Sam and Max: Beyond Time and Space Remastered traz o segundo capítulo das aventuras da dupla Sam & Max para o Switch. O título continua com o bom humor característico da franquia e oferece ainda mais casos loucos que a dupla de policiais precisa resolver.
Desenvolvimento: Skunkape Games
Distribuição: Skunkape Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: PC, Switch, Xbox One
Duração: 14 horas (campanha)
A polícia freelance está de volta

Sam and Max: Beyond Time and Space Remastered é o capítulo dois das aventuras da dupla de policiais produzida pela Telltale. O jogo é uma continuação de Sam & Max: Save The World, que já se encontra disponível no Switch. Como tal, é recomendado jogar o título anterior antes de partir para Beyond Time and Space, ao menos para entender algumas referências e personagens que aparecem.
Beyond Time and Space coloca a dupla Sam & Max em aventuras ainda mais surreais. O game oferece cinco capítulos, cada qual contendo um caso que é necessário ser completado para prosseguir na história. Cada narrativa é interligada e, apesar de ser possível jogar em qualquer ordem, começar “do começo” é a melhor forma de se aproveitar a história.

A aventura começa com o primeiro capítulo, Ice Station Santa, em que, após finalizar os problemas do jogo anterior, a dupla precisa salvar o Papai Noel. Resgatar o bom velhinho das garras de um espírito maligno é apenas o começo de uma série de eventos que a dupla vai resolvendo até culminar no seu último caso, em que os policiais freelancers ajudam Satã a recuperar o posto de CEO do inferno. Ressaltando que isso não é spoiler devido ao fato de existir uma seleção de capítulos.
Enquanto resolvem cada um de seus complexos casos, Sam & Max interagem com diversos velhos amigos que retornam aqui. Novamente, o elenco de coadjuvantes rouba a cena com suas interações malucas e longas conversas que podem ou não ter algo haver com o caso em questão. Existem também novos personagens que são introduzidos e eles combinam muito bem com os antigos.
Pense como um cachorro detetive e um coelho louco das ideias

Sam and Max: Beyond Time and Space Remastered é um jogo de aventura em que os jogadores precisam completar certos desafios para poder prosseguir na narrativa. Por utilizar-se de comédia e quebra do senso comum, presente em outras obras, o game nos desafia a pensar de maneira inesperada e sem se preocupar com a lógica geral das coisas.
O objetivo geral em cada caso é explorar os locais e resolver quebra-cabeças. É possível conversar com outros personagens em buscas de pistas e curiosidades. Apesar de não oferecer muitos locais de exploração, o game é bem vasto, possuindo muitos itens para interação.

Uma das novidades introduzidas em Beyond Time and Space Remastered é a opção de ativar dicas, que são oferecidas em certos intervalos de tempo. Aqueles que não são experientes com a série ou jogos deste estilo, podem escolher receber essa ajuda adicional, o que é perfeito para os novatos ou aqueles que querem avançar rapidamente.
As dicas também ajudam a entender um pouco sobre como resolver alguns dos desafios mais estranhos. Como mencionado anteriormente, a série Sam & Max requer que pensemos sem usar o senso comum, procurando por soluções bizarras e inesperadas em alguns dos quebra-cabeças.
Outra novidade é a introdução de minigames especiais, dentre os quais alguns utilizam o veículo DeSoto da dupla. Ao conversar com o grupo mecânico, C.O.P.S, composto por videogames antigos e um fliperama, Sam & Max podem participar de um desafio que recompensa-os com itens para ajudar em seus casos. Outros requerem completar um curto jogo especial e são requeridos para prosseguir na aventura.
Você me mata de rir, amiguinho

Sam & Max é um jogo que vai agradar bastante aqueles que entendem inglês e possuem um senso de humor mais ácido. Continuando com as boas tiradas do jogo anterior, Beyond Time and Space Remastered ainda é muito regado aos diálogos inteligentes de Sam, o humor violento de Max e, é claro, ao carismático grupo de personagens secundários.
As interações da dupla com o elenco secundário continuam sendo muito divertidas. Graças a pequena parte da narrativa que envolve viagem no tempo, é possível até mesmo interagir com versões do passado e do futuro de Sam & Max. Alguns outros personagens antigos, como o dono de mercadinho paranóico Bosco e Sybil, retornam ainda melhores aqui.
O que talvez possa ser ruim para alguns jogadores é o fato de que muito do humor de Beyond Time and Space ser focado em referências. O game inicia com um robô gigante que se comunica através de músicas dos anos 80, por exemplo. Sam e Max também fazem bastante menções à cultura pop, como filmes, séries de TV e até outros jogos. Alguém que não tem muito contato com esses tipos de mídia pode acabar não entendo muito da comédia contida aqui.
O lado ruim de ser um policial freelance

Sam & Max: Beyond Time and Space possui alguns pequenos problemas que podem ficar óbvios para quem jogá-lo. Primeiramente, o game não oferece opção de linguagem em português, então é necessário ter um bom inglês para poder aproveitar o título, o qual requer bastante leitura.
Os minigames obrigatórios também podem atrapalhar um pouco a progressão de jogadores menos habilidosos. Apesar de ser possível repeti-los infinitamente, e de diminuir sua dificuldade, em alguns casos eles ainda são um pouco chatos.

Outro problema é que por ser um game que se utiliza da lógica presente em desenhos animados de comédia, alguns dos desafios acabam sendo bem mais complicados do que o esperado. A liberdade que Sam and Max: Beyond Time and Space Remastered oferece para explorar os lugares também acaba atrapalhando mais do que ajuda – em certos casos.
Por fim, o tempo de carregamento ao ser transportado de uma área para a outra também é um pouco demorado. Em alguns casos chega a ser um incômodo ter que passar por três ou mais telas de loading apenas para pegar um único item.
Uma continuação ou uma Expansão

Sam & Max: Beyond Time and Space Remastered possui bons visuais apesar de algumas coisas poderiam estar mais bonitas. O game re-utiliza diversos cenários, modelos e efeitos sonoros do jogo anterior, fazendo-o parecer muito mais com um pacote de expansão do que um título novo.
Os novos cenários e personagens são bem interessantes e graças à premissa da narrativa: uma viagem pelo tempo e espaço. Com isso, os desenvolvedores puderam adicionar locais únicos. Tais lugares combinam muito bem com a narrativa da série e os personagens antigos interagem com as novas localizações sem muitos problemas, dando assim mais vida ao mundo de Sam & Max.
A dublagem continua muito boa também com todos os diálogos sendo dublados. As vozes dos novos personagens são bem legais, contudo, é possível notar em algumas cenas que as bocas dos modelos, as quais são esquisitas em alguns casos, não combinam muito bem com o que é falado no momento.
Uma aventura pelo tempo e espaço
Ainda assim, Sam & Max: Beyond Time and Space Remastered é uma boa experiência. Para aqueles que procuram uma aventura point and click, este é um título ideal para se divertir. Quem desejar rir um pouco de piadas antigas e referências a filmes dos anos 80, vai encontrar uma divertida narrativa aqui. Até mesmo fãs de desenhos antigos como Pica Pau e os Looney Tunes podem aproveitar o humor bizarro que o jogo possui.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong
Sam and Max: Beyond Time and Space Remastered
Prós
- Humor muito bom
- Personagens carismáticos
- Cinco casos bem engraçados e que se interligam de uma maneira interessante
- Interação entre personagens é o charme do game
Contras
- Tempo de carregamento entre telas
- Solução de alguns quebra-cabeças requer “pensar como um desenho animado”
- Alguns minigames são bem difíceis e podem atrapalhar na progressão