Review Breathedge Capa

Review Breathedge (PS4) – Muita ironia e umas galinhas

Desenvolvedores possuem formas distintas de pregar o jogador em seus jogos. Os indies são os melhores exemplos de como fazer isso fugindo de uma fórmula pragmática conhecida. Alguns títulos misturam gêneros divergentes, o que acaba criando mecânicas inovadoras, já outros denotam atenção máxima a sua temática e tem aqueles que apresentam visuais jamais antes vistos. Eu poderia dizer que Breathedge é uma mistura maravilhosa de tudo isso, mas seria uma grande mentira. Porém, calma, continua lendo porque ele não é ruim: só não se encaixa nessas descrições.

Desenvolvimento: RedRuins Softworks

Distribuição: HyperTrain Digital LTD

Jogadores: 1 (local) 

Gênero: Ação, Aventura, Simulação

Classificação: 14 anos

Português: Interface e legendas

Plataformas: PC, PS4, Xbox One, Switch

Duração: 16 horas (campanha)/31 horas (100%)

Conspirações espaciais, galinhas imortais e funerais

Breathedge é um jogo de simulação, mas, se houvesse um gênero chamado sarcasmo puro, ele se encaixaria perfeitamente aqui. Com um enredo produzido pelos roteiristas de Matrix e dirigido por ninguém menos que “ninguém”, não espere ótimos resultados, além da mais pura insanidade.

Após uma catástrofe no espaço, em que a nave de uma empresa funerária é totalmente explodida, o agente funerário chamado Homem se vê no meio de uma conspiração espacial durante o enterro de seu avô. Agora, ele precisa sobreviver junto com uma galinha imortal deixada por gerações em sua família e escapar de robôs mafiosos que não querem ele vivo. Enquanto luta para salvar sua vida, Homem deve salvar princesas de sites de relacionamento, ser um Sherlock Holmes espacial investigando mortes e fazer o que os desenvolvedores querem que ele faça.

A história de Breathedge é basicamente isso: um monte de coisas aleatórias sendo apresentadas de forma randômica. Caso não entenda nada, está tudo bem, você não irá perder muita coisa. Porém, se você está jogando isso por conta do enredo e quer reviravoltas inteligentes, sinto lhe informar que esse game não é para você. No final das contas, tudo se resume ao porquê de uma galinha ser imortal – isso não é um spoiler.

Mudanças bruscas

Como já foi dito, Breathedge é uma ironia completa em tudo em que se propõe, fazendo piadas com tudo que apresenta, e nem mesmo os créditos foram devidamente dados. Os diálogos, as descrições dos itens, colecionáveis, as missões e até mesmo as cinemáticas são preenchidas de falas sarcásticas. Falando isso, parece que nada é levado a sério por aqui, e isso é 100% verdade, pois Breathedge não consegue nem ser um jogo completo.

Os dois primeiros capítulos são semelhantes a Subnautica, há uma pequena nave espacial quebrada no meio do espaço e recursos devem ser coletados dos restos deixados pela antiga nave da empresa funerária. A partir disso, ferramentas são criadas para que novos locais do espaço sejam alcançados. Existem diversas formas de interagir com os objetos descobertos e alguns deles podem ser colocados como troféus na nave de Homem. Vale a menção de que, como qualquer outro jogo de sobrevivência, você sente fome, sede e possui uma barra de vida, porém, pela falta de seriedade, essas mecânicas são desprezíveis.

Ficar livre pelo espaço pode ser interessante, mas ainda tem seus perigos.

Após finalizar o início de Breathedge e completar um número alto de missões, todos esses aspectos de simulação e sobrevivência podem ser deixadas de lado. De uma hora para outra, o game se torna totalmente linear e focado apenas na narrativa. Para os fãs do gênero, isso pode ser um ponto a ser considerado, pois há uma ruptura gigantesca na jogabilidade. 

Uma faca de dois gumes

Breathedge é um título que pode dividir muito a opinião de quem joga e é o humor que irá definir isso. Aqueles que gostarem da forma como o game lida com as situações sempre de forma sarcástica e trágica irão aproveitar tudo o que o jogo tem para oferecer, dando uma risada atrás da outra. Já aqueles que não gostam desse tipo de humor, podem até achar graça em algumas partes, mas com o tempo pode parecer algo cansativo ou forçado pela continuidade excessiva. Eu faço parte do primeiro grupo, logo, encontrei algo divertido e cheio de baboseiras em que, a cada nova descoberta, uma risada é dada. Porém, reconheço que isso é muito subjetivo, assim como essa análise que, para alguns, pode despertar a curiosidade, mas para outros pode ser terrível.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Breathedge

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Humor constante
  • Sarcasmo
  • Galinha imortal
  • História
  • Despreocupado com tudo

Contras

  • Mudança de gênero
  • Você pode amar ou odiar