A Short Hike capa

Review A Short Hike (Xbox One) – Uma rápida aventura

Uma das coisas que nunca imaginei que gostaria tanto seria caminhar nas montanhas, e acabei fazendo isso da forma mais acessível possível: através de um videogame. A Short Hike te coloca no papel de uma pinguinzinha chamada Claire, que é convidada por sua tia para passar uns dias em sua casa nas montanhas de Hawk Peak. Com isso, nossa protagonista precisa se afastar um pouco da loucura do dia-a-dia, enquanto se aproxima mais da natureza. Se você é do tipo que sente que está muito envolvido na correria diária dos centros urbanos e precisa esticar um pouco as pernas, leia até o fim! Caso contrário, leia também.

Desenvolvimento: Adam Robinson-Yu
Distribuição: Whippoorwill
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Plataforma
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, Xbox One, Switch
Duração1.5 horas (campanha)/4 horas (100%)

Respiro de ar puro

Vivendo a natureza
Vivendo a natureza

A Short Hike é um jogo cujo objetivo é um só: subir a montanha. Claire deseja chegar ao ponto mais alto possível do local para que seu celular tenha sinal de operadora, e para isso várias tarefas menores precisam ser cumpridas. Dentre todos os objetivos, vários são distribuídos conversando com personagens secundários que estão passando o dia no cenário local. O resultado disso são muitas conversas rápidas engraçadinhas e diálogos que transparecem uma sensação de vida em todos os NPC existentes ali, fora piadinhas que quebram a quarta parede e fazem com que os personagens tirem sarro pelo fato de aquilo ser um jogo, e eles têm conhecimento disso.

A maneira de receber incentivo para realizar essas missões paralelas é por conta da recompensa, tida em forma de uma pena dourada. Essa pena possibilita com que Claire possa flutuar por mais tempo ao sobrevoar os cenários de Hawk Peak. Fora isso, sua capacidade de bater asas e alcançar locais mais altos também é aprimorada, algo que é extremamente necessário de acontecer para que a protagonista chegue ao topo.

Atividades paralelas e minigames

Venda seu peixe!
Venda seu peixe!

A parte mais interessante de todo o game é justamente essas atividades que existem para que a missão de “atingir o cume da montanha” seja realizada, já que a Short Hike é bastante curto – menos de 3 horas de duração – e pode ser até mesmo finalizado bem antes do planejado. Após o gran finale e os aprendizados obtidos para a vida, Claire pode voltar novamente à Hawk Peak e continuar todas as missões paralelas que ficaram para trás.

Algumas atividades são bastante interativas e contém até mesmo um minigame, como o jogo de vôlei com o bastão e a pescaria. A primeira é um vôlei de praia no qual jogamos utilizando o graveto/bastão que Claire encontra no início da história, enquanto a segunda nos concede peixes que podem ser trocados por dinheiro com um comprador local. Podemos também tentar bater nosso próprio recorde e buscar por peixes maiores. Coletáveis, adicionalmente, são um elemento presente na jornada, para prolongar ainda mais a duração do rápido indie.

Aproveitamento mediano por culpa da duração

Excelentes ideias com curta duração
Excelentes ideias com curta duração

Algumas poucas mecânicas são exploradas no game, e isso me fez sentir uma tristeza pelo potencial desperdiçado. Um bom exemplo é a escalada, que é usada em poucos locais já que ela é mais requisitada no final da montanha. Junto a isso, temos a habilidade de flutuar de Claire, a qual não pode ser usada em locais gelados pois suas asas ficam congeladas. Acaba sendo necessário mergulhar em fontes termais para voltar ao estado normal, além de ter um limite de quantas vezes podemos bater as asas após aquecê-las. Muitas dessas jogabilidades vão surgindo conforme avançamos, mas a curta duração de Short Hike não deixa com que tudo isso seja bem utilizado ou mais presente. É uma pena tanto potencial ter recebido tão pouco conteúdo, mesmo que o impacto de tudo seja grande.

Finale

A Short Hike é uma experiência curta e bastante rápida, mas que deixa uma mensagem importante: viva e aproveite o momento. Apesar do mundo ser bastante vivo, os personagens serem cativantes e a jogabilidade ir crescendo exponencialmente, é inegável a sensação de que tudo podia ter sido melhor aproveitado e que a duração podia ter sido um tanto quanto maior. É o tipo de mundo do qual você não quer sair uma vez que entra. Porém, 3 horas passam muito rapidamente, e deixam uma sensação de querer mais. Quem sabe um futuro DLC possa expandir a história futuramente?

Cópia de Xbox One cedida pelos produtores

A Short Hike

7.5

Nota final

7.5/10

Prós

  • Mundo e personagens carismáticos
  • Ambientação bem construída
  • Visuais charmosos e personalizáveis
  • Mecânicas divertidas e crescentes
  • Atividades secundárias divertidas

Contras

  • Incrivelmente curto
  • Pouco aproveitamento de forma geral
  • Uma vez finalizado, a sensação de recompensa acaba