review-naruto-x-boruto-ultimate-ninja-storm-connections-xbox-series-s-capa

Review Naruto x Boruto Ultimate Ninja Storm Connections (Xbox Series S) – Mais do mesmo após 7 anos

Após 7 anos de espera, a franquia Naruto Ultimate Ninja Storm está de volta com seu novo título: Naruto x Boruto Ultimate Ninja Storm Connections. A promessa da vez é reunir toda a história do ninja de Konoha em um único jogo. Bem, pode-se dizer que isso foi cumprido, mas da pior forma possível. Confira na análise!

Desenvolvimento: CyberConnect2

Distribuição: Bandai Namco

Jogadores: 1-2 (local e online)

Gênero: Luta

Classificação: 12 anos

Português: Dublagem, legendas e interface

Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S

Duração: 9.5 horas (campanha)/19 horas (100%)

Duas campanhas

Os 8 capítulos disponíveis na história principal
Os 8 capítulos disponíveis na história principal

Naruto Storm Connections oferece duas campanhas, chamadas de história e história especial. Conforme apresentado em seu marketing, o objetivo era reunir toda a aventura de Naruto em um único título, mas isso não foi feito de uma forma ideal pelos desenvolvedores. A história foca apenas em Naruto e Sasuke, deixando diversas lutas importantes de fora, incluindo batalhas incríveis contra chefes dos jogos anteriores – isso é decepcionante, visto que o conteúdo está pronto a anos.

Outro ponto de decepção em relação aos jogos anteriores é a forma que a narrativa se desenrola. Em vez das tradicionais cutscenes em 3D, dessa vez temos simples fotos que foram tiradas do anime, sendo basicamente um slideshow. Novamente vale frisar: todo o conteúdo já estava pronto, então por que jogar tudo fora pra simplificar? Isso acaba fazendo o jogador duvidar do nível de investimento que Naruto Storm Connections recebeu.

Tsukuyomi volta a atormentar o mundo de Naruto na história especial
Tsukuyomi volta a atormentar o mundo de Naruto na história especial

Felizmente, o modo história especial é um destaque positivo. Sendo uma história original, estamos no universo de Boruto e precisamos enfrentar a organização Zero, que tem a liderança de Merz, um homem que busca ser o sucessor de Pain. Com direito a personagens marcantes – como Merz e Nanashi, que não posso desenvolver por ser um spoiler –, lutas incríveis com a volta das cutscenes em 3D, e momentos emocionantes, a história especial criada para Naruto Storm Connections brilha e salva a campanha de uma total decepção.

Gameplay segue fórmula tradicional

Boss battle entre Naruto e Pain
Boss battle entre Naruto e Pain

Naruto Storm Connections segue a fórmula tradicional de gameplay da franquia, que desde o primeiro jogo, apresenta boa qualidade e evolução com o passar dos anos. Existem algumas novidades, como a barra de chakra que regenera sozinha, melhorias na emenda de combos, e a retirada do tilt, que se tornou um segundo jutsu dos personagens. No geral, a gameplay é bem fluída, e não seria absurdo considerar Naruto Storm Connections o melhor da franquia nesse quesito.

Infelizmente, não pude testar a gameplay de forma competitiva, visto que o modo online simplesmente não funciona no Xbox. Por um momento achei que a população online do jogo fosse pequena, mas com uma rápida pesquisa na internet, encontrei diversos relatos de pessoas citando a busca infinita por partidas. Fico no aguardo de uma correção para isso, visto que o online sempre foi um dos modos mais importantes de Naruto Storm.

Novidades menores, mas interessantes

Enciclopédia que conta um pouco sobre os personagens
Enciclopédia que conta um pouco sobre os personagens

Existem algumas novidades de menor importância que estão presentes em Naruto Storm Connections, mas que vale a pena mencionar aqui. Agora temos um bônus de login diário, no qual podemos ganhar moedas ou itens. E falando em itens, a customização deste título é provavelmente a mais completa da franquia, oferecendo diversas opções para personalizar cada um dos 130 personagens disponíveis.

Outra novidade é o sistema de proficiência, que fornece um nível para cada personagem presente no jogo. Subir seu nível trará recompensas exclusivas. Também existem desafios de proficiências para ganhar mais experiência, disponíveis na página de cada personagem. Por fim, também temos a adição de uma enciclopédia, que conta um resuminho de cada ninja e exibe imagens do anime de como são seus jutsus.

Taxa de quadros e dublagem

Apesar de bonito, Naruto Storm Connections pouco evolui em relação a Naruto Storm 4, não oferecendo motivos para rodar a 30 quadros por segundo
Apesar de bonito, Naruto Storm Connections pouco evoluiu em relação a Naruto Storm 4, não oferecendo motivos para rodar a 30 quadros por segundo

Infelizmente, Naruto Storm Connections roda a apenas 30 quadros por segundo no Xbox Series S, a mesma taxa utilizada no Xbox One. Algo que não faz sentido, visto que o pequeno monstrinho da atual geração tem total capacidade de executar títulos mais pesados em 60 quadros por segundo. Apesar de estar acostumado a jogar os títulos anteriores da franquia em 30 quadros, ainda é uma decepção.

Quanto à dublagem brasileira, diversos dubladores foram alterados, o que pode fazer alguns jogadores estranharem inicialmente. Pessoalmente, sempre gostei da dublagem de Naruto, e mesmo os personagens que tiveram suas vozes alteradas não me incomodaram. É sempre bom ver um jogo baseado em anime completamente dublado, e é melhor ainda quando o trabalho é bem feito.

Mais do mesmo, mas funciona

Naruto Storm Connections é mais do mesmo, e isso é inegável. A franquia já está batida e não consegue evoluir, mas segue sua boa fórmula que ainda funciona muito bem. Para os que buscam ver toda a história de Naruto em um único jogo, o que vão encontrar aqui é decepção. Mas os que querem apenas uma boa gameplay para competir, podem esperar a melhor entrada da franquia até o momento.

Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Naruto x Boruto Ultimate Ninja Storm Connections

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • História especial
  • Quantidade de personagens
  • Melhorias na gameplay
  • Personalização

Contras

  • História principal
  • Taxa de quadros
  • Modo online não funciona
  • Pouca evolução