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A Sustentabilidade do Modelo de Negócio do Game Pass na Indústria de Jogos

A introdução do Xbox Game Pass pela Microsoft revolucionou a forma como os jogadores consomem jogos, oferecendo uma biblioteca rotativa de títulos através de uma assinatura mensal. No entanto, como em qualquer mudança significativa no cenário da indústria de jogos, surgiram debates sobre a sustentabilidade desse modelo e se ele é predatório para a indústria. Neste artigo, vamos explorar diversas opiniões vindas de usuários e da própria indústria para entender por que o modelo de negócio do Game Pass não é predatório, e por que devemos ser otimistas quanto ao futuro do modelo “jogo como serviço”.

Acesso democrático e inclusivo

Xbox Game Pass: Confira os jogos que entram para o catálogo em dezembro

Uma das principais vantagens do Game Pass é sua natureza inclusiva, proporcionando acesso a uma ampla variedade de jogos por meio de uma única assinatura. Essa democratização do acesso aos jogos é vista como um aspecto positivo, uma vez que permite que jogadores de diferentes perfis socioeconômicos tenham a oportunidade de explorar uma biblioteca diversificada de títulos sem a necessidade de adquirir cada jogo individualmente.

Estímulo à inovação e experimentação

Indies love Xbox Game Pass – developers at Ravenlok also praise the service  - Aroged

O modelo “jogo como serviço” do Game Pass estimula a inovação e a experimentação dentro da indústria de jogos. Ao oferecer uma plataforma para jogos independentes e de menor porte, o serviço permite que desenvolvedores inovadores ganhem visibilidade e alcancem um público mais amplo, incentivando o desenvolvimento de novas ideias e conceitos.

Benefícios para desenvolvedores

PC Game Pass “100% worth it” for the devs behind its newest indie game |  PCGamesN

Contrariando a ideia de que o Game Pass é predatório para os desenvolvedores, muitos veem o serviço como uma fonte adicional e sustentável de receita. Por meio do pagamento de royalties baseados no tempo de jogo, os criadores de jogos incluídos no catálogo do Game Pass podem obter receitas recorrentes, o que pode ser especialmente vantajoso para desenvolvedores independentes que lutam para obter exposição e reconhecimento. Resumindo: se o seu jogo possui qualidade o suficiente, consequentemente chamará atenção do público.

Combate à pirataria e respeito ao trabalho criativo

Hacker Strongly Warns Nintendo Switch Owners Not To Pirate Games –  NintendoSoup

O Game Pass também é elogiado por seu potencial para combater a pirataria de jogos. Ao oferecer uma alternativa legal e acessível para os jogadores, o serviço pode ajudar a reduzir a pirataria, garantindo que os criadores sejam recompensados adequadamente por seu trabalho árduo e criativo. A teoria é a mesma da forma Spotify e Netflix de ser, cujos serviços tiram o incentivo do usuário de consumir produtos ilegais justamente pelo conforto e variedade de catálogo.

Fidelização de jogadores e suporte contínuo

Sea of Thieves: The Legend of Monkey Island - Announcement Trailer - YouTube

O modelo “jogo como serviço” do Game Pass pode levar a uma maior fidelização de jogadores, uma vez que os assinantes são encorajados a continuar com a assinatura para ter acesso a novos títulos adicionados regularmente. Isso pode levar a um suporte contínuo aos títulos, mesmo após o lançamento inicial, permitindo que os desenvolvedores continuem a aprimorar e atualizar seus games. Um grande exemplo é Sea of Thieves, que vem recebendo atualizações e novidades temáticas constatemente, como o update relacionado à Monkey Island. Porém, é importante lançar o produto minimamente jogável e com um roadmap de futuras iterações bastante claras.

O futuro promissor do modelo “Jogo como Serviço”

Considerando as vantagens mencionadas acima, muitos especialistas acreditam que o modelo de negócio do Game Pass é benéfico e promissor para o futuro da indústria de jogos como um todo. À medida que o serviço continua a atrair mais assinantes e desenvolvedores, é provável que ele evolua e se aprimore, se tornando uma parte essencial do cenário de games e impulsionando ainda mais a inovação e a criatividade dentro da indústria.

Em conclusão, o modelo de negócio do Game Pass não é predatório para a indústria de jogos, mas sim uma abordagem inovadora que oferece benefícios tanto para os jogadores quanto para os desenvolvedores, especialmente aqueles menores e recém-chegados na indústria. O modelo “jogo como serviço” tem o potencial de moldar positivamente o futuro da indústria, tornando-a mais inclusiva, diversificada e sustentável, de forma que permite o suporte contínuo de títulos que precisam sair no mercado o quanto antes para gerar o retorno de investimento.