Poucos sabem, mas antes de se tornar um dos maiores fenômenos da história dos videogames, Counter-Strike começou originalmente como um mod de Half-Life – e uma das pessoas que ajudaram a criar essa modificação é Gooseman, que agora está lançando Alpha Response, um shooter em acesso antecipado. O título traz ótimas ideias e renova o cenário dos jogos de tiro, mas erra por estar longe de parecer um produto completo.
Desenvolvimento: Ultimo Ratio Games
Distribuição: Ultimo Ratio Games
Jogadores: 1-4 (online)
Gênero: Tiro
Classificação: 14 anos (linguagem imprópria, violência, drogas ilícitas)
Português: Não
Plataformas: PC
Duração: 1 hora (partida)
Combatendo a criminalidade

Com uma jogabilidade em primeira pessoa, Alpha Response apresenta, essencialmente, um misto entre elementos de Payday e Counter-Strike. Os jogadores assumem o papel de policiais que precisam enfrentar gângsters, criminosos e terroristas em missões ambientadas em grandes cenários urbanos – é necessário desarmar bombas ou escoltar civis enquanto se tenta evitar que eles morram em meio ao caos e desespero das situações retratadas no decorrer da jogatina.
O título é um shooter tático, com uma gameplay cadenciada e focada na estratégia. Mecanicamente, Alpha Response lembra bastante Rainbow Six Siege, contando com recursos como escudos para defesa e até a possibilidade de movimentar a arma verticalmente para melhorar a precisão da mira. Embora o jogo seja voltado para uma experiência cooperativa, também é possível jogá-lo sozinho em salas personalizadas, que permitem a personalização de cada variável das partidas, como o nível de dificuldade, por exemplo.

Há, atualmente, apenas dois mapas disponíveis, mas eles são enormes e, juntos, oferecem 40 missões distintas, todas com objetivos variados. Uma única partida pode englobar várias atividades em sequência, o que aumenta consideravelmente o tempo de jogo e a adrenalina gerada ao longo da gameplay – que é funcional e divertida, mas prejudicada por alguns probleminhas pontuais.
Ainda em acesso antecipado

Alpha Response foi desenvolvido através da Unreal Engine e conta com um desempenho insatisfatório. Os gráficos não chegam a ser totalmente feios nem nada do tipo, mas estão longe de justificar uma performance decepcionante, marcada por travamentos constantes que prejudicam a fluidez necessária para o bom funcionamento de um shooter. A apresentação também sofre com um lado sonoro extremamente estourado, e a interface é confusa e pouco intuitiva.
Alpha Response foi lançado em outubro de 2024, com a promessa de permanecer em acesso antecipado por doze meses, mas, até agora, não parece próximo de estar realmente finalizado. As atualizações, no entanto, são lançadas com frequência: em maio de 2025, os desenvolvedores aprimoraram toda a inteligência artificial dos inimigos, melhorando o posicionamento deles nos mapas para torná-los uma ameaça mais imprevisível para os jogadores.

Ou seja, os responsáveis estão trabalhando em aspectos básicos para um título desse gênero. O melhor é aguardar até que o shooter atinja um nível minimamente tolerável antes de adentrar o conteúdo oferecido, porque existe potencial no que já é apresentado por Alpha Response, que precisa ser muito mais refinado do que é.
É melhor aguardar
Em um nível conceitual, Alpha Response traz ideias espetaculares que se encaixam bem na proposta de um shooter cooperativo. O próprio conceito de um Payday já não tem sido tão explorado quanto deveria, e oferecer uma experiência inversa é uma grande novidade para essa fórmula. Mas, infelizmente, o estado atual do jogo faz com que ele acabe sendo abandonado pela comunidade.
Por isso, mesmo com os desenvolvedores trabalhando para finalizar tudo por meio das atualizações, é improvável que esse título tenha uma vida longa – o pico de jogadores simultâneos na Steam é de somente 16 pessoas, ilustrando bem essa falta de engajamento. Sem uma base ativa aproveitando o game, o futuro dele não fica tão interessante. É uma pena.
Cópia de PC cedida pelos produtores