Trails to Azure capa

Review The Legend of Heroes: Trails to Azure (PS4) – Fecha um bom arco

Com o lançamento de The Legend of Heroes: Trails to Azure, finalmente temos acesso de forma oficial a todos os títulos que compõem a saga. Essa versão que recebemos é na verdade um port do jogo original que foi lançado originalmente para o PlayStation Portable, e possui poucas atualizações para um título que já é muito bom.

Desenvolvimento: Nihon Falcom

Distribuição: NIS America Inc.

Jogadores: 1 (local)

Gênero: RPG

Classificação: 14 anos

Português: Não

Plataformas: PC, PS4, Switch

Duração: 46 horas (campanha)/100 horas (100%)

Polícia!

Imagem do grupo andando pela cidade.
Por ser um jogo de 2011 portado para os consoles atuais, o trabalho ficou muito bom.

The Legend of Heroes: Trails to Azure é uma continuação direta de The Legend of Heroes: Trails from Zero, que foi lançado no ano passado. A história se passa alguns meses depois do primeiro jogo e mostra os membros da Special Support Section (SSS), uma espécie de força tarefa especial da polícia que sai em uma missão que culmina na prisão de dois indivíduos e serve mais ou menos como um tutorial do combate.

Depois que o jogo começa efetivamente, temos como função aceitar algumas missões em um computador, que possuem certos prazos para serem cumpridas. Como trabalhamos para o povo da cidade, as tarefas são variadas e podem incluir a matança de algum monstro, ou ajudar a encontrar um item perdido; além das missões principais, como ajudar a polícia e descobrir coisas sobre uma certa figura. 

E é aí que o jogo “pega” para algumas pessoas. Como é um RPG e precisamos descobrir coisas, sem o conhecimento do inglês ficará bastante difícil de prosseguir, o que poderá afastar jogadores. Mas caso essa não seja uma barreira para você, com toda certeza apreciará um grande jogo com ótimos personagens e um desenvolvimento muito bom. Aliás, como é uma continuação, é quase que obrigatório jogar o primeiro game do arco para entender bem o que está se passando.

Tático, só que não

Imagem do combate de Legend of Heroes: Trails to Azure
O combate é bem divertido.

O grande barato de The Legend of Heroes: Trails to Azure é o seu combate. Podemos ver os inimigos na tela, e eles só retornam quando mudamos de área. Ou seja, nada de ficar lutar desnecessariamente. Além disso, como essa é uma sequência, já começamos no nível 45, o que garante que vamos causar um alto dano, mas tomaremos na mesma potência.

As lutas não nos dão dinheiro como recompensa, mas podemos ganhar alguns itens diversos, o que pode dificultar na compra de equipamentos. De qualquer forma, as missões sempre nos dão boas recompensas, então o ideal é fazer todas. 

Durante o combate há a possibilidade de fazer combinações de golpes entre os personagens com o decorrer da história, o que causa uma boa quantidade de dano. A movimentação acontece de acordo com o número de casas que os personagens podem se locomover, ou seja: caso seu personagem seja um lutador corporal, ele precisará se mover até chegar ao adversário, o que pode não acontecer no mesmo turno, dependendo da distância. E há também quem usa armas de fogo, aí é só partir pro abraço. Além dos golpes especiais, há uma espécie de magia que pode ser usada, então existe uma grande variedade de coisas para usar.

Definitivamente um port

Não espere gráficos mirabolantes ou melhorias fantásticas, pois a grande ideia aqui é a história. Os personagens e cenários são sim bonitos, mas para por aí. A dublagem em japonês é excelente e conta com vozes que combinam bastante com os personagens, e a falta de legendas em português pode ser um problema – como já citado. 

The Legend of Heroes: Trails to Azure é uma sequência direta de Trails From Zero, e o ideal é começar por ele para entender totalmente a história de Lloyd e seus amigos. Logo, só posso sugerir que busque o primeiro jogo antes de ter o prazer de jogar esse. E só lembrando que todas as suas escolhas podem ser levadas para Azure, o que deixará tudo com a sua cara.

Esse game faz parte de um todo muito maior, sendo efetivamente o quinto título da série, que já conta, pelo menos no ocidente, com nove jogos já lançados. As histórias de cada arco são ligadas entre si, mas montam um cenário muito maior. E pelo menos outros dois títulos serão lançados ainda em 2023. Então, caso tenha tempo – muito tempo -, embarque na jornada que é The Legend of Heroes, já que cada arco é diferente e aprofunda ainda mais a mesma história. 

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

The Legend of Heroes: Trails to Azure

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Bom combate
  • Ótimos personagens
  • Bela ambientação

Contras

  • Falta de legendas
  • O gráfico pode afastar jogadores não acostumados com o estilo usado