A quinta edição da Summer Game Fest foi uma temporada em que os jogos independentes brilharam, com pouco foco nos grandes lançamentos AAA – que ficaram mais restritos ao evento da Microsoft, que mostrou toda a força de seu arsenal bilionário de publishers e estúdios. Mesmo assim, há bastante novidades interessantes para os próximos tempos, e elencamos aqui algumas das mais legais.
Life is Strange: Double Exposure
Desenvolvido pela Deck Nine, Life is Strange: Double Exposure marca o retorno de Max Caulfield à franquia com mais um mistério, dessa vez envolvendo o homicídio de Safi, uma amiga da protagonista. Para salvá-la, Max tenta voltar no tempo novamente, usando um poder que ela não utilizava há anos. Entretanto, ela acaba caindo numa linha do tempo alternativa na qual Safi não está apenas viva, mas também em perigo iminente – tudo enquanto o assassino planeja matar outra pessoa na outra linha do tempo.
Max precisará viver entre duas linhas temporais para solucionar esse caso, que poderá ser desvendado a partir do dia 29 de outubro para Xbox Series X|S, PS5 e PC. É uma promessa intrigante, visto que o título dará continuidade à história de uma protagonista cujo arco foi encerrado no começo da série, com dois finais extremos escolhidos pelos próprios jogadores. Isso, com certeza, fará uma diferença importante no desenrolar de Double Exposure, dependendo das escolhas que os responsáveis decidiram seguir em relação ao que é canônico ou não do primeiro jogo.
LEGO Horizon Adventures
Previsto para o fim do ano, LEGO Horizon Adventures é uma combinação inusitada entre uma das maiores franquias da Sony e os personagens feitos dos tijolos coloridos e despojados de uma das principais fabricantes de brinquedos. Desenvolvido pelo Studio Gobo em parceria com a Guerrilla Games, o título promete recontar a narrativa de Horizon Zero Dawn com mais leveza, sendo situado em um futuro pós-apocalíptico numa Terra completamente feita de LEGO.
Nesse jogo, o foco cinematográfico da franquia dará lugar a uma câmera vista de cima, combinada com uma jogabilidade cooperativa ao estilo de um RPG de ação. Pelo visto, a alteração funcionou bem, porque a gameplay aparenta ser sensacional. Apesar de Horizon ser um dos principais chamarizes do PlayStation, o título também chegará no lançamento para o Switch e o PC, sendo mais uma série da Sony saindo diretamente para uma plataforma rival.
Street Fighter 6
Lançado em 2023, Street Fighter 6 levou os jogos de luta a um novo patamar graças à sua jogabilidade inovadora e sua apresentação inigualável. Atualmente, todos os principais nomes do gênero adotam uma abordagem de serviço, trazendo novos conteúdos a cada temporada, como personagens adicionais, roupas e cenários – e isso não poderia ser diferente para um dos carros-chefe da Capcom.
No segundo ano do fighting game, mais quatro personagens chegarão aos ringues virtuais. M. Bison e a capoeirista Elena, velhos conhecidos dos fãs da série, irão marcar presença no jogo em breve. Porém, o que chama a atenção é a adição de dois lutadores icônicos da SNK: Terry Bogard e Mai Shiranui, de The King of Fighters e Fatal Fury, também estarão nessa segunda temporada, a ser lançada ao longo do restante desse ano e do começo de 2025.
Clair Obscur: Expedition 33
Clair Obscur: Expedition 33 é o primeiro jogo da Sandfall Interactive, um estúdio independente fundado em 2020. Situado no século XIX, o título contará uma história em que seus heróis tentarão acabar com o ciclo de uma pintora que, todo ano, desenha um número amaldiçoado e faz com que todos que tenham essa idade desapareçam.
Com um combate baseado em turnos que combina mecânicas defensivas e contra-ataques em tempo real, o jogo promete ter uma jogabilidade dinâmica e com animações delirantes. Feito através da Unreal Engine 5, o game tem uma apresentação bastante estilizada e está programado para sair em 2025 para PS5, PC e Xbox Series X|S, chegando também ao catálogo do Game Pass.
Unbeatable
Unbeatable se passa num universo onde a música é ilegal, e a proposta é justamente tocar numa banda, cometer crimes e lutar contra os policiais que tentam impedir isso. Com uma jogabilidade arcade misturada com mecânicas típicas de jogos de ritmo, o título se situa num vasto mundo aberto marcado por uma direção artística toda desenhada à mão, no estilo dos animes.
Com uma trilha sonora totalmente original, Unbeatable promete oferecer uma experiência única e diferenciada. Feito pela D-Cell e publicado pela Playstack, o título foi anunciado durante a PC Gaming Show com promessa de lançamento em 2025 para PC, Xbox Series X|S e PS5.
Blumhouse Games
No ano passado, a Blumhouse, uma das principais produtoras de filmes de terror, anunciou que entraria no mercado de games, financiando produções independentes numa tentativa de replicar sua estratégia no cinema: produzir conteúdos de baixo orçamento, mas com potencial de lucro enorme. Já estamos vendo a nova distribuidora tomar forma, pois eles anunciaram seis novos jogos em uma entrevista ao vivo com Geoff Keighley.
Os principais destaques são Grave Seasons, um jogo de fazendinha numa cidade onde um dos habitantes é um serial killer sobrenatural e Project C, a nova empreitada de Sam Barlow em parceria com o cineasta Brandon Cronenberg – ainda com bastante mistério a respeito sobre como será o jogo. É ótimo ver uma produtora desse calibre tentando levar sua expertise para um outro mercado, especialmente quando vários projetos curiosos e diferentes foram selecionados por eles.
ABYSS X ZERO
Nesse ano, a Summer Game Fest realizou um evento dedicado a jogos produzidos por estúdios latino-americanos, e ABYSS X ZERO foi parte dessa exposição virtual. Criado pelas brasileiras do Studio Pixel Punk, de UNSIGHTED, o jogo é um metroidvania em 3D que colocará os jogadores no controle de dois personagens distintos, os quais precisam usar suas habilidades únicas para lutar uns contra os outros.
Com uma ação frenética, uma ótima trilha sonora e uma apresentação sensacional em low poly, o título já desperta bastante interesse para o futuro. O game está confirmado somente para PC, através da Steam, ainda sem previsão de lançamento.
Perfect Dark
Anunciado no The Game Awards de 2020, o reboot de Perfect Dark finalmente ganhou uma prévia de sua jogabilidade no evento da Microsoft. Produzido pela The Initiative em parceria com a Crystal Dynamics, o título retrata uma missão da agente Joanna Dark em busca de um criminoso procurado mundialmente que é a chave para resolver um mistério que ameaça a vida de milhões de pessoas.
A gameplay do título surpreendeu, já que os desenvolvedores estão criando uma experiência de simulação imersiva com elementos de stealth e mecânicas de parkour. Os visuais, em primeira pessoa, estão incríveis e as cutscenes possuem uma cinematografia ímpar. O título só não tem nenhuma previsão de lançamento, mas chegará eventualmente ao PC e o Xbox Series X|S prometendo mostrar que toda essa espera valerá a pena.
Muita coisa legal
Sem muitas revelações impactantes e com destaque para diversos títulos independentes ou de escopo menor, essa temporada de anúncios certamente refletiu o estado da indústria, que enfrenta um ano marcado por cancelamentos de projetos, fechamentos de estúdios e demissões em massa. Contudo, mesmo com esses problemas, felizmente há muitos jogos interessantes para prestar atenção no futuro.
Revisão: Jason Ming Hong