A peculiar mistura de investigação, julgamento e visual novel dá vida ao remaster Apollo Justice: Ace Attorney Trilogy, que inclui três bons jogos. Aqui podemos acompanhar as aventuras de Apollo, Phoenix e muitos outros outros personagens, em histórias cheias de piadas bem feitas e melhorias que outros jogos deveriam ficar de olho.
Desenvolvimento: Capcom
Distribuição: Capcom
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: PS4, Xbox One, Switch, PC
Duração: 90 horas (campanha)
Um mundo de justiça
Apollo Justice: Ace Attorney Trilogy continua as aventuras de Phoenix Wright e nos apresenta diversos novos personagens. Contudo, é possível ficar levemente perdido na trama caso não tenha conhecimento prévio de todos eles mas nada que possa atrapalhar no entendimento. Cada novo capítulo nos apresenta um caso pronto para ser desvendado, além de diversas piadas engraçadas, pois o humor é um dos pontos mais altos da trilogia.
É possível jogar da forma tradicional, começando pelo capítulo 1 e seguindo a jornada, ou então pular para alguma parte específica. Isso é muito bom para aquelas pessoas que só querem ver um pequeno pedaço da história, como se fosse um episódio de uma série.
Particularmente, uma coisa que me incomodou bastante foi a falta de dublagem durante os casos. Há aquele som característico de fala que jogos antigos usam, mas eles bem que poderiam ter ido um pouquinho mais longe e adicionado as vozes dos personagens.
Além disso, como se trata de uma visual novel, é preciso estar extremamente atento a tudo o que o jogo nos apresenta, e, principalmente, no que é dito pelos personagens, e quem não domina o inglês com absoluta certeza perderá muito da graça do jogo. Há muitas piadas sutis que podem ser perdidas por quem não tem tanto conhecimento do idioma, isso sem falar quando é preciso pressionar as testemunhas.
Do anime para o 3D
Apollo Justice: Ace Attorney Trilogy traz 3 jogos no seu catálogo, o que é muito bom. O primeiro jogo tem uma arte feita em anime que ficou totalmente excelente. Todas as animações são magníficas, o que nos dá uma sensação de estar assistindo a série animada da franquia – mas é claro que seria ainda melhor se tivesse uma dublagem.
Porém, os outros dois jogos usam uma arte em 3D que não é ruim, mas também não é boa. É simplesmente mediana. Algumas expressões ficaram um tanto quanto peculiares, para dizer o mínimo, e acredito que não precisavam alterar o estilo usado no game anterior.
É visual, e é novel
Bom, como já dito acima, Apollo Justice: Ace Attorney Trilogy se trata de uma visual novel, ou seja, é aquele estilo de jogo onde há muita coisa pra ler. Porém, precisamos fazer as perguntas nos momentos certos para poder continuar com a aventura. Então, novamente, é preciso estar absolutamente atento a tudo o que estiver sendo apresentado na tela.
Nesse pacote, os fãs podem ver também um museu com diversas ilustrações da franquia, mas o ideal é ver somente depois de finalizar os jogos, já que há alguns spoilers em determinadas imagens.
Para os fãs
Se você já é fã da franquia, Apollo Justice: Ace Attorney Trilogy faz um excelente trabalho em trazer os jogos para novas plataformas. Os gráficos do primeiro jogos ficaram magníficos, enquanto os outros dois ficaram bons, mas a arte escolhida não foi a melhor possível. A dublagem poderia ter sido adicionada, contudo, entendo que por ser uma remasterização, essa escolha é compreensível. Agora, a falta de legendas em português é quase um crime, ainda mais por estarmos em 2024. Isso, com absoluta certeza, afastará possíveis novos fãs. No geral, o pacote é extremamente competente e faz bem tudo o aquilo em que se compromete a fazer.
Cópia de PS4 cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro