Hitman Blood Money Reprisal capa

Review Hitman Blood Money Reprisal (Switch) – Um port que precisava de mais

Hitman Blood Money Reprise é a versão portada com algumas modificações aqui e ali do jogo original lançado em 2006, para Xbox 360, PS3 e PS2. Porém, ao longo do texto explico o porquê um port não foi o suficiente.

Desenvolvimento: Feral Interactive
Distribuição: Feral Interactive
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura, Tiro
Classificação: 18 anos
Português: Não
Plataformas: Switch, Android, iOS
Duração: 12 horas (campanha)/20.5 horas (100%)

Port, não remaster

Agent 47, o careca
Agent 47, o careca com um código de barras

O game não possui mudanças a ponto de podermos chamá-lo de remaster, o que é devia ter sido o caso. Em termos de adições, temos o novo mini-mapa e o modo instinto aprimorado – este último revela mais informações na tela num modo monocromático. Fora isso, é o mesmo jogo de muitas gerações atrás. E isso é bom e ruim, simultaneamente. A gameplay central é bastante simples: vá até o alvo e execute, seja de maneira stealth, vestindo disfarces, atirando em tudo e todos, etc.

As cenas são de super baixa resolução e isso não é necessariamente um ponto que merece uma baita crítica. Mesmo assim, os desenvolvedores poderiam ter usado um pouco de efeitos de upscaling para fazer as coisas parecerem um pouco mais nítidas. Ou até mesmo IA, que hoje em dia tem ferramentas que aprimoram a qualidade geral de um vídeo. Não posso falar nada sobre os gráficos, pois é um port, então eles são decentes o suficiente – apesar de mostrarem sua idade, com texturas de baixa resolução e visuais claramente desatualizados.

Meu desabafo sobre as piores partes

Last Stand
Last Stand enquanto recarrega? Boa sorte.

Antes de cada missão, podemos retornar ao nosso esconderijo para testar armas, praticar na área de tiro ao alvo e trocar armas para as próximas missões. Além disso, há o dinheiro que adquirimos completando nossas missões, que pode ser gasto em melhorias, equipamentos e afins.

Em termos de jogabilidade, sim, essa parte merece toda a crítica que recebe. Os controles são desajeitados, os menus são difíceis de navegar e muitas vezes não são naturais ou intuitivos. Tanto que se assemelham a alguns menus de navegação que os desenvolvedores costumavam fazer na época, especialmente nos primeiros jogos de Tomb Raider para o PS1. Além disso, há o sistema de salvamento que é totalmente manual, então você deve salvar de tempos em tempos se não quiser reiniciar todo o progresso da missão.

Mira do sniper rifle
Mira da sniper

Mas a pior parte é sem dúvida a falta de uma interface mais comunicativa. Eu me perdi muitas vezes tentando lembrar qual botão fazia o que eu pretendia fazer. O simples ato de abrir a maleta do rifle foi confuso para mim inicialmente, já que o tutorial me disse simplesmente para o fazer, mas não me ensinou como – ou me lembrou exibindo o botão correspondente. Também não entendo por que tenho que entrar em um menu para fazer tal ação, já que isso está a um botão de distância.

Além disso, há algo chamado Last Stand, que é um momento que nos dá uma última chance de permanecer vivo acertando um tiro na cabeça do inimigo. No entanto, você não pode repor nenhuma saúde fazendo isso, o que é um defeito – na minha opinião -, pois outro guarda pode estar do primeiro e te matar facilmente. Para piorar as coisas, se você entrar na cena de Last Stand enquanto estiver recarregando sua arma, tenho más notícias para compartilhar.

Um jogo desatualizado que merecia mais aprimoramentos

Não me entenda mal, Hitman Blood Money é um excelente jogo até hoje. No entanto, um port quase 1:1 provou não ser a ideia mais apropriada neste caso. Esta joia merecia pelo menos um remaster com mais ajustes, uma interface de usuário retrabalhada, um sistema de autosave e alguns mods que definitivamente levariam a experiência para o próximo nível. Veteranos ficarão felizes em jogar Blood Money mais uma vez, mas novatos ficarão frustrados nas primeiras tentativas e com sistemas de jogo ultrapassados.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Hitman Blood Money Reprisal

6

Nota final

6.0/10

Prós

  • Gráficos decentes
  • Jogabilidade ainda funciona bem
  • Controles de movimento
  • Vários modos de dificuldade
  • Upgrades e equipamentos

Contras

  • Auto save não existe
  • Sistema de save manual horrível
  • Cutscenes em baixa qualidade
  • Controles nada intuitivos
  • Interface é confusa e ultrapassada