Embora o modo criativo esteja disponível para treinar e entender como tudo funciona, simplificar alguns dos requisitos para unidades militares e edifícios avançados seria benéfico.
Em Age of Empires, por exemplo, construir unidades de combate custa, geralmente, ouro, madeira, comida e casas. Já aqui, precisamos ter o recurso armamentos, que é criado pela construção Blacksmith, que requer uma outra construção que criar carvão. Portanto, existe toda uma cadeia de elementos pra bolar algo que deveria ser simples.
Avaliação Final:
Kingdoms and Castles proporciona uma experiência envolvente de construção de cidades na era medieval. Sua complexidade pode afastar alguns jogadores, mas aqueles que persistirem encontrarão uma joia no subgênero dos city builders. A expansão de reinos pra outras ilhas e os conselheiros que dão dicas se destacam, embora a mecânica desnecessariamente complicada e requisitos excessivos pra construir certas coisas possam prejudicar a experiência para alguns.
Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores