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Review Raven’s Hike (Switch) – Uma subida desafiadora

Algumas pessoas acreditam que não se deve mexer no time que está ganhando. No entanto, eu acredito que o problema não é a mudança, mas sim a sua dosagem, fora que é importante saber aproveitar o melhor e reproduzi-lo de forma única.

Raven’s Hike é o mais novo título do estúdio brasileiro Wired Dreams Studio, os mesmos criadores de Red Ronin. A escalada de Raven, como o próprio nome indica, é o exemplo perfeito para o que acredito. Com desafios que intercalam a dificuldade e puzzles que demandam reflexo, a Wired Dreams Studios conseguiu modificar bem sua fórmula.

Desenvolvimento: Wired Dreams Studios

Distribuição: QUByte Interactive 

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Aventura, Estratégia, Plataforma, Puzzle

Classificação: Livre

Português: Legendas e interface

Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series S/X

Duração: 1,5 horas (campanha)

Mulher-aranha 

Quatro portas que escondem muitos desafios.

Raven’s Hike, como o próprio nome já informa, é a escalada de Raven. Mas a grande pergunta é: por que ela está escalando? Bom, a resposta para isso está apenas na página da Steam. Segundo ela, o mundo de Raven está arruinado e ela precisa subir uma torre para recuperar o equilíbrio. O problema é que nem o próprio game introduz isso, e nós apenas começamos a subir.

Apesar do maior foco de Raven’s Hike ser seus desafios, essa falta de motivação para eles pode fazer falta. Não querendo ser chato – mas já sendo -, isso me incomodou um pouco, mesmo com um final interessante e a conexão de aprendizado que temos com Raven. 

As gemas azuis e as lâminas amarelas.

Diferentemente de Red Ronin, no qual sua protagonista deslizava fatiando os inimigos, Raven’s Hike dispõe de um gancho de alpinismo para fazer algo semelhante. Raven movimenta-se apenas com o auxílio dessa ferramenta ao acertar as paredes. O desafio aumenta de forma gradativa, com o primeiro sendo usar o gancho de forma precisa, visto que é algo muito difícil. Quando se dá conta, o reflexo de quem joga é colocado à prova sempre.

Apenas com sentido-aranha

Raven’s Hike contempla desafios formosos que escalam a cada nova sala. De início, devemos apenas chegar até a porta sem muitos obstáculos. Isso é simples, mas ter uma movimentação certeira não é fácil. Após algumas salas, gemas azuis devem ser pegas para abrir a porta. Depois, alguns espinhos ficam nas superfícies para estorvar as decisões do jogador, e assim a dificuldade vai ampliando.

A premissa funciona e não frustra mesmo após inúmeras mortes. Com um total de sessenta salas, você nunca sabe o que há de novo do outro lado. Pode ser um ambiente com apenas lâminas e espinhos, enquanto outras apresentam bolas escuras que perseguem Raven independente para onde ela vá, junto com tudo que já foi citado.

Raven’s Hike e Red Ronin possuem essas semelhanças. Porém, aqui você até pode criar estratégias, mas são sempre a precisão e a velocidade da sua mobilidade que ditarão o sucesso. No final, uma mecânica surpresa é adicionada e posso até dizer que facilita as coisas, mas estaria mentindo.

A pena laranja é opcional, sendo possível pegá-la outra hora.

Vale ressaltar que em algumas salas, após abrir a porta, existem penas douradas para serem resgatadas. Nisso, você se questiona se vale a pena arriscar tentar pegá-las e morrer no processo, fazendo com que reinicie a fase ou deixe para uma outra hora para quando tiver mais habilidade. 

Mudanças homeopáticas

Quis comparar Red Ronin e Raven’s Hike exatamente para reforçar que as mudanças feitas são poucas, mas ainda sim efetivas. A Wired Dreams Studio mantém o que inaugurou na vingança de Red, e renovou na escalada de Raven. A mudança de atos em turno com estratégia para agilidade e reflexo são certeiras, assim como o gancho da protagonista.

Raven’s Hike é uma experiência desafiadora, que pode ser curta para os amantes de plataforma hardcore. No meu caso, demorei e pereci mais do que me orgulho, mas ainda foi bem divertido. A forma como todas as sessenta fases vão intercalando a dificuldade faz com que sempre os reflexos de quem joga sejam apurados. Esse é o maior foco do game, sendo algo visível pela falta de uma profundidade na história que, para mim, fez uma grande diferença.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Raven's Hike

7.5

Nota final

7.5/10

Prós

  • Desafios progressivos
  • Originalidade
  • Aprendizado constante

Contras

  • Curto
  • Falta de um introdução para história