River City Melee Mach!! Capa

Review River City Melee Mach!! (Switch) – Diversão para todos

Como um jogador que iniciou a jornada gamer na era 8 bit, é um pouco vergonhoso para mim dizer que durante muito tempo tive zero conhecimento sobre a série Kunio-kun. Recentemente pude me divertir de forma absurda com a coleção Double Dragon & Kunio-kun Brawler Bundle (review aqui), o que me fez querer saber mais e mais sobre o universo de Kunio e seus vários jogos acompanhados de spin-offs.

Bom, River City Melee Mach!! pode ser considerado como um de seus games secundários, digamos assim, e consegue trazer a essência do universo do título japonês para uma jogabilidade que lembra bastante os jogos principais (como River City Ransom, na América) e obras como Super Smash Bros.

Desenvolvimento: Arc System Works
Distribuição: Arc System Works
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Ação, Luta, Multiplayer
Classificação indicativa: 10 anos
Português: Não
Plataformas: PC e Switch
Duração: Sem registros

Um jogo da galera

Bagunça degeneralizada

Primeiro de tudo, este é um jogo que não deve ser levado a sério de forma alguma, e muito menos oferece um enredo ou qualquer coisa a ser explorada. É necessário entender que River City Melee Mach!! se trata de um game completamente descompromissado e sem a intenção de tornar profundo qualquer aspecto do gênero de luta. É realmente um “pega e joga”.

Aqui é onde o universo de Kunio-kun se encontra com Smash Bros, como citado anteriormente. E mesmo eu não sendo um grande fã da franquia de “empurrar” da Nintendo, o party game de pancadaria de Kunio e seus amigos me fez sorrir de orelha à orelha. O jogo me pegou de cara sem dó nem piedade, através de uma jogabilidade completamente polida e intuitiva, com vários aspectos extras que só tornam tudo algo melhor ainda.

Todos contra um

Sim, normalmente dou importância à boas histórias, plano de fundo de personagens e tudo aquilo que compõe um título de qualidade. Mesmo assim, o foco em me entregar algo realmente louvável através do gameplay é um fator decisivo na minha visão.

O gênero beat ‘em up

Modo online

Bom, se você de alguma forma é familiarizado com jogos de “briga de rua”, ficará feliz em saber que River City Melee Mach!! é um game de arena com mecânicas deste maravilhoso gênero. Apresentando personagens da série principal de Kunio-kun e convidados vindos de vários outros spin-offs, é possível escolher um time de até seis pessoas, que vão desde membros escolares do ensino fundamental até mafiosos. Cada um destes times possui uma historiazinha própria, diferentes diálogos e gracinhas. Além disso, cada membro tem seu próprio set de habilidades, com comandos diferentes que fazem um excelente uso dos apenas 3 botões que compõem a jogabilidade de forma geral: pulo, soco e chute – os quais são 100% possíveis de se trocar o mapeamento através das opções.

Mesmo com esta pouca quantidade de comandos, isso é expandido por causa do que cada personagem oferece na variedade de seus golpes. É possível executar combos por meio de cabeçadas, chutes voadores, arremessos de objetos em câmera lenta e até mesmo estapear seu inimigo com golpes incrivelmente rápidos. A lista de comandos para executar as habilidades fica disponível durante as batalhas para ser visualizada, ou antes da partida iniciar. Os cenários 3D apenas aumentam a quantidade de possibilidades existentes para derrotar os oponentes, que podem ser arremessados em buracos ou outras características do ambiente. Fora isso, há também os itens que surgem para serem usados como armas – como espadas e tacos de baseball -, drinques que curam o personagem e até mesmo aumentam o tamanho fazendo com que o lutador se torne gigantesco.

O online que brilha

Pancadaria a todo vapor

Além do modo história, onde o torneio do enredo acontece, River City Melee Mach!! possui um online divertidíssimo e com quase zero input delay – bastante imperceptível. Apesar de bem vazio, ainda é possível encontrar algumas pessoas vagando pelos lobbies, geralmente vindos do território japonês. Combinando uma jogatina com alguns amigos que possuíam o jogo, tive momentos de muita diversão em partidas no multiplayer, que me garantiram boas risadas e táticas bastante engraçadas, como informalmente todos ficarem no início do round contra o CPU, para depois partirem a fim de destruir uns aos outros. Apesar disso, a forma como as partidas acontecem não são tão favoráveis à mudança de fase, o que obriga toda vez a criarmos uma nova sala para então podermos escolher um cenário diferente. Algo bastante irritante, que poderia ter sido incluído através de uma opção simples dentro da partida já criada.

Se tratando dos modos, são apenas dois disponíveis para se jogar com as pessoas através da internet: Free-for-all e Tag Match (em equipes). Mesmo que os dois divirtam bastante quem está conhecendo o game, seria muito bem-vindo novas formas de se reinventar futuramente – porém, não tenho esperança já que o jogo se encontra na versão 1.0.0 desde o lançamento.

Como um recurso extra, é possível montar seu próprio time com personagens de todas as equipes do jogo, porém pode esquecer de criar seu próprio bonequinho com o estilo Kunio-kun 8 bit de ser. Pois é, uma oportunidade completamente perdida dos desenvolvedores ao não permitirem este nível de personalização.

Observação: a lista de habilidades não pode ser visualizada dentro das partidas no multiplayer online, apenas no lobby.

Excelente em todos os aspectos

Finalmente, posso dizer que River City Melee Mach!! é uma experiência nostálgica e muito bem-vinda para todos os tipos de jogadores, sejam eles conhecedores de Kunio-kun ou simplesmente gamers casuais afim de uma boa diversão com amigos. Apesar do single player não ter o mesmo peso que jogar online ou localmente com outras pessoas, River City Melee Mach!! é uma excelente pedida, e consegue prender a atenção de quem está jogando por algumas boas horas.

É uma pena que não exista o recurso de crossplay, já que o título está presente também no PC através do Steam. A inclusão da comunicação entre plataformas certamente aumentaria e muito a quantidade de pessoas presentes no online, e consequentemente a longevidade do game.

Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Samuel Leão

River City Melee Mach!!

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Jogabilidade de fácil aprendizado
  • Habilidades únicas por personagem
  • Gráficos nostálgicos e polidos
  • Cenários diversos
  • Personalização de equipe

Contras

  • Online excelente
  • Navegação ruim no menu
  • Single player não tão apelativo