Staxel Capa

Review Staxel (Switch) – A mistura Minecraft e Harvest Moon

Vindo lá dos Países Baixos, Staxel é uma mistura de Minecraft com Harvest Moon, que deu um pouco errado. Talvez esse seja o melhor jeito de apresentar o jogo independente da modesta desenvolvedora neerlandesa Plukit. Staxel apresenta alguns diferenciais e boas ideias, porém, será que ele como um todo faz jus às obras que o influenciaram?

Desenvolvimento: Piukit
Distribuição: Humble Bundle
Jogadores: 1 (local) 1-4 (online)
Gênero: Estratégia, Simulador
Classificação: 12 anos
Português: Interfaces e legendas
Plataforma: PC, Switch
Duração: 33 horas (campanha)/89 horas (100%)

Clone de Minecraft?

A influência de Minecraft é clara

Staxel é um game em que podemos construir ou brincar de agricultores, e e é ambientado em uma ilha bonita e colorida. Começamos em uma pequena fazenda com uma casa em ruínas, mas em pouco tempo podemos transformá-la em uma casa completa com sua própria variedade de colheitas e gado para cuidar. Visualmente, ele é nitidamente inspirado no sucesso fenomenal que foi e que é Minecraft, com a mesma estética básica em blocos que marcou uma geração inteira de gamers ao redor do globo.

A jogabilidade parece uma mistura do clássico da Mojang com Harvest Moon e um toque de Stardew Valley. Na verdade, Staxel tira ideias desses títulos como se fossem um buffet livre, resultando em algo que tenta fazer algo grandioso, mas que falha miseravelmente. 

Na fazenda

Cuidar da fazenda, ponto alto do game.
Aumentar sua fazenda no Modo História é interessate

Provavelmente, o lado “jogo de fazendinha” é o ponto alto de Staxel. Regar, plantar e crescer na fazenda não é de todo ruim. É possível vender tudo aquilo que colhemos em nossas terras, ou usá-los como moeda de troca com os outros moradores da pequena ilha onde a história se passa. 

Fornecendo uma sensação muito relaxante, os fãs de títulos mais descontraídos podem aproveitar a vibe que Staxel passa. Não existem inimigos ou medidores de fome para enfrentar e nenhuma maneira de morrer ou perder o progresso. Você pode tocar no seu próprio ritmo enquanto ouve a modesta música do título, ou um podcast qualquer. Dispomos de uma opção multijogador com até três amigos online, o que pode ser divertido se você conseguir encontrar pessoas com quem compartilhar sua aldeia. E é bom frisar que o multiplayer em rede de Staxel funciona bem e, caso tenha amigos que gostaram do jogo, compartilhar uma vila pode até ser divertida. 

Mãos à obra

Construie em Staxel é um bicho de 7 cabeças

A parte de construção é um pouco desagradável por conta da forma como é executada, deixando-a complicada sem motivos e um bocado irritante, além de algo pode se tornar um bicho de sete cabeças dependendo do que estamos fazendo. O crafting de itens para construção é feito um a um em mesas de trabalho, para serem coletados depois de um tempo. Isso é um problema muito grande, pois já existem no mercado jogos que deixaram a parte de criação muito acessível, simples e intuitiva.

Um menu simples teria feito mais sentido, mas, do jeito que funciona aqui, o processo de criar qualquer coisa torna cansativo rapidamente. O gerenciamento de estoque e a navegação no menu também são desnecessariamente complexos e burocráticos, e podem chatear os jogadores.

Bonito, mas inferior às suas influencias.

Aqui tudo é infinitamente menos intuitivo do que em Minecraft, e isso o transforma de um jogo relaxante a um território frustrante e cheio de decepções. Criar itens é muito complicado e, por isso, construir se torna uma tarefa muito chata, manual e desinteressante. Aparentemente, os desenvolvedores sonharam alto demais ao projetar a mecânica de construção do jogo indie, mas se esqueceram de realizar de uma forma bem feita, fazendo com que Staxel fique bem abaixo de seus concorrentes. 

Staxel tem um modo criativo no qual estamos livres das restrições que o modo principal impõe, mas isso elimina o ciclo de jogo de comprar e vender safras para ganhar a vida. Se você gosta de construir, este é um bom jeito de aproveitar a obra, Pessoalmente achei o processo expandir a fazenda com todas aquelas vendas e trocas de materiais mais divertido, mas isso vai variar de jogador para jogador. 

Má execução de bons planos

Apesar de tudo, o game não é um ruim, porém, ele nos oferece pouco em termos de novidades. Tudo aqui foi feito antes e melhor por algum outro concorrente, então Staxel acaba por não causar muito impacto. Vale a pena tentar Staxel se você for um grande fã de obras do tipo, mas acredito que, dentro nesse mix que é o indie Neerlandês, mais vale jogar Stardew Valley ou Minecraft separadamente, pois o gosto final não é tão bom quanto um Eierballen ou outros pratos da culinária dos Países Baixos.

O indie não surpreende ninguém e é, infelizmente, uma obra bastante passável, mas as ideias e tudo que foi apresentado dão um bom sinal aos desenvolvedores, os quais, com uma execução melhorada, poderiam ter feito um jogo super agradável, mas eles felizmente têm tempo e esperamos que não caiam no erro de Staxel de novo em seu próximo produto. 

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão por Jason Ming Hong

Staxel

6.5

Nota final

6.5/10

Prós

  • Online funciona bem
  • Modo história divertido

Contras

  • Falta originalidade
  • Menus pouco acessiveis
  • Sistema de construção enfadonha
  • Controles confusos