review-rivercitygirls-1

Review River City Girls (PS4) – Pancadaria bem divertida

River City Girls é mais um jogo divertido desenvolvido pela WayForward. O game é um spin-off da franquia Kunio-kun e segue a jornada  da dupla Misako e Kyoko, que quebram tudo pelo caminho em sua busca por seus namorados desaparecidos.

Desenvolvimento: WayForward

Distribuição: WayForward

Jogadores: 1-2 (local)

Gênero: Arcade, Ação e Luta

Classificação: 10 anos

Português: Não

Plataformas: PC, PS4, Xbox One, Switch

Duração:7 horas (campanha)/9 horas (100%)

O rastro de destruição deixado pelo amor

River City Girls é uma divertida aventura

River City Girls é um spin-off da franquia Kunio-kun, conhecida no ocidente por vários nomes, incluindo River City. O título é considerado uma aventura canônica no universo da série, porém, ele ignora elementos da continuidade que havia sido introduzidos em Nekketsu Kōha Kunio-kun Special, o remake da aventura original e que era usado como base para a narrativa de todos os games da franquia lançados após 2011.

Apesar disso, o título faz referências a diversos outros jogos da série e serve como uma carta de amor à empresa criadora das aventuras do delinquente Kunio, a falecida Technōs Japan. Conhecer o passado da dupla Kunio e Riki vai fazer com que os jogadores entendam algumas referências e piadas, mas, River City Girls também funciona perfeitamente como um ponto de entrada para os novatos.

Misako e Kyoko vão quebrar a cara de todos na cidade

As protagonistas da aventura são a dupla Misako e Kyoko, as namoradas de Kunio e Rikki. A narrativa começa quando as garotas recebem uma imagem, através de uma mensagem de texto, que mostra seus namorados sendo raptados. Decidindo fugir da detenção, as jovens decidem atravessar toda a cidade em busca de suas caras metades.

Ao longo da jornada, a dupla enfrenta e derrota diversos tipos de inimigos diferentes, tais como: estudantes, lutadores de wrestling, policiais corruptos, líderes de torcida e membros da Yakuza. Além de adversários, também existem aliados que vão ajudar durante a aventura, oferecendo objetivos extras e itens.

A narrativa é bem divertida e a personalidade das garotas brilha bastante durante a interação com outros personagens. River City Girls utiliza o humor para transformar as situações que as jovens passam em coisas doidas. As protagonistas também conversam entre si ao longo da jornada e é divertido acompanhar as conversas.

O amor pode machucar

O título mistura elementos de Beat em Up e RPG em uma combinação muito divertida

River City Girls é um beat ‘em up com elementos de RPG, similar a outros jogos da franquia Kunio-kun. A cada inimigo derrotado, as garotas ganham experiência e dinheiro, que pode ser utilizado para comprar itens e novas habilidades. Subir de nível também aumenta os status e habilita novos ataques.

O combate de River City Girls é simples, tendo dois botões, quadrado e triângulo, servindo como ataque fraco e forte respectivamente. Além deles, o círculo serve para realizar certos ataques especiais, que podem ser adquiridos no dojo. As garotas também podem utilizar armas encontradas pelos estágios, agarrar oponentes indefesos e se defender de ataques.

A principal mecânica que diferencia River City Girls de outros jogos do gênero é o sistema de recrutamento. Alguns inimigos podem acabar implorando para que as garotas parem de atacar e, se o pedido for atendido, será possível recrutá-los. Oponentes que se tornam aliados podem ser chamados com um botão para utilizar um ataque. O sistema lembra bastante os strikes, presentes em The King Of Fighters 99.

Os duelos contra chefões são interessantes e variados

O que chama atenção em River City Girls são os duelos contra os diferentes “chefões”. Além de serem um pouco mais desafiadores do que os inimigos comuns, os chefes possuem mecânicas que transformam suas lutas em momentos únicos. Enquanto alguns podem ser derrotados facilmente, outros requerem estratégia para poder desviar de seus ataques e atacar no momento certo.

River City Girls também é um jogo fácil que não pune erros. Jogadores só possuem uma vida, mas, caso um game over aconteça, é possível retornar de onde parou, apenas perdendo um pouco de dinheiro. Os inimigos também não são perigosos e podem ser derrotados facilmente com certas habilidades.

Um retrô mais moderno

A apresentação do game tem seus pontos positivos

A WayForward é uma das poucas empresas que ainda consegue produzir gráficos 2D que combinam o estilo de arte de jogos 16-bits com técnicas modernas. Como tal, visualmente, River City Girls é bonito, tem personagens bem desenhados e possui detalhes únicos que criam seu próprio charme.

Combinando com isso estão os cenários que são variados, cheios de detalhes e que trazem River City à vida nos consoles modernos. Cada local também está recheado de personagens não controláveis, que ajudam a mostrar que a cidade é um lugar ativo.

Música e arte combinam muito bem

River City Girls também chama a atenção pela sua trilha sonora. A música do game é composta em um estilo mais techno, utilizando instrumentos computadorizados para dar uma cara mais moderna ao jogo. Além de música instrumental, algumas áreas também possuem trilhas cantadas, animando ainda mais a experiência.

Por fim, River City Girls possui uma apresentação muito boa. As cutscenes são apresentadas em um estilo de mangá bem legal. Os chefes também são introduzidos por via de uma animação especial e, antes de suas lutas, o jogo apresenta-os como se fosse um título de luta.

Ainda há espaços para melhorias

River City Girls é um bom jogo, mas ainda existe espaço para melhorar

River City Girls é um jogo divertido, mas ainda existe espaço aqui para melhorar a experiência dos fãs. A principal mudança se trata em relação ao seu modo multiplayer, que pode ser aproveitado apenas localmente. A falta da opção online é algo que felizmente será corrigido em River City Girls 2 – ainda não lançado, até o momento da publicação deste artigo.

O game também tem seus momentos em que tenta recriar a experiência de algo lançado nos anos 90. Apesar de possuir um tutorial, algumas mecânicas não são explicadas, assim como alguns ataques especiais que acabam não acontecendo como deveriam. Por fim, também notei os famosos slowdowns em certos momentos da aventura quando muitos inimigos aparecem e efeitos especiais acontecem ao mesmo tempo.

Um título excelente para os amantes da pancadaria

Os amantes de beat’ em up irão encontrar em River City Girls uma experiência bastante divertida. Oferecendo uma narrativa engraçada, bom desafio e alguns extras interessantes, o game é uma pedida certa para quem quer uma boa pancadaria com seus amigos ou sozinho.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

River City Girls

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Narrativa engraçada e bem divertida
  • Jogabilidade simples e de fácil domínio
  • Bastante extras para quem gosta de explorar os cenários
  • Apresentação muito boa

Contras

  • Falta de online no multiplayer
  • Alguns slowdowns