Midnight Heist é um jogo de terror online com uma proposta única: assaltar escritórios antes de ser pego pelos fantasmas que assombram as noites de um centro urbano. Disponível em acesso antecipado através da loja da Steam, o título ainda se encontra em um estágio embrionário, apresentando apenas uma execução péssima das promissoras ideias por trás do game criado pela MediaTale.
Desenvolvimento: MediaTale
Distribuição: MediaTale
Jogadores: 1-4 (online)
Gênero: Terror
Classificação: 14 anos
Português: Não
Plataformas: PC
Duração: Sem registros
O comando da madrugada
Midnight Heist coloca até quatro jogadores no papel de ladrões que precisam roubar informações empresariais em escritórios das empresas de Midnight City durante a calada da noite. Seja atuando sozinho ou em equipe, o objetivo é hackear computadores e coletar documentos o mais rápido possível. Para ter um controle maior das situações, é fundamental obter acesso às câmeras de segurança, pois é vital se posicionar adequadamente para não dar de cara com o fantasma, que persegue os bandidos.
O oponente mata os jogadores de forma instantânea, então é importante trabalhar silenciosamente e utilizar todo o arsenal tecnológico disponível para vencer na criminalidade sem atrair a atenção dele. O fantasma é controlado pela inteligência artificial do game, e aí onde Midnight Heist erra. Poder controlar as aparições resultaria em uma experiência de terror assimétrica sensacional, e o jogo deveria ter aproveitado essa oportunidade de construir algo verdadeiramente singular dentro desse gênero.
Tecnologia ao seu favor
As mecânicas de hackeamento são interessantes e divertidas. Cada bandido usa seu celular para acessar as máquinas presentes nos escritórios, sendo necessário resolver puzzles para invadir os objetos. Esses quebra-cabeças são simples, e é preciso resolvê-los o mais rapidamente possível para suceder.
No entanto, o grande problema desse aspecto de Midnight Heist reside nos sistemas de roubo de documentos. Os cenários possuem vários itens que se assemelham aos materiais que podem ser roubados, mas eles são só elementos decorativos com os quais o jogador não pode interagir. Essa é uma limitação frustrante, que torna as partidas menos dinâmicas do que poderiam ser.
O mapa de tutorial não funciona corretamente, e faz um péssimo trabalho ao explicar as funcionalidades de Midnight Heist, que inclui somente duas fases em sua versão de lançamento. É permitido usar a grana faturada nos golpes para personalizar o personagem e adquirir equipamentos melhores, mas não há muitos deles implementados no jogo, se limitando a poucos itens cosméticos aos quatro personagens jogáveis.
Falhas técnicas
Desenvolvido por meio do motor gráfico da Unity, Midnight Heist adota um visual mais cartunesco, com gráficos em uma qualidade baixa, além de texturas que estão em uma definição ruim. Apesar disso, a performance é sólida, graças à disponibilidade de várias opções técnicas. Ainda assim, existem falhas que precisam ser solucionadas pela equipe de desenvolvimento. Como a iluminação dos mapas, que embora ela seja completamente escura e se encaixe dentro da proposta das missões, conta com bugs em certos elementos do cenário que os deixam com uma luminosidade exageradamente clara.
Isso se agrava principalmente porque o terror apresentado por Midnight Heist tende a ser óbvio, dado as circunstâncias. Em dados momentos da partida, a assombração simplesmente apaga as luzes dos escritórios do jeito mais genérico possível, e nisso, sobram alguns elementos que não são devidamente iluminados e que chamam a atenção por esse motivo. Em geral, o jogo falha ao não oferecer uma boa autonomia entre abordagens furtivas ou escandalosas, já que a gameplay é sempre extremamente lenta e não passa uma sensação de liberdade em nenhum momento da jogatina.
Sem conteúdo, mas um futuro que pode ser promissor
Em sua versão atual, Midnight Heist é, acima de tudo, apenas uma prova de um conceito interessante. O produto não está perto de ser uma experiência completa, visto que falta muito conteúdo, além de um bom sistema de progressão e objetivos mais dinâmicos. Existe potencial nesse título, mas resta saber se o pessoal da MediaTale conseguirá atingi-lo quando o jogo for realmente lançado.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno