bad-north-capa

Review Bad North: Jotunn Edition – Planejar é preciso

Temos aqui um jogo no estilo tower defense, mas, em vez de uma torre ou castelo, a premissa é defender sua ilha de Vikings que estão chegando usando embarcações. Bad North é um jogo indie desenvolvido pela Plausible Concept e publicado pela Raw Fury, que exige estratégia em tempo real e pune os jogadores mais desesperados que agem por impulso.

Ano: 2018/2019
Jogadores: 1
Gênero: Estratégia, Ação, Aventura
Classificação indicativa:
14 anos
Português: Apenas legendas
Plataformas: PC, PS4, Xbox One, Switch, Android, iOS

Cerquem esses malditos Vikings

Os Vikings estão chegando

Em Bad North existe algo chamado permadeath, onde os comandantes mortos em batalha ficam mortos para sempre. Então pense muito bem antes de terminar uma fase com um de seus personagens derrotado, pois a consequência não terá volta. A jogabilidade é muito simples: posicione seus exércitos no local onde achar propício, defenda suas casas e mande seus comandantes regenerarem seus aliados nas bases. O jogo é tão simples que te engana, porque se não levar em consideração as habilidades de cada classe (guerreiro, piqueiro, arqueiro, etc), você acabará por usar certos tipos de exército contra inimigos errados, o que com certeza irá resultar numa derrota ou em uma vitória bem sofrida. Depois de finalizar uma batalha, é permitido revisitar as ilhas já conquistadas. Em algumas ilhas você encontra novos comandantes para seu time, assim você precisa gerenciar e escolher qual evoluir futuramente, enquanto os outros ficam como reserva.

Martelo de guerra em arqueiros: ok, isso não faz muito sentido, MAS EU QUIS ASSIM

Evolua seus exércitos

Para dar um sabor a mais para o jogo, nos intervalos das batalhas o jogador pode evoluir seus exércitos, atribuindo classes para os iniciantes, adquirindo novas habilidades e equipando itens que liberam novas ações durante os combates. Para evoluir mais rapidamente, você precisa conseguir o máximo de pontuação durante o jogo, mantendo o foco em conseguir salvar o máximo de casas evitando que sejam destruídas.

Não espere uma história profunda

Particularmente adorei cada segundo da jogatina, ainda mais por jogar no Switch e o modo portátil permitir o uso da tela sensível ao toque, mas confesso que para alguns tudo pode se tornar repetitivo depois de algumas ilhas conquistadas, o que afasta algumas pessoas que preferem algo mais variado e com uma história realmente profunda que te prenda. Bad North foi lançado em 2018 para todas as plataformas, e em 2019 foi trazido ao mobile (Android e iOS). A versão atual do jogo se chama Jotunn Edition e traz adições como novos itens, níveis de dificuldade e mais desafios ao modo mais difícil do jogo.

Prós

  • Evolução de exércitos
  • Classes com características únicas
  • Direção de arte belíssima
  • Itens para equipar
  • Dificuldade opcional

Contras

  • Jogabilidade pode ser repetitiva

Este review foi feito usando uma cópia para Switch cedida com carinho pela Raw Fury