Desenvolvido pela Rideon e publicado pela Kemco, Cross Tails nos leva para um mundo medieval onde os humanos têm traços de animais, sendo que os cães e os gatos são os protagonistas de uma longa guerra. O game traz um excelente combate estratégico e uma história muito bacana, que pode ser acompanhada de 2 pontos de vistas diferentes.
Desenvolvimento: Rideon
Distribuição: Kemco
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG, Estratégia
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 24 horas (campanha)
Seja o cão ou o gato
A história de Cross Tails pode ser acompanhada pelo ponto de vista dos cães e também pelo dos gatos. O desenrolar dos eventos é muito divertido, e logo podemos perceber quem são os vilões, mas isso muda a partir de um ponto de virada na história que nos permite seguir somente um caminho. Isso faz com que sejamos obrigados a jogar tudo novamente para realmente ver o final real. Vemos o desenrolar da aventura por capítulos, e assim são liberados também novos equipamentos na loja.
Contudo, essa ideia de separar a história em rotas e nos obrigar a fazer uma segunda jogada não me agrada. Porém, visto que o combate é extremamente divertido, diria que essa escolha é até tolerável. Temos até uma espécie de New Game Plus, e levamos praticamente todos os itens que conquistamos durante a primeira jornada.
O rei da tática
Cross Tails traz o bom e velho combate estratégico por turnos. A cada nova rodada, é verificado quem é o mais rápido, e assim a unidade pode agir livremente. Digo isso pois as habilidades de aumentos de pontos de velocidades e outros são extremamente importantes. Em cada turno podemos andar e fazer uma ação, então é preciso pensar bem no próximo passo. Os mapas são relativamente pequenos, e por conta disso, caímos na porrada com o adversário em poucos turnos.
Cada personagem tem sua própria classe, de acordo com o seu papel no jogo, e podemos atribuir outras duas classes. Ou seja, é possível fazer um convocador que é, ao mesmo tempo, um guerreiro mágico e usar espada de duas mãos para macetar os inimigos na magia e na porrada. Contudo, para comprar as habilidades é preciso usar dinheiro, sendo necessário fazer um pouco de esforço nas telas de missões livres para acumular itens que podem ser vendidos. Para isso, há um modo automático, o que fará com que nossas unidades sejam controladas pela máquina de acordo com a estratégia escolhida.
Há muitas armas, armaduras e equipamentos para serem comprados e melhorados, mas com o tempo, o dinheiro fica bastante curto. Podemos ainda melhorar os itens ao equipar runas que podem trazer pontos diversos, como mais vida ou mais ataque. No geral, o combate é excelente e muito divertido.
A guerra chega ao fim
Cross Tails tem uma premissa excelente e uma execução muito, mas muito boa. Os gráficos estão longe de serem os melhores da geração, mas cumprem bem o seu papel. A história é rápida e vai direto ao ponto e apresenta tudo que precisa ser dito, sem dar inúmeras voltas com diálogos excessivos. O combate é excelente e extremamente divertido, isso sem falar que criar combinações absurdas de classes é muito legal, já que podemos bater forte nos adversários com a espada e usar uma magia em área para destruir os inimigos ou curar os aliados. O único porém é a falta de legendas em português, mas isso não chega a ser um problema tão grande. Caso seja fã de RPGs estratégicos, Cross Tails é sua pedida.
Cópia de PS5 cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro