review-spellforce-3-reforced-xbox-series-x-capa

Review SpellForce III Reforced (Xbox Series X) – Misturando RPG e RTS

Se você procura um jogo com uma campanha que vai prender sua atenção, com  personagens carismáticos, um mundo fantástico com diferentes raças, repleto de intrigas e batalhas sangrentas, então, vieste ao lugar certo.

SpellForce III Reforced entrega aos jogadores dezenas de horas de conteúdo, tudo com muita qualidade. Aqueles que pretendem aproveitar essa história, devem se preparar para enfrentar um culto religioso que busca exterminar todos os magos e hereges nos quais colocarem as mãos. Será necessário forjar alianças improváveis e enfrentar poderosos inimigos para garantir um futuro menos sombrio.

Desenvolvimento: Grimlore Games
Distribuição: THQ Nordic
Jogadores: 1 (local) e 1-6 (online)
Gênero: RPG, Estratégia
Classificação: 14 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: Sem registros

História bem escrita e memorável

Criação de personagem.
Criação de personagem.

Iniciamos a campanha vendo o estopim de uma grande guerra, que ficou conhecida como Guerra dos Magos, na qual magos renegados se rebelaram contra a coroa e acabaram sendo derrotados. Logo após essa breve introdução, devemos criar nosso personagem, escolhendo gênero, classe, e personalizando sua aparência.

Não somos apenas um soldado da guarda de elite da coroa, mas também, o filho do líder renegado que deu início ao conflito. Durante a primeira missão, somos obrigados a matar alguns companheiros que se voltaram contra nós por mero rancor, porém, somos acusados de traição e condenados à morte.

E é aí que a história começa: precisamos fugir da prisão e fazer o que for necessário para limpar nosso nome. Para isso devemos descobrir a cura para uma doença que vem matando muitas pessoas, menos os magos.

Além disso, ainda nos deparamos com personagens durante nossa jornada, sejam inimigos ou aliados, que são muito bem escritos e contam com uma ótima dublagem que captura perfeitamente a emoção de cada momento decisivo.

Diferentes modos de jogo

Tela inicial e seleção de modos de jogo.
Tela inicial e seleção de modos de jogo.

Temos à nossa disposição uma longa campanha com muita qualidade, que pode ser jogada tanto sozinho quanto com um amigo; um modo jornada com mapas predefinidos que podemos jogar como um mercenário; e também o Skirmish, para jogarmos online contra outros jogadores, no qual podemos escolher entre humanos, trolls, orcs ou elfos como nossa facção.

Tudo isso oferece uma eternidade de conteúdo para quem gosta do gênero. Porém, mesmo com essa diversidade de modos cooperativos e competitivos, não fui capaz de testá-los, pois os servidores não estavam funcionando durante o momento em que a análise foi escrita, e nos resta torcer para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.

Uma mistura de RPG e RTS

Organizando nossas tropas.
Organizando nossas tropas.

SpellForce III Reforced faz uma mistura interessante que dificilmente vemos em outros jogos, misturando RTS e RPG de uma forma natural, enquanto cria uma jogabilidade única que funciona surpreendentemente bem. Tanto é que jamais joguei um título para consoles que fizesse um uso tão interessante das mecânicas vistas em cada um desses dois gêneros.

Em determinados momentos, estaremos escolhendo a melhor habilidade para nosso personagem, e qual atributo aumentar com os pontos que recebemos ao passar de nível. Já em outros, focaremos nossos esforços em coletar recursos, construir edifícios, treinar e gerenciar tropas para destruir as fortificações inimigas.

Tudo isso acontece em um ótimo ritmo, e as mudanças na jogabilidade ocorrem de maneira sutil e se adequam a jogatina. Sempre que precisamos controlar um assentamento, temos um bom motivo para isso.

Expansões que agregam valor à obra

Menu de seleção de campanhas.
Menu de seleção de campanhas.

Caso a campanha principal não seja suficiente após lhe entreter por horas a fio, SpellForce III Reforced ainda conta com duas expansões que podem ser compradas separadamente. Cada uma adiciona aproximadamente mais 20 horas. São elas:

  • SpellForce III Reforced: Fallen God:  Controle uma pequena tribo nômade de trolls que busca superar desafios para conseguir sobreviver. Enfrente inimigos malignos que buscam as valiosas presas de troll. Faça o necessário para alcançar a salvação.
  • SpellForce III Reforced: Soul Harvest: Se passando três anos após a Guerra da Pureza, você assumirá o controle de um general que caiu em desgraça, mas que deve mergulhar em várias batalhas para salvar o reino anão de um poderoso vilão. 

Um título com pontos positivos e negativos

Com belos gráficos, uma boa trilha sonora, e bastante conteúdo de qualidade, SpellForce III Reforced se destaca e consegue facilmente ser um dos melhores jogos que joguei esse ano. Sua história consegue cativar e manter os jogadores curiosos sobre o que vai acontecer durante o desenrolar da trama. Esse conto épico que se desenvolve de maneira excelente merece mais atenção de quem gosta de uma boa aventura.

Mas, também é uma obra que peca com a falta de tradução para o português brasileiro, já que temos muitos diálogos que não podem ser acompanhados por quem não domina outros idiomas. Além disso, há comandos que não são tão responsivos quanto deveriam durante os combates, deixando a desejar. Também existe uma interface bem medíocre que não nos dá a possibilidade de customizá-la, e servidores problemáticos durante o lançamento.

Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

SpellForce III Reforced

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Muito Conteúdo
  • Campanhas bem escritas
  • Personagens carismáticos
  • Bons gráficos
  • Boa jogabilidade

Contras

  • Falta de tradução
  • Interface não customizável
  • Servidores problemáticos