Oddballers capa

Review Oddballers (Xbox Series S) – Nada original, mas divertido ainda assim

Surfando na onda de jogos de esporte na pegada Mario Wii Sports de ser, a Ubisoft resolveu embarcar no gênero minigames casuais, através de Oddballers. O game é um título de menor escala, considerando títulos grandes da empresa como Watch Dogs e Assassin’s Creed, cujo foco é diversão sem compromisso e uma forma de prender a atenção do jogador através de uma variedade oferecida. Com isso, o quanto podemos dizer que Oddlballers é realmente divertido?

Desenvolvimento: Game Swing
Distribuição: Ubisoft
Jogadores: 1-4 (local) e 1-6 (online)
Gênero: Esporte
Classificação: Livre
Português: Sim
Plataforma: Switch, PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PS4, PS5
Duração: Sem registros

Uma tentativa louvável

Partidas divertidas

Oddballers é feito pela mesma equipe de Stikbold! A Dodgeball Adventure, uma empresa indie cujo game tem a exata mesma proposta daqui. O título da Ubisoft tem um menu bastante simplificado, como muitos jogos da empresa atualmente possuem. A Ubisoft tem apostado no estilo de interface baseado em cartões, na qual todas as opções são distribuídas através de menus quadradões logo no início. Nele, temos opçoes para jogarmos partidas locais, online, ou com bots que adicionamos no lobby antes do jogo se iniciar.

Também existem vários cosméticos como roupinhas, além de comemorações que personagens podem usar após vencer uma partida. Alguns extras também podem ser adquiridos através do Ubisoft Connect, o que considero algo bastante louvável visto que a conta Ubisoft se comunica com vários jogos diferentes da empresa e permite adquirir itens exclusivos.

Lojinha interna

No mais, as partidas acontecem em diferentes rounds. Apesar do jogo de Queimada ser o foco principal, existem alguns nuances para incrementar a jogabilidade, como agarrar itens do cenário para atacar o adversário, ou então o movimento de empurrão que faz com que ele perca a bola e deixe-a cair no chão.

Entre um round e outro, há minigames como o de destruir um veículo antes do tempo acabar; um outro de coletar itens no cenário e o impacto para com adversários; um outro no qual usamos um cortador de grama, outro no qual corremos contra o tempo para adquirir mais mel do que o time adversário; outro em que cortamos o pelo de ovelhas; etc.

Diversos modos de game

No final da partida, os pontos são somados e ficamos sabendo que foi o vencedor, além de recebermos moedas para gastarmos na loja interna do game. Loja essa que oferece itens rotativos, ou seja, de tempos em tempos os itens possíveis de serem comprados são renovados.

De forma geral, o jogo é divertido e variado. Porém, em relação ao modo online, foi impossível encontrar alguma alva vivo, e isso acontece mesmo considerando que o jogo possui o recurso de crossplay (jogar com diferentes plataformas). Por isso, foi necessário combinar com amigos de nos encontrarmos nas salas dos servidores. Caso contrário, não espere encontrar alguém.

Já vi isso antes

Oddballers não é nada original, e conheço até mesmo indies com a mesma proposta de esporte (Stikbold! A Dodgeball Adventure, também da Game Swing), e com minigames um tanto quanto parecidos. É como se a Ubisoft tivesse simplesmente aproveitado a receita de outro jogo menos conhecido e colocado sua estampa em cima. Não que isso seja um problema, mas de alguma forma o game não apelou para o grande público, resultando em servidores completamente vazios em todos os modos disponíveis. Se você tiver amigos com quem jogar, aí a história muda.

Cópia de Xbox Series S cedida pelos produtores

Oddballers

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Muitos modos de jogo
  • Possibilidade de adicionar bots no jogo
  • Crossplay entre plataformas
  • Loja rotativa

Contras

  • Servidores mortos
  • Ideia melhor executada em outros jogos