Capa de Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection

Review Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection (PC) – Uma compilação imperdível

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection é uma complicação que disponibiliza 13 antiguidades das Tartarugas Ninjas para os jogadores de todos os consoles atuais e do PC, através da loja da Steam. Desenvolvido pela Digital Eclipse em parceria com a Konami, o pacote proporciona títulos de três gêneros distintos envelopados em uma apresentação incrível, que homenageia e presta reverências à franquia da Nickelodeon.

Desenvolvimento: Digital Eclipse

Distribuição: Konami Digital Entertainment, Inc.

Jogadores: 1-4 (local e online)

Gênero: Plataforma, Luta, Beat ‘em up

Classificação: 12 anos

Português: Não

Plataformas: Switch, PS5, PS4, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

Duração: 10 horas (campanha)

Treze jogos 

Gameplay da coleção

A coletânea inclui games desenvolvidos pela Konami que foram originalmente lançados entre 1989 e 1994 para os arcades e plataformas da época. Alguns produtos possuem o mesmo nome, mas são experiências completamente diferentes dependendo da versão escolhida, o que era normal para as gerações em questão.

Apesar da coleção trazer excelentes jogos como o fantástico Turtles in Time, nem tudo envelheceu como vinho, já que, por exemplo, os títulos que foram criados com as capacidades técnicas do Game Boy em mente são exibidos com visuais em preto e branco e uma pixel art em uma resolução embaçada e baixíssima, sem definição alguma. 

Mensagem peculiar exibida em Turtles in Time

Confira a lista completa do conteúdo incluído: 

Beat ‘em up:
Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade)
Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (Arcade)
Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (Super Nintendo)
Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game (NES)
Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (NES)
Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist (Mega Drive)
Teenage Mutant Ninja Turtles II: Back From The Sewers (Game Boy)

Plataforma:
Teenage Mutant Ninja Turtles (NES)
Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of The Foot Clan (Game Boy)
Teenage Mutant Ninja Turtles III: Radical Rescue (Game Boy)

Luta:
Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (NES)
Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Super Nintendo)
Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Mega Drive)

Nostalgia aprimorada 

Menu do emulador

A equipe da Digital Eclipse adotou ferramentas de emulação que aprimoram a experiência e adicionam acesso para configurações úteis para os games, como a habilidade de selecionar fases, ganhar vidas adicionais e salvar e retroceder em qualquer momento, além da possibilidade de aplicar filtros de TV de tubo e customizar o formato da tela. Por se tratar de títulos que foram pensados para o joystick de máquinas arcade e consoles antigos, os controles no mouse e no teclado são confusos. É preciso perder um tempo mexendo nas opções para encontrar um esquema confortável, visto que a configuração padrão é péssima.

Alguns títulos da The Cowabunga Collection contam com suporte para a jogatina cooperativa e competitiva para até 4 jogadores simultâneos, seja localmente ou em rede. No entanto, não foi possível averiguar o funcionamento do modo online, pois todos os servidores estão vazios. A compilação costuma ter um pico diário na Steam de cerca de 20 pessoas ativas em uma escala mundial, e por conta disso, é inviável utilizar as funções de matchmaking oferecidas. 

Museu virtual 

Anúncio para revista

Visando agregar valor ao pacote, o time de desenvolvimento preparou um prato cheio para todos os amantes das Tartarugas Ninjas: um museu interativo. É possível conferir imagens das embalagens originais do conteúdo incluído na coleção, além de scans em alta qualidade dos livretos e manuais de cada um deles. Ainda há anúncios para revistas, trilhas sonoras na íntegra, materiais que foram enviados para a imprensa, documentos de conceitos, quadros das animações de TV e até capas de gibis clássicos marcando presença nesta funcionalidade. 

No entanto, certos documentos poderiam ter sido traduzidos pelo menos para o inglês, já que muitos deles só podem ser plenamente compreendidos por quem tem um bom conhecimento da língua japonesa. A falta de uma localização para o português é o principal ponto negativo desta coletânea, que foi lançada no Brasil pela Konami custando R$ 169 nos computadores e R$ 199 nos consoles, valores exorbitantes e totalmente incompatíveis com a proposta da antologia. 

Legal demais

Por meio deste pacote, a Konami e a Nickelodeon prestam um ótimo serviço ao manter a memória destas relíquias vivas e acessíveis oficialmente para todos os fãs da franquia. Com ótimos jogos apresentados em uma forma simples, mas intuitiva, The Cowabunga Collection é uma compilação sensacional, ideal para quem cresceu jogando os beat ‘em ups das Tartarugas Ninjas e tem o desejo de revisitar os clássicos da infância.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection

8.5

Nota Final

8.5/10

Prós

  • Ótimos jogos
  • Emulador tem excelentes funcionalidades adicionais

Contras

  • Sem tradução
  • Online vazio
  • Custo alto