Fight'N Rage Capa

Review Fight’N Rage (Switch) – Tudo por desbloqueáveis

Fight’N Rage é um jogo divertidíssimo e frenético de beat ‘em up, conhecido por nós no Brasil como “briga de rua”, dotado de características diferenciadas para o gênero, que marcam levemente seu gameplay de uma forma positiva.

Além disso, seus modos extras garantem uma longevidade maior através do fator replay, além de desbloqueáveis que engajam o jogador em busca deste mesmo elemento de rejogabilidade.

Desenvolvedora: SebaGamesDev, Blitworks
Distribuição: Blitworks
Jogadores: 1-3 (local)
Gênero: Ação, Luta, Multiplayer
Classificação indicativa: 12 anos
Português: Não
Plataforma: PC, Xbox One, PS4 e Switch
Duração: 3.5 horas (campanha)/ 16 horas (100%)

Pancadaria em geral

Todos os estilos

Antes de iniciar a pancadaria através do único modo disponível, o Arcade para até 3 players, Fight’N Rage dispõe três personagens ao jogador, cada qual com suas características físicas e visuais que impactam diretamente os controles: Gal a personagem equilibrada, F. Norris o ninja veloz claramente inspirado em um certo personagem dos games, e Ricardo o mais forte e “pesadão” da equipe que na verdade é um enorme touro. Todos os três possuem uma jogabilidade variada, e cabe ao jogador se identificar com algum dos estilos de jogo oferecido.

Apesar desta mudança entre um e outro, os personagens possuem três comandos iguais: pulo, ataque e um golpe especial. Combinados com outros movimentos como ataques aéreos e agarrões, a estratégia e principalmente a agilidade acabam tendo um papel importante durante o enfrentamento de inimigos. Além disso, combos insanos também são possíveis de serem executados, criando uma sequência numérica no canto da tela representando a quantidade de golpes que o jogador conseguiu realizar sem perder o tempo necessário entre um e outro.

Resultados

Após um certo número de golpes desferidos, a barra de especial do jogador também ativa a possibilidade de um deste golpe especial sem consumir a vida. Entretanto, o uso desta habilidade sem a barra ativada consome a própria saúde, como em outros jogos do gênero.

Um conselho valioso é se atentar ao modo treino, que fica disponível depois de já iniciar o modo Arcade (uma decisão estranha) e permite vários níveis de tutoriais para cada selecionável, onde é possível aprender sequências longas de golpes que vai “arrancar” bastante vida de seus inimigos.

Enredo sem profundidade, algo normal

História rasa, algo comum

O enredo de Fight’N Rage é bem básico e funciona como um elemento bastante secundário, algo que não importa tanto em games deste tipo. Algumas linhas de diálogo se desenrolam ao enfrentar chefes durante as fases, mas nada de tão especial.

O que chame a atenção talvez sejam os diferentes finais e situações que se alteram conforme o personagem e algumas escolhas feitas durante as fases, que podem instigar o jogador a experienciar tudo novamente. O maior chamariz fica mesmo por conta do gameplay fluído e viciante.

Como outros games do gênero já fizeram no passado e ainda continuam com tal prática atualmente, Fight’N Rage coloca barris e outros elementos destrutíveis no cenário a fim de prover itens úteis, como comida para encher a barra de saúde do personagem ou armas brancas que podem ser usadas contra inimigos. Ao contrário de títulos punitivos do passado, por aqui é permitido tentar novamente quantas vezes quiser depois de ser derrotado, evitando com que a tela de game over seja o fim definitivo para você.

Fora isso, um ponto a se elogiar infinitamente é que Fight’N Rage permite com que o progresso seja interrompido a qualquer momento, tornando possível voltar ao exato ponto de onde a jogatina foi suspendida desde que o mesmo personagem e dificuldade sejam escolhidos. Isso me salvou de uma forma incrível, já que em um dado momento o jogo resolveu apresentar um crash e tive que voltar ao menu principal do Switch. Fiquei bastante irritado porque era literalmente a última fase do game, mas felizmente, quando fui me arriscar de novo, lá estava meu save de onde eu havia parado – foi assim que descobri o recurso.

Modo Battle

Extras e fator replay

Como citado no início deste texto, Fight’N Rage se preocupa muito em entregar um conteúdo extenso que faça valer o dinheiro gasto de quem o compra. Algo muito valorizado nos dias de hoje por muitas pessoas, o que acabou se consagrando popularmenet como fator replay. Além do modo Arcade, existe o modo desbloqueável denominado Battle, onde o jogador é lançado numa arena para uma disputa até a morte com o personagem escolhido.

O mais interessante aqui é que podemos utilizar até mesmo os inimigos existentes no modo padrão, mesmo que estes sejam inferiores aos personagens principais na questão de combo. Tal jogabilidade infelizmente fica restrita apenas ao Battle, sendo impossível de escolher este mesmos inimigos no modo Arcade.

Para obter cada vez mais inimigos no Battle é necessário comprá-los na loja através do menu Extras, onde também são vendidos skins de personagens, inimigos selecionáveis, modos adicionais e afins. Já as roupas dos protagonistas são liberadas de várias formas, até mesmo completando etapas do treinamento.

Parabéns, gafanhoto

Outros modos menos impactantes estão presentes na loja, como o Turbo, que deixa tudo mais acelerado, e CPU partners que adiciona bots para lutar ao seu lado durante as fases padrões do jogo tornando tudo mais fácil.

O dinheiro para comprar todos estes itens é adquirido através do avanço nas fases ou cumprimento de certos objetivos, e até mesmo morrendo. Resumindo, é um jogo bastante misericordioso que te recompensa até pela sua derrota.

Um jogo de desbloqueáveis

Fight’N Rage é um excelente jogo de beat ’em up que possui um grande fator replay por causa de seus desbloqueáveis. Apesar disso, o modo Arcade só possui um grande apelo caso você seja alguém bastante curioso por conhecer o que acontece com cada um dos personagens disponíveis e escolhas feitas. Como conclusão, nada online ou extremamente diferente está presente por aqui, o que decepciona um pouco por se tratar de um título que seria completamente divertido de se jogar com três pessoas onde estivéssemos.

Permitir jogar usando os inimigos selecionáveis no enredo também seria uma boa pedida. Mas acaba sendo algo que não acontece, como citado, tornando restrito estes sprites interessantes ao modo Battle.

Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Fight'N Rage

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Gameplay frenético
  • Modos extras
  • Vários finais
  • Bots auxiliares opcionais
  • Progresso salvo em qualquer fase

Contras

  • História com pouco apelo
  • Inimigos selecionáveis apenas em Battle
  • Sem modo online
  • Por que não 4 jogadores?