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Review Atomicrops (PS4) – Contratempos na fazenda

Jogos de fazenda podem ter chegado em seu ápice com Stardew Valley, mas desenvolvedores sempre procuram inovar e, à primeira vista, Atomicrops é só mais uma dessas tentativas.

Lendo como ele seria eu fiquei me perguntando: um jogo desse estilo conseguiria juntar mecânicas de roguelikes e faria isso ser interessante? Não parecia que ficaria bom, mas eu acreditei nos desenvolvedores e deu muito certo.

Desenvolvimento: Bird Bath Games
Edição: Raw Fury
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Tiro, Simulação
Classificação indicativa: 13 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Switch
Duração: Sem registros

Mistura improvável, resultados inesperados

Defendendo a sua plantação dos inimigos

Atomicrops pode se parecer com qualquer simulador de fazenda, mas de repente uma explosão nuclear atinge o local e muda tudo. As plantas e inimigos sofrem mutações, isso acaba dando uma nova personalidade para o mundo.

Durante a primeira jogada já podemos perceber algumas características que diferenciam ele de outros jogos. As plantações tem um aspecto bem interessante, as recompensas que recebemos são instigantes e a mecânica de tiro é boa. Todas as estratégias que fazemos ao longo da partida são importantes, como por exemplo quais áreas que exploramos em determinado dia, se plantamos ou não em certo momento e etc. 

Explorando a ilha a direita da sua plantação

Quando morrer pela primeira vez notará que parte do seu progresso foi perdido, e caso não goste de roguelikes, opte por desistir. Mas a morte é o jeito do jogo indicar se as coisas estão funcionando com a combinação de itens que temos ou se o problema é a sua habilidade – vai perceber quando for falta de habilidade, mesmo.

As táticas que montamos ao longo de cada tentativa mostram o quão interessante são os sistemas, essa mistura improvável de um roguelike e simulador de fazenda acabou trazendo um resultado muito inesperado. Mas a dificuldade dele pode afastar muitos jogadores, como quase fez comigo.

Dificuldade na fórmula

Explorando áreas em busca de sementes

Roguelikes tendem a ter uma certa dificuldade, afinal, é um jogo em que a repetição faz parte do processo, e se for muito fácil o jogador não vai ter a experiência desejada. Mas se é muito difícil, ele pode desistir no meio e também não experimentar o que os desenvolvedores querem. E Atomicrops é quase difícil demais pra isso acontecer, pelo menos nos primeiros anos (do jogo).

No início – principalmente no primeiro ano – é onde ele teria que ser mais amigável, mas isso não acontece. O loop de jogabilidade é quase sempre o mesmo, só que poderia ser um pouco simplificado no começo. E por já estar mencionando o ciclo de gameplay, vou aproveitar para explicar como é para desenvolver melhor o meu argumento.

Ilha acima de sua plantação e alguns elementos de anos mais avançados

Ele é dividido nas 4 estações do ano, cada uma tem 3 dias e você sempre volta pra cidade ao final do dia, lá pode comprar mais suprimentos e até consegue ter um relacionamento com alguns vendedores. Ao final de uma época temos os chefes, cada um sendo específico de uma estação, e no final de cada ano tem um “super chefe”. Parece difícil, mas é mais simples do que parece.

É sempre bom comprar uma arma um dia antes de enfrentar o chefe, mas existe um elemento que pode te ajudar ou atrapalhar em momentos como esse: a aleatoriedade dos itens. Isso acontece com os vendedores e com o que consegue explorando o mundo. Entendo o porquê de isso acontecer, mas junte essa imprevisibilidade dos itens com a dificuldade dos chefes e temos alguns dos momentos mais desbalanceados que já tive em videogames.

A dificuldade não está na aleatoriedade dos itens, o problema é eles não serem bem equilibrados. Entretanto, isso pode ser corrigido por uma atualização, assim como outros inconvenientes que enfrentei durante as partidas.

Problemas técnicos

Defendendo a sua plantação dos inimigos - Parte 2

Antes de jogar Atomicrops para fazer a review, fui avisado que o jogo poderia estar com alguns problemas técnicos e que ainda ocorreriam atualizações. Achei que era só algum papo do tipo “releve os contratempos, vamos melhorar”, mas não sabia que teria algumas adversidades sérias.

Vamos começar pela parte que mais me estressou, as quedas drásticas de fps – ou quadros por segundo. Normalmente um jogo de console tem uma taxa de 30 quadros, alguns jogos conseguem ter mais e isso deixa a movimentação mais fluida, mas atualmente a taxa de quadros padrão é essa. 

Defendendo a sua plantação dos inimigos - Parte 2

Tem momentos em que a performance parece chegar a uns 10 quadros ou menos, onde ficava injogável. Não podia ter mais de 20 inimigos na mesma área que travava tudo e às vezes fechava o jogo, e isso aconteceu várias vezes. Perdi partidas porque ele travou e fechou, ou não deu tempo de se movimentar com a tela travada.

Outra parte que sempre me tira do sério em jogos é a tela de carregamento. Carregar jogos costumava dar mais trabalho em gerações passadas, e conforme fomos evoluindo na parte de hardware isso melhorou muito. Jogos nesse estilo gráfico geralmente não demoram tanto pra carregar, principalmente no PS4, mas ele ficava 1 minuto ou mais em sua tela de carregamento.

Recebendo as recompensas no final de uma estação do ano

Imagine essa demora todo fim e começo de dia, pois você volta automaticamente para a cidade no fim da noite e tem que retornar para o campo antes do amanhecer. Some essa demora com as telas travando e o jogo podendo fechar a qualquer momento. Parece que no final de tudo não tive uma boa experiência, mas até que um dia houve uma atualização e boa parte do que reclamei já melhorou.

O tempo das telas de carregamento já diminuiu, o jogo trava com menos frequência e boa parte dos itens já melhoraram consideravelmente. Ainda tem muita coisa pra arrumar e deixar ele do jeito que merece, mas ele deve ter um bom desempenho com o passar do tempo visto o trabalho dos desenvolvedores.

Bom futuro

Atomicrops teve muitas falhas técnicas em seu lançamento para os consoles, mesmo tendo 1 ano de acesso antecipado. Mas os desenvolvedores olharam para seus problemas e arrumaram uma grande parte, agora ele é muito bom e também um dos roguelikes mais divertidos que pude jogar. Seus personagens são muito interessantes e suas mecânicas estranhamente satisfatórias.

Esta review foi feita com uma cópia de PS4 cedida pelos produtores

Atomicrops (PS4)

7

Nota Final

7.0/10

Prós

  • Mundo e inimigos
  • Vendedores
  • Chefes
  • Estilo Gráfico

Contras

  • Loading demorados
  • Queda de taxa de quadros
  • Jogo trava em alguns momentos
  • Alguns textos sem tradução