Big Brain Academy é a mais nova tentativa de ajudar os jogadores a treinarem seus cérebros com desafios divertidos. Sendo produzido pela Nintendo, ele utiliza o Switch e suas funções de maneira bem interessante, além de poder ser aproveitado por pessoas de todas as idades possíveis.
Desenvolvimento: Nintendo
Distribuição: Nintendo
Jogadores: 1-4 (local) e 1-2 (online)
Gênero: Puzzle
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: Switch
Um incentivo para não ficar preguiçoso

Desde os seus primórdios, os videogames sempre foram vistos como algo ruim por aqueles que são de gerações mais velhas. Sendo considerado um “brinquedo para deixar às crianças burras”, os amantes dos jogos eletrônicos sempre tiveram que lidar com reclamações sobre seu hobby.
Apesar desta situação ter mudado nos últimos anos, algumas empresas começaram a investir em jogos que possam ajudar a mente e o corpo. Uma delas foi a Nintendo, que durante a época do DS e Wii começou a criar produtos como Big Brain e Wii Fit para cumprir com o objetivo de incentivar seu público a ser mais saudável. Curiosamente, o idealizador desta ideia foi o ex-presidente da companhia, Satoru Iwata.

Com o Switch, a Nintendo decidiu voltar a produzir jogos que incentivam a se mexer e treinar a mente. A franquia Fitness Boxing foi criada para exercitar os fãs e Big Brain recebeu um novo lançamento para treinar a massa cinzenta daqueles que estão com dificuldades envolvendo esta parte tão importante do nosso corpo.
Big Brain Academy: Brain vs Brain apresenta desafios simples e que funcionam como uma forma de treinamento básico para o cérebro. O game serve como um ponto de partida e seu principal objetivo, como um jogo, é incentivar o jogador a treinar cada vez mais até chegar a um nível que ele se sinta confortável.
Se tornando um Big Brain

Big Brain Academy: Brain vs Brain oferece 20 desafios que estão separados em cinco categorias diferentes: Identificar, Visualizar, Memorizar, Analisar e Calcular. Cada grupo foca em um tipo de teste que vai testar uma das formas específicas de raciocínio.
Cada desafio possui duração de 60 segundos e sua dificuldade aumenta conforme acertamos. Cada acerto também lhe recompensa com pontos e ao final do tempo limite a pontuação é contada, com o desafiante sendo recompensado com uma moeda que varia entre prata e ouro dependendo do seu resultado.
O incentivo de Big Brain Academy: Brain vs Brain é completar os desafios diariamente até dominá-los e então fazer um teste que vai medir seu desempenho geral. No menu inicial é possível escolher praticar separadamente cada desafio, ou então partir para o teste. Completando um exame, que é composto por cinco problemas aleatórios, você recebe uma pontuação para cada uma das áreas treinadas e um feedback detalhado do que pode ser bom estudar.

Antes mesmo de colocar o cérebro para trabalhar, Big Brain Academy: Brain vs Brain pede que criemos um avatar e indiquemos idade e profissão. A criação do personagem visual é bem limitada, podendo mudar apenas o sexo, cabelo, roupa e acessório. Ao completar um desafio com bom resultados, somos recompensados com novos itens de customização.
Big Brain Academy; Brain vs Brain permite que até quatro pessoas possam participar dos desafios. Cada participante recebe seu próprio resultado e cada um pode utilizar uma das diferentes formas de controlar o jogo, seja com Joy-con, Pro Controller ou até mesmo pela tela de toque do Switch.
Além de disputas locais, também é possível enfrentar oponentes online. Contudo, vale mencionar que são ghost data, inteligência artificial que replica os movimentos e decisões realizados por uma pessoa de verdade. Sendo possível enfrentar cinco adversários por dia, o incentivo é tentar fazer o seu melhor e ser recompensados mesmo após perder uma partida. A opção online serve principalmente para se comparar com outras pessoas ou tentar aprender com um amigo. Gravar um fantasma também é simples, e basta fazer os desafios naturalmente enquanto estiver conectado à internet.
Um jogo que só quer o seu melhor

Big Brain Academy: Brain vs Brain é um game bem simples e sua apresentação passa uma sensação de calma e que é um lugar para se aprender. Os visuais dos bonecos e dos itens dos desafios são desenhados em um estilo chibi bem fofo, que vai agradar principalmente aos jogadores mais novos.
O game em si é bem calmo e seu único objetivo é ajudar o jogador a melhorar, por isso falhar em um desafio ou um duelo online não é algo ruim. Por conta disso, Big Brain Academy: Brain vs Brain é perfeito para se jogar com aqueles amigos mais casuais ou até mesmo crianças. Infelizmente, a Nintendo perdeu uma boa chance de traduzir o jogo para português do Brasil, o que ajudaria bastante quem quisesse mostrar o título ao seu irmão mais novo ou até filhos.
A pouca quantidade de desafios também pode ser um problema para aqueles que querem investir pesado no treinamento. Os testes também não possuem um bom equilíbrio, com alguns sendo um pouco mais complicados do que outros. Também é requerido ter um pouco de conhecimento de matemática e um bom inglês para conseguir completar alguns dos desafios apresentados.
É um bom começo para se preparar para testes mentais
Big Brain Academy: Brain vs Brain é um bom começo para quem quer colocar seu cérebro para funcionar. Seus desafios são bem simples e o game ajuda com feedbacks que indicam quais as melhores habilidades daqueles que realizam seus testes. O incentivo por recompensas, aliado a falta de punição por falhar em algum desafio, ajuda aqueles que não estão muito acostumados com videogames.
O game é perfeito para quem gosta de jogar casualmente em curtas esporádicos de tempo. Infelizmente, os mais hardcores vão sentir uma falta de extras e alguns desafios a mais para aumentar o tempo de jogatina. Até o momento deste texto não existem planos de conteúdo adicional para Big Brain Academy: Brain vs Brain. Por fim, a falta de português também é um ponto que precisa ser mencionado, especialmente para os mais novos ou que não conhecem uma das outras línguas disponíveis no título.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong