Formula Retro Racing capa

Review Formula Retro Racing (Switch) – Simples, veloz e divertido

Desde a minha infância, sou apaixonado por jogos de corrida, especialmente os do estilo arcade. A simulação nunca foi o meu forte, então sempre me inclinei mais para títulos como Need for Speed (a parte arcade da franquia), Mario Kart, Crash Kart e outros. Mas o que a cena indie tem produzido que esteja à altura da alta qualidade que esse gênero pode oferecer?

Desenvolvimento: Repixel8
Distribuição: Repixel8
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Corrida, Arcade, Multiplayer
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, PC, Xbox One, PS4
Duração: 3 horas (campanha)

O básico que funciona

Carros esportivos tem drift
Carros esportivos tem drift

Forma Retro Racing é dividido em duas categorias de veículos: carros esportivos e Fórmula 1. Os carros esportivos podem fazer drift nas curvas e têm uma dirigibilidade mais suave, enquanto a categoria Fórmula 1 é mais veloz, mas a maneira como os carros se comportam é mais desafiadora. E, caso você esteja se perguntando, não é possível misturar as duas categorias, nem mesmo no modo Freeplay/Arcade.

O progresso no jogo é extremamente fácil de entender. Quanto mais você joga, mais pontos acumula e mais pistas desbloqueia. Todas elas são baseadas em cidades reais ao redor do mundo, indo das Américas até as regiões mais distantes da Ásia. É divertido ver o que vai ter ao fundo da próxima parada, e diria que esse é um dos pontos mais altos do game. Porém, falta detalhes por conta do estilo artístico.

Opções e extras

Jogando multiplayer local
Jogando multiplayer local

As opções de câmera são agradáveis e permitem até mesmo ver o interior do cockpit, além de ser possível usar controles de movimento para dirigir os veículos – algo que transforma completamente a jogabilidade. No entanto, os carros esportivos são mais difíceis de controlar na visão do cockpit por conta dos drifts, então não recomendo essa opção para essa categoria.

Além do modo carreira, no qual você desbloqueia novas pistas, há o modo Time Attack e o modo Arcade para corridas únicas. No fim das contas, Formula Retro Racing é um produto agradável que pode ser experienciado em pequenas sessões, mas peca um pouco em conteúdo se considerarmos os modos disponíveis. Além disso, não há carros desbloqueáveis, o que é uma decepção e uma oportunidade perdida – mesmo que cosmética.

Câmera permite modo cockpit em primeira pessoa
Câmera permite modo cockpit em primeira pessoa

Por fim, o modo multijogador funciona perfeitamente, mas apenas localmente, e senti falta da opção online. No mais, tudo roda a 60 quadros por segundo, o que é um elemento extremamente positivo. Isso ajuda bastante na resposta dos comandos e na fluidez com a qual a corrida se passa, o que é necessário em games que requerem reações rápidas.

Divertido, mas com pouco conteúdo

Formula Retro Racing é um produto descontraído para se jogar em pequenas sessões, terminar uma vez só e, ao reunir a familia, deixar a bagunça tomar conta. Ele é mais divertido em grupo do que sozinho, sendo que o single player acaba sendo bastante repetitivo e sem muito incentivo para continuar em frente. Isso porque não existem itens cosméticos no jogo e todos os carros são bem parecidos, exceto que há duas categorias de veículos para controlarmos. Mesmo assim, a mudança é apenas na forma de controlar, sendo que um tem drift e outro não. No fim, a experiência arcade te faz feliz por algumas sessões, mas não é longínqua.

Cópia de Switch cedida pelos produtores