Alwa’s Legacy é uma aventura colorida e charmosa com grande foco na exploração de seus cenários. Com fórmula reminiscente do sub gênero metroidvania, o título da Elden Pixels se destaca especialmente por seus visuais fofinhos e cenários desafiadores.
Desenvolvimento: Elden Pixels
Distribuição: Elden Pixels
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PS4, Xbox One, PC e Switch
Duração: 9 horas (Campanha) / 12 horas (100%)
A jornada de Zoe

A protagonista de Alwa’s Legacy se chama Zoe, uma garota com poderes mágicos que acorda sem memória na terra de Alwa. Resgatada por um menino local a pedido da anciã Saga, Zoe deve buscar entender porque sua memória se foi, o motivo de estar ali e impedir que o mago maléfico Vicar destrua toda Alwa e seus habitantes.
Meu maior problema com a história de Alwa’s Lehacy fica por conta do jogo ter dificuldades de despertar interesse em seus personagens. Fora um senhor que se parece muito com um YouTuber ao qual acompanho e aprecio, o restante dos personagens é esquecível. Zoe consegue se destacar por suas expressões, vestimentas e por ser a protagonista. Todo o restante, desde o mago que oferece melhorias mágicas, passando pela ferreira e pelos irmãos do Pântano; não consegue ser divertido, nem em seus designs ou diálogos.
Magias, quebra-cabeças e muita exploração

Bebendo da fonte Metroidvania, Alwa’s Legacy oferece diversos cenários para serem explorados, com novas áreas se tornando acessíveis conforme a história progride e o jogador adquire novas magias. Retornar em áreas já visitadas para usar novas habilidades e descobrir segredos e novas passagens é frequente, e o progresso fica registrado em um mapa.
Os cenários são bem variados, desde templos perdidos até pântanos venenosos, vilas pacatas, cavernas escuras e minas abandonadas. Especialmente nos calabouços (ou dungeons) principais, Zoe e suas habilidades são postas a prova com quebra-cabeças inteligentes, que pedem uso não apenas das magias da protagonista, mas também lançam mão de elementos específicos do cenário, como a possibilidade de voltar no tempo e alterar a composição da sala; ou a alteração da gravidade do local por meio de cristais no chão e no teto.

Zoe pode conjurar três tipos de magia: a verde, que produz um bloco verde que serve de plataforma para a garota alcançar locais mais altos e manter botões no chão pressionados; a azul, que produz uma bolha que sobe por um curto período de tempo e também é essencial nos momentos de plataforma; e a amarela, que dispara um projétil frontal e serve tanto para pressionar botões laterais quanto para queimar obstáculos de madeira e até mesmo causar dano nos inimigos.
Durante a exploração de Alwa’s Legacy, o jogador irá encontrar orbes mágicos que podem ser utilizados para melhorar as magias de Zoe. As melhorias incluem opções que são necessárias para progredir na história e na exploração, embora eu não me recorde do jogo mencionar tal importância. Seja como for, a aquisição de melhorias acaba sendo um processo natural.
Lutando o (nem tão) bom combate
Alwa’s Legacy é muito competente em sua variedade de cenários, exploração e visuais fofos e coloridos. Entretanto, deixa muito a desejar no que concerne aos seus combates. Os inimigos, por mais variados que sejam, não são divertidos de enfrentar e acabam sendo apenas um estofo desnecessário em alguns cenários. O único item que podem deixar quando derrotados é um coração para recuperar um ponto de saúde, sendo que esta é recuperada automaticamente nos pontos de salvamento espalhados pelo mapa. Não há itens especiais, armas, pontos de experiência, etc.
As lutas contra chefes, no entanto, são bem feitas e inteligentes, pois exigem, até certo ponto, o uso das magias de Zoe para serem superadas. O desafio, porém, se esvai quando você entende os padrões de ataque e movimentação dos chefões. É claro que isso é natural de acontecer, mas em Alwa’s Legacy acontece muito rapidamente e todo o desafio vai embora no mesmo instante. Ainda assim, são batalhas divertidas e com propósito.
Alwa’s Legacy é um jogo charmoso graças aos seus visuais coloridos e sua protagonista, que se destaca em uma multidão de personagens esquecíveis. Com quebra-cabeças que envolvem mecânicas de jogo de forma inteligente e exploração igualmente brilhante, ele se torna uma boa pedida para os amantes de Metroidvanias.
Cópia de PS5 cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong